Eis os destaques do FC Porto x Estrela da Amadora

- Advertisement -

O FC Porto recebeu o Estrela da Amadora na 14.ª jornada da Primeira Liga. Confere os destaques da partida disputada no Estádio do Dragão.

Alberto Costa: O defesa português fez, se não a melhor, uma das melhores exibições com a camisola do FC Porto, tanto a nível ofensivo como defensivo. Alberto Costa mostrou-se imperial nos duelos e raramente Ianis Stoica encontrou espaço para desequilibrar pelo lado esquerdo. Ofensivamente, revelou-se mais ativo do que em jogos anteriores e afirmou-se como uma solução viável, seja no ataque ao espaço, nas triangulações com Pepê e Victor Froholdt, seja nas arrancadas com bola. Foi o autor da grande penalidade conquistada ao minuto 16, após falta de Bernardo Schappo.

Samu Aghehowa: O avançado espanhol atravessa o melhor momento da temporada e somou o terceiro jogo consecutivo a marcar pelo FC Porto (três jogos, cinco golos). Não conseguiu explorar a profundidade perante um eixo defensivo muito atento às suas movimentações, mas foi criando superioridade sempre que baixava no terreno para ligar o jogo. Converteu a grande penalidade ao minuto 17, com um remate colocado e sem hipóteses para Renan Ribeiro. Na segunda parte, voltou a marcar, sendo o autor do terceiro golo da equipa.

Alan Varela: Depois de ter descansado frente ao Malmo, por opção de Francesco Farioli, o médio argentino exibiu-se a bom nível, apesar de ter algumas responsabilidades no golo do Estrela da Amadora. Mesmo perante um 4-4-2 defensivo do conjunto da Reboleira, com intenções claras de o condicionar, a pressão de Kikas e Abraham Marcus revelou-se pouco eficaz. Apesar das referências individuais da equipa de João Nuno, Alan Varela conseguiu, por várias vezes, receber a bola com espaço para tabelar, seja com os médios interiores, seja com os defesas centrais. À semelhança do que já tinha acontecido frente ao Tondela, o argentino lateralizou várias vezes para a direita, oferecendo maior variabilidade na construção portista. Foi precisamente de um passe longo seu que nasceu a grande penalidade conquistada por Alberto Costa.

Jakub Kiwior: O defesa polaco voltou a ser uma peça fundamental na primeira fase de construção do FC Porto. Quer através do passe vertical para os médios, quer com bolas mais longas, Kiwior geriu bem os tempos do jogo. Apesar do golo sofrido, que surgiu num dos poucos – ou mesmo no único – momento de verdadeiro perigo do Estrela da Amadora junto da baliza de Diogo Costa, o eixo defensivo portista apresentou-se novamente em bom plano.

Abraham Marcus: Perante um Estrela da Amadora pouco competitivo no plano ofensivo, destacou-se pela eficácia no cabeceamento que bateu Diogo Costa ao minuto 60. Ainda assim, sem bola, faltou maior capacidade de cobertura de espaços, sobretudo para tentar condicionar Alan Varela. Apesar da hibridez do esquema tático de João Nuno no processo ofensivo – alternando entre um 4-3-3 e um 3-4-3 -, o conjunto tricolor revelou sempre muitas dificuldades em igualar os índices de agressividade do FC Porto, mostrando-se pouco assertivo tanto na saída de bola curta como longa.

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e está a frequentar o mestrado em Gestão do Desporto. Trabalha na área do jornalismo desportivo, com particular interesse pela análise de futebol.

Subscreve!

Artigos Populares

CSKA Sofia de Bruno Jordão e FC Sheriff de Miguel Mota garantem passagem à 2.ª eliminatória: Eis os resultados do dia na Europa League

Na segunda mão da 1.ª pré-eliminatória da Europa League, o CSKA Sofia eliminou o Derry City com um triunfo por 2-1 e o FC Sheriff superou o Aluminij por 1-0.

Al Yarmouk de João Mota termina estágio sem derrotas

João Mota fechou o estágio com o Al Yarmouk no Cairo sem derrotas. A equipa orientada pelo português não foi além de um 0-0 com o La Viena.

Sporting: esteve a um passo de sair de Alvalade mas encontra-se bem colocado para manter-se de leão ao peito

Ricardo Mangas esteve perto de sair do Sporting para o Panathinaikos, mas tem deixado uma boa imagem na pré-temporada.

AC Milan: Jorge Mendes propõe português a Ruben Amorim

Jorge Mendes propôs ao AC Milan o nome de Tiago Santos, lateral direito que representa o Lille e que pode trocar de clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica vive ‘saga’ para garantir ponta de lança: os nomes apontados aos encarnados

O Benfica está no mercado em busca de um novo ponta de lança e já alguns nomes foram apontados neste mercado.

Sporting: Rui Borges recebeu 2 ‘reforços’ esta quinta-feira

Maxi Araújo e Rodrigo Zalazar juntaram-se esta quinta-feira aos restante grupo do Sporting que está a estagiar no Algarve.

Novo reforço à vista na Luz: Jhon Durán volta à mira do Benfica após ter sido apontado ao FC Porto

O Benfica pretende fechar a contratação de um avançado durante a próxima semana e Jhon Durán volta a ser uma forte probabilidade.