Cristiano Ronaldo: «Quando cheguei ao Manchester United era muito driblador. Rápido percebi que isso era bom para o espetáculo, mas que o futebol era muito mais do que isso»

- Advertisement -

A 15.ª edição dos Globe Soccer Awards está a decorrer esta sexta-feira no Dubai. Cristiano Ronaldo participou na primeira conferência.

Cristiano Ronaldo falou na primeira conferência da gala dos Globe Soccer Awards e o internacional português falou sobre o seu trajeto, focando-se no Manchester United:

«Quando tinha 15-16 anos, foi quando eu comecei a pensar que poderia vir a fazer do futebol a minha profissão e que realmente poderia ser futebolista profissional. Mas mais a sério foi quando eu mudei-me para o Manchester United, com 17-18 anos. Quando cheguei ao Manchester United era um jogador muito ágil com pés, muito driblador. E eu rapidamente apercebi-me que isso era bom para o espetáculo, mas que o futebol era muito mais do que isso», começou por dizer.

Cristiano Ronaldo menciona lendas do Manchester United, como referências:

«Quando temos o sonho de conquistar grandes coisas, precisamos de ser mais eficientes e eficazes. Foi então que comecei a olhar para alguns dos grandes exemplos que tinha no clube, como Ryan Giggs, Paul Scholes e comecei a absorver algumas das ideias que eles tinham. Mas claro, nunca serás jogador de futebol se não tiveres o talento. O talento é a principal característica para atingires o sucesso. Mas também existem outras coisas que eu considero ainda mais importantes do que isso, que para mim é, por exemplo, a ética de trabalho. E eu dediquei toda a minha vida a isso.

«Consigo provar isso ano após ano. A minha longevidade fala por si mesma. Continuo a jogar futebol a um nível alto. Contudo, com o passar dos anos, tens de começar a fazer um trabalho mais específico para manter esse nível alto. E é isso que tenho vindo a fazer nestes últimos anos», completou sobre a longevidade.

Cristiano Ronaldo foi questionado sobre os jovens Lamine Yamal e Jude Bellingham:

«Se vão conseguir manter a longevidade? Depende. Eu tenho uma forma muito própria de olhar para esse tipo de temas, para ser honesto.

Ao responder a questão, assegura que nunca será treinador nem presidente de um clube:

«Eu não sou treinador, nunca serei treinador. Presidente de um clube também não, dono de um clube talvez. Se quero ser? Depende. Terei que ver. Dependerá sempre do momento, das oportunidades. Se já tenho algum clube em mente? Alguns, talvez. Mas para responder à tua questão inicial, acho que os clubes têm de proteger cada vez mais os jovens jogadores».

Cristiano Ronaldo falou sobre Ruben Amorim:

«”O Ruben Amorim fez um trabalho extraordinário no Sporting, mas já disse várias vezes que a Premier League é muito difícil. A tempestade vai passar e o sol vai brilhar de novo, acredito nisso. Parece-me que o problema no Manchester United não é o treinador, mas é outro nível que já abordei no passado. A seu tempo… Adoro o clube e quero o melhor para eles».

«A Premier League é, para mim, a Liga mais difícil do mundo, uma vez que todas as equipas são muito fortes. Não há jogos fáceis. Se for dono de Manchester United ajustarei o que for preciso, mas ainda sou muito novo. Posso só dizer que serei dono de um grande clube», completou.

«A Liga Saudita é melhor do que a Ligue 1, claro. Em França só há o PSG. Os outros estão acabados. Tentem fazer um sprint com 38, 39, 40 graus e vejam…», reforça também.

Cristiano Ronaldo falou sobre o mau momento do Manchester City:

«No futebol nunca se sabe o dia de amanhã. As equipas têm bons e maus momentos. Neste momento estão a atravessar um mau período, mas tenho 100% a certeza que voltarão ao que eram, é um pouco como o Real Madrid. Foi como o Courtois disse e disse-o muito bem. No início não se esperava muito do Real Madrid esta época, mas a verdade é que eles não estão assim tão mal. Estão à frente do Barcelona e ainda dizem que é uma má temporada, não sei como se diz este tipo de coisas. Se tivesse que apostar em que poderá vencer a Liga dos Campeões, eu diria Real Madrid, porque nunca se sabe o que poderá acontecer amanhã. E a aura do Santiago Bernabéu é diferente. É um facto. Nunca considerem o Real Madrid morto, tal como o Manchester City».

«Guardiola é um treinador muito inteligente e ele sabe de onde vem o problema. É um pouco o caso do Real Madrid. Também tiveram dificuldades no início, com alguns jogadores que estão agora a começar a ser homenzinhos, como Mbappé, Vinícius, Rodrygo, entre outros…», completou.

Cristiano Ronaldo deixou elogios a Carlo Ancelotti:

«Eu estava a vir para aqui com os meus amigos e no carro os meus amigos perguntaram-me o que era para mim um bom treinador. Eu acho que existem vários fatores que influenciam até se ter esse estatuto. Para mim, o mais importante é a forma como lidas com os teus jogadores. E Carlo Ancelotti, para mim, é um dos treinadores que sabe como tratar os seus jogadores. Para mim, foi e é a chave do sucesso [do Real Madrid]. Não é por coincidência que conquistaram tantos títulos nos últimos anos. Tinha de ter algo de diferente e especial, e Carlo tem-no. Para além de ser um bom homem, é também um excelente treinador e isso é muito importante».

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal confirma a saída definitiva de Jakub Kiwior rumo ao FC Porto

O Arsenal anunciou que o FC Porto acionou a opção de compra de Jakub Kiwior. Defesa-central polaco representou os gunners durante três temporadas.

Benfica: Clément Lenglet já trabalha às ordens de Marco Silva

Clément Lenglet realizou o primeiro treino ao serviço do Benfica, um dia depois de ter sido apresentado no clube encarnado.

Liverpool anuncia a contratação de Jéremy Jacquet: Jovem de 20 anos chega por 70 milhões de euros

Num negócio com pré-acordo desde janeiro, Jérémy Jacquet foi oficializado como reforço do Liverpool, proveniente do Rennes.

Nuno Borges cai frente ao número um mundial em Wimbledon

Nuno Borges foi eliminado na segunda ronda de Wimbledon, ao perder frente a Jannik Sinner em três sets.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa inglesa: Oliver Glasner será o sucessor de Vítor Pereira no Nottingham Forest

Numa altura em que Vítor Pereira pode estar de saída do Nottingham Forest, o The Telegraph avança que o clube inglês já escolheu Oliver Glasner como sucessor.

Marcelo Bielsa deixa comando do Uruguai após desilusão no Mundial 2026: «Os jogadores não se sentiam à vontade comigo»

Marcelo Bielsa deixou o comando técnico da seleção do Uruguai após a eliminação na fase de grupos do Mundial 2026 e fez o balanço do seu trabalho.

Arranque em Alcochete: Rui Borges conta com 29 leões e uma baixa que dá muito que falar

Os trabalhos da pré-temporada 2026/27 em Alcochete foram iniciados esta quarta-feira, no 120.º aniversário do Sporting.