Eis os destaques do Vitória SC x Sporting

- Advertisement -

O Vitória SC recebeu o Sporting no duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. Confere os destaques do encontro no Estádio D.Afonso Henriques.

Fotis Ioannidis: A formar dupla de ataque com Luis Suárez, o avançado grego cumpriu na perfeição as tarefas pedidas por Rui Borges. Tendo em conta que, já no Panathinaikos, Ioannidis demonstrava grande capacidade para se associar com os colegas, muito devido à sua qualidade técnica, diante do Vitória SC voltou a evidenciar essa valência. Baixou várias vezes no terreno e foi importante para o Sporting criar superioridades na zona central. Se, numa fase inicial, vimos Francisco Trincão a dar mais largura e o avançado a ocupar zonas interiores, a partir do primeiro golo dos leões a relação e os movimentos entre ambos começaram a alternar de forma mais fluída. Foi precisamente dessa dinâmica que surgiu o golo de Fotis Ioannidis, após um cruzamento milimétrico de Ricardo Mangas.

Francisco Trincão: Não se sabe ao certo se fazia parte da estratégia, mas até ao primeiro golo do Sporting o extremo leonino foi visto maioritariamente a dar largura, muito encostado à linha, sem o protagonismo habitual. Tal deveu-se, em grande parte, aos movimentos de Ioannidis a baixar para zonas centrais. Ainda assim, com o golo apontado ao minuto 32’, depois de recuperar a bola no meio-campo, Francisco Trincão começou a alternar posições com o avançado grego, e dessa maior liberdade surgiu a bela jogada que deu origem ao segundo golo dos leões. Com esta alternância, vimos também Fottis Ioannidis a procurar mais vezes o espaço, através de diagonais no corredor direito.

Maxi Araújo: Numa fase em que o Sporting não pode contar com Pedro Gonçalves, Geny Catamo e Geovany Quenda, Maxi Araújo tem correspondido a grande nível numa posição mais adiantada e com liberdade para flutuar por zonas interiores. Ao potenciar as melhores características de Ricardo Mangas nos movimentos de trás para a frente e ao conceder largura ao lateral português, Maxi criou muitas dúvidas nas referências defensivas do Vitória SC, fruto da sua liberdade posicional no corredor central. Se Rui Borges já havia elogiado a agressividade e a capacidade do uruguaio para atacar a última linha adversária, a verdade é que também demonstrou grande capacidade de associação por dentro. Além disso, mostrou um excelente entendimento com Ricardo Mangas, seja na definição de quem baixava para formar a linha de quatro ou, por momentos, uma linha de cinco. Acabou por ser o autor do quarto golo do Sporting no encontro.

Telmo Arcanjo: A atitude competitiva do Vitória SC mudou por completo com o início da segunda parte, muito devido à entrada do extremo cabo-verdiano. Telmo Arcanjo foi o autor do golo da equipa vitoriana ao minuto 50’, contando com a ajuda de Rui Silva. Para além disso, agitou o corredor direito e beneficiou das projeções de Miguel Maga, que teve mais conforto para subir no terreno na segunda metade. No melhor momento do Vitória SC no encontro, Juan Castillo falhou na baliza dos vitorianos e o Sporting acabou por recuperar o controlo da partida, voltando a ganhar conforto com dois golos de vantagem.

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e está a frequentar o mestrado em Gestão do Desporto. Trabalha na área do jornalismo desportivo, com particular interesse pela análise de futebol.

Subscreve!

Artigos Populares

Vinde para a festa | FC Porto x Santa Clara

O FC Porto conquistou o seu 31.º título e o embate da derradeira jornada com o Santa Clara vai servir para consagrar os novos campeões, já com direito à entrega da taça da Primeira Liga e festejos durante o dia na cidade invicta.

Michel Mboula na mira do Famalicão para o mercado de verão

Famalicão é um dos clubes europeus interessados em Michel Mboula. O defesa de 22 anos representa o Metz da França.

Rodrigo Zalazar deixa mensagem de despedida para os adeptos do Braga: «Serei sempre mais um guerreiro»

Rodrigo Zalazar despediu-se dos adeptos do Braga com uma publicação nas redes sociais. Médio uruguaio será reforço do Sporting.

França chega a princípio de acordo com treinador que venceu três Champions League

Zinédine Zidane chegou a um princípio de acordo com a Seleção Francesa para assumir o comando técnico após o Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Avançado colombiano ataca o selecionador Nestor Lorenzo: «Não sabes um c…»

Roger Martínez, avançado do Al Taawoun, ficou fora da lista de 55 pré-convocados da Colômbia e deixou fortes críticas ao selecionador.

Bernardo Silva recorda episódio com José Mourinho após dérbi em Old Trafford: «Não parecia muito feliz»

Bernardo Silva recordou a confusão que se seguiu ao dérbi entre o Manchester City e o Manchester United de José Mourinho em 2017.

Jornal Marca garante: José Mourinho está 99,9% fechado como treinador do Real Madrid

O jornal espanhol Marca avança que o regresso de José Mourinho ao Real Madrid é apenas uma questão de tempo.