Bruno Vicintin, presidente da SAD do Santa Clara, falou de Petit e Gonçalo Paciência. Declarações durante o Portuga Football Summit.
Bruno Vicintin, presidente da SAD do Santa Clara, abordou o momento atual do clube, 4.º classificado na Primeira Liga com 15 pontos, os mesmos que o Sporting e o trabalho de Petit. As declarações foram prestadas à margem do Portugal Football Summit e o dirigente respondeu a duas questões do Bola na Rede.
Bola na Rede: O Petit já chegou à equipa há algum tempo, mas este ano o trabalho saltou para outro nível. Como é que vê a equipa esta temporada?
Bruno Vicintin: O mérito é do mister. É sempre a figura central. Eu nunca consegui vencer em lugar nenhum sem um grande trabalho do mister. O Petit está a fazer um grande trabalho, pelo que ele me passa está muito feliz nos Açores e nós estamos muito felizes com ele. Ele encaixou perfeitamente no projeto. Estamos numa época de lançamento de muitos jovens talentos e ele teve muita coragem de lançar esses jogadores. Tem dado muito resultado, no jogo com o Braga a gente conseguiu buscar um empate, mas era um jogo que se a gente tivesse vencido não seria injustiça nenhuma. E lá está, este tem sido mesmo o trabalho do Santa Clara
Bola na Rede: Foi há uns tempos que o Petit lançou a própria campanha para vermos o Gonçalo Paciência na seleção portuguesa. O próprio treinador Jorge Jesus admitiu que o jogador estava pré-convocado. Como é que vê o momento atual do avançado, que tem estado a marcar muitos golos, e se também ambiciona e partilha essas ambições de o ver chegar à seleção?
Bruno Vicintin: Óbvio que a gente respeita muito o trabalho mister Jorge Jesus e as decisões dele. Agora eu acho que o que o Gonçalo Paciência tem feito serve de exemplo, não só pelo momento da carreira que ele vive. Geralmente, o jogador no momento da carreira do Gonçalo, já com 31 ou 32 anos, ele já tende a pensar em voltar para Portugal para não ter grandes ambições. O Gonçalo resolve ir para os Açores, nunca tinha jogado na ilha, e resolve ter um corte de salário muito alto, porque ele acreditou no projeto. Ele acreditou que conseguiria recuperar o futebol dele e acreditou que conseguiria recuperar o futebol que já o levou para a seleção. A própria contratação do Gonçalo, todo mundo fala “vocês acertaram em cheio”, mas o que me fez contratar o Gonçalo, o que me chamou muito à atenção, foi um jogador consagrado ter essa fome, ter essa fome de ir para a ilha, ter essa fome de ir buscar. E eu acho que a convocatória, caso algum dia o Gonçalo volte à seleção, vai ser um exemplo para todos os jogadores. Eles podem regressar a Portugal, podem regressar para um projeto sério como o projeto Santa Clara e ambicionar coisas grandes. Eu acho que esse é o grande exemplo do Gonçalo Paciência».
O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. O evento decorre na Cidade do Futebol entre os dias 23 e 25 de setembro de 2026.
Lê todos os conteúdos relativos ao Portugal Football Summit.

