Braga oficializa fim da equipa de futebol de praia

- Advertisement -

O Braga comunicou a suspensão da equipa de futebol de praia. O clube, hegemónico na modalidade, apresentou justificações.

O Braga vai deixar de ter a modalidade de futebol de praia. Em comunicado, o emblema arsenalista informou acerca da decisão de suspender a secção e deu as justificações para o fim.

A dificuldade em manter a sustentabilidade financeira, com a pouca receita proveniente dos parceiros e entidades, a sazonalidade e a incapacidade de formação foram as principais razões apontadas pelos arsenalistas em comunicado.

A equipa de futebol de praia era destaque desde a sua criação em 2012, alcançando um patamar hegemónico a nível nacional, com 10 campeonatos em 12 possíveis e 24 títulos em Portugal. O Braga venceu ainda quatro títulos de campeão europeu e dois de campeão do mundo.

A modalidade fica assim com menos um clube de renome. O Benfica e o FC Porto já estão fora do universo do futebol de praia há vários anos e o Sporting saiu de cena em 2022.

Eis o comunicado do Braga na íntegra:

«O Sporting Clube de Braga informa os seus sócios e adeptos que decidiu, após devida ponderação, suspender a secção de Futebol de Praia.

Apesar do grande investimento feito ao longo dos anos, é com mágoa que o Sporting Clube de Braga se vê instado a reconhecer que a modalidade não tem registado, da parte das demais entidades e dos parceiros, a evolução suscetível de garantir a sua competitividade e sustentabilidade, que entendemos estar fortemente comprometida.

Acresce ainda, aliada à forte vertente sazonal, a manifesta incapacidade do ecossistema da modalidade em promover a criação de uma base assente em captação de crianças e jovens e num sistema formativo que alargue uma visão de futuro para o crescimento desportivo e social de todo o edifício do Futebol de Praia.

Perante um cenário que o Clube considera incompatível com a firme e reiterada aposta que vinha sendo feita na secção, é forçoso concluir ser inviável a continuidade do investimento, não obstante a motivação e a energia que o Sporting Clube de Braga mantinha intactas relativamente a esta modalidade e à sua promoção.

Sendo esta uma decisão tomada com enorme desgosto, cumpre prestar o devido reconhecimento e agradecimento a todos os atletas, treinadores e elementos do staff que ao longo destes anos elevaram o Sporting Clube de Braga a potência nº 1 da modalidade a nível mundial, enriquecendo o nosso palmarés e promovendo a nossa identidade e os nossos valores, para além de contribuírem igualmente para as Seleções Nacionais e para o seu sucesso.

De igual modo, é imperativo saudar os sócios e adeptos do Clube, que acolheram a secção com entusiasmo e a ajudaram a alcançar os enormes feitos nacionais, europeus e mundiais que tanto nos honram.

A todos expressamos o desejo de que seja possível, assim os demais stakeholders o queiram e permitam, que o Sporting Clube de Braga volte a acolher e a apoiar o Futebol de Praia».

Braga Futebol Praia
Fonte: SC Braga
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Grátis e não só: onde ver todos os jogos do Mundial 2026 nesta segunda-feira, 22 de junho?

O Mundial 2026 continua com quatro partidas por dia. Sabe onde ver os jogos da noite (e madrugada) desta segunda-feira, 22 de junho.

Cabo Verde volta a ser surpresa e empata contra o Uruguai no Mundial 2026 em jogo louco e com muitos golos

Uruguai e Cabo Verde empataram no Mundial 2026. Jogo contou com muitos golos e teve o primeiro da história dos Tubarões Azuis nos Mundiais.

Fernando Muslera foi passear e Hélio Varela aproveitou para marcar e empatar o Uruguai x Cabo Verde do Mundial 2026

Hélio Varela empatou o duelo e aproveitou fífia uruguaia. Uruguai e Cabo Verde defrontam-se no Mundial 2026.

Maxi Araújo volta a aparecer na área e assiste Agustín Cannobio para a reviravolta do Uruguai contra Cabo Verde no Mundial 2026

Está consumada a reviravolta: Agustín Cannobio fez o 2-1 com assistência de Maxi Araújo. Uruguai e Cabo Verde defrontam-se no Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do jogo 3 da final do campeonato nacional de futsal entre Benfica e Sporting

O Benfica recebeu o Sporting no pavilhão Nº1 da Luz para o jogo 3 da final do campeonato nacional de futsal. Eis os destaques do encontro.

Futsal: Benfica vence jogo 3 nas grandes penalidades em final de encontro eletrizante e está mais perto do Bicampeonato

O Benfica recebeu o Sporting no pavilhão Nº1 da Luz para o jogo 3 da final do campeonato de futsal. As águias venceram por 5-4.

Golaço de livre direto: Kevin Pina marca o 1º golo de Cabo Verde na história dos Mundiais e faz 1-0 contra o Uruguai

O primeiro golo da história dos Mundiais de Cabo Verde é de Kevin Pina. Uruguai e Cabo Verde defrontam-se no Mundial 2026.