Última horaBenfica abre a porta de saída a Anatoliy Trubin e determina sucessor
Publicidade

EM DIRETO: Francesco Farioli e Samu lançam o Real Bétis x FC Porto

Dinis Jacob · 6 min

Foto: Duarte Rêgo / Bola na Rede

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Comentários (0)

Francesco Farioli e Samu marcam presença na conferência de antevisão do duelo da 2.ª jornada da Champions League, entre FC Porto e Real Bétis.

O FC Porto prepara-se para a visita ao Real Bétis na segunda jornada da fase de liga da Champions League. A partir das 18h desta terça-feira, Francesco Farioli e o avançado Samu Aghehowa realizam a antevisão da partida.

O técnico começou por abordar as expectativas e o estado físico de Samu e Zaidu:

«Em relação às expectativas, esperamos uma equipa que, tal como nós, vai jogar olhos nos olhos e com o desejo de vencer. O Betis está numa ótima forma e jogam num nível muito alto na LaLiga, vêm de uma sequência de resultados positivos impressionantes. Têm o mesmo treinador – um treinador lendário, com mais de 1200 jogos como profissional – há muito tempo e conhecem-se todos muito bem. E, claro, têm muita qualidade em todas as posições, grandes individualidades, muita velocidade… É notável a velocidade que têm na frente de ataque, por exemplo. É um jogo que vai exigir muito da nossa parte e as nossas melhores versões. Zaidu e Samu? Viajaram os dois connosco não só para fazer companhia, mas sim para jogarem».

De seguida, Samu afirmou:

«É um jogo especial para mim, mas viemos aqui com um propósito, que é vencer. O mais importante é ajudar a equipa, seja com golos ou com o meu trabalho».

Francesco Farioli refletiu sobre a exigência da partida e comentou o estado do relvado:

«Os jogos que vamos jogar na Liga e na Champions são sempre muito exigentes. Quando jogamos fora de casa temos de gerir as viagens, as condições dos relvados… E, infelizmente, o relvado de amanhã não estará muito bom, tal como aconteceu no jogo com o Marítimo. E claro que estes pequenos pormenores podem ter impacto mental e no corpo dos jogadores. Mas é para isso que trabalhámos tanto na pré-época e é por essa razão que continuamos a trabalhar para puxar pelos jogadores, para que possam ter as melhores condições físicas e mentais, mesmo competindo num espaço de tempo tão curto. Ainda precisamos de fazer algumas avaliações a certos jogadores para que amanhã de manhã possamos decidir o onze. Que possamos trazer uma memória especial num estádio que significa muito para o FC Porto».

Samu abordou o regresso a Sevilla e a estreia na Champions League:

«Voltar a Sevilha é sempre especial. Passei aqui a maior parte da minha vida. Poder estrear-me aqui na Champions é uma daquelas coincidências da vida. Mas que seja um grande dia amanhã, não só para mim mas para a equipa».

Sobre as ausências no eixo defensivo, Francesco Farioli referiu:

«Claro que a ausência do Bednarek é relevante. Tem um grande impacto na equipa, não só a nível de exibições mas também de liderança. Amanhã temos esse problema, mas conseguimos recuperar o Nehuén. Fez uma semana completa connosco e está totalmente apto. Mas claro que há outras possibilidades. Acima de tudo, o sentimento e a confiança neste grupo estão muito bem. Não interessa quem vai estar em campo, mas conseguimos sempre encontrar as melhores soluções e respostas. E acredito que amanhã, quem estiver no onze e quem saltar do banco, vai dar o seu melhor para jogar bem e para trazer um momento feliz aos 3500 adeptos que vão cá estar».

Questionado se o FC Porto pode baixar as linhas se chegar à vantagem frente ao Real Bétis, Francesco Farioli afirmou:

«É uma análise, sim. Do nosso lado, há sempre uma intenção clara. Esta equipa tem o ADN de se adaptar muito bem àquilo que o jogo está a dar. Contra o Marítimo passámos mais de 80 minutos a atacar e, nos últimos 5, precisámos da capacidade de colocar o capacete. Infelizmente não jogamos sozinhos no futebol e, em alguns momentos, temos de saber reagir àquilo que o adversário faz. E amanhã vamos defrontar uma equipa ótima com bola e letal nas transições, que vai exigir muita atenção nossa. Uma equipa que é líder na LaLiga no que diz respeito às bolas paradas ofensivas. Têm tantas ameaças que vão exigir a nossa melhor versão».

Samu refletiu sobre a gestão da vontade de marcar no regresso à competição, depois da lesão grave no joelho:

«O mais importante para mim é que me sinto bem nos treinos e nos jogos. No final das contas, é este caminho que me vai levar àquilo que mais gosto, que é marcar golos. Acredito que não demore muito a voltar a marcar».

Francesco Farioli falou sobre a forma como as memórias do sucesso europeu do FC Porto pode inspirar o plantel azul e branco:

«Claro que falámos sobre certas memórias. Não recentemente, mas vamos ter o jantar de hoje e o almoço de amanhã para que essa faísca apareça. Acredito que amanhã, com a atmosfera que vamos encontrar aqui, com o apoio dos nossos adeptos, vamos estar ao nosso melhor nível e vamos conseguir ligar memórias do passado ao presente».

O técnico voltou a criticar o relvado e abordou a possibilidade de Oskar Pietuszewski integrar o onze inicial dos dragões:

«Quanto ao relvado, fui surpreendido. Estamos à espera de, na Liga dos Campeões, encontrar uma qualidade diferente. Mas de todos os jogos que vimos do Betis, eles são capazes de fazer com o que o relvado pareça bom para se jogar um bom jogo de futebol. Precisamos de ser inteligentes e de ter muita intensidade. Em relação ao Oskar [Pietuszewski], foi bom tê-lo de volta frente ao Marítimo, mesmo que por pouco tempo. Teve um papel importante com o golo e com três ou quatro ações em que os seus atributos se destacaram. Mas estamos a falar de um esforço coletivo, sempre. Temos jogadores que estão a regressar de lesão e o Oskar é um exemplo, bem como o Samu. Suou todo o verão para poder estar pronto o mais rápido possível e, graças ao seu trabalho e ao de toda a equipa técnica, pode estar aqui hoje».

Samu recordou o difícil processo de recuperação de lesão:

«Durante este período, trabalhei mais do que nunca. Sacrifiquei tudo para poder estar aqui e sinto-me melhor do que antes. Não tenho medos. A lesão é passado e estou preparado para o que aí vem. Sinto-me muito bem e muito feliz por voltar a jogar».

O avançado espanhol revelou que pediu alguns bilhetes para amigos e família:

«Acho que mandei logo mensagem aos meus amigos, muitos são adeptos do Betis. À minha família também, que finalmente me vai poder ver a estrear nesta competição. Pedi alguns bilhetes, claro (risos). Mas há espaço para todos».

Questionado sobre o perigo que Isco representa, Francesco Farioli destacou a qualidade coletiva do Real Bétis:

«Falou de um jogador, mas não olhamos só para o Isco. Claro que é um jogador capaz de trazer criatividade ao jogo, uma contribuição muito forte com bola em vários momentos e uma enorme capacidade para gerar vantagens [numéricas]. Mas o Betis tem três ou quatro extremos de elite, muito fortes no um para um e com grande capacidade de finalização. Dois avançados com muita mobilidade e capacidade de ligação. É uma equipa. Não podem ser um dos melhores ataques da LaLiga se não tiverem qualidade. É uma mistura entre qualidade individual e um coletivo muito forte. E graças ao mister Pellegrini, que trouxe novamente o clube à Liga dos Campeões».

Samu deixou elogios a Isco:

«Estive com ele uma vez na seleção e é um jogador com muita qualidade, mas também temos uma grande equipa. Temos de estar focados em nós e fazer um bom jogo».

O avançado destacou a evolução do Real Bétis nos últimos anos:

«É um clube que está a crescer muito nos últimos anos e está muito bem na LaLiga. Não vai ser um jogo fácil porque têm jogadores muito bons. O mais importante é fazermos o que sabemos».

Samu refletiu também sobre o facto de Espanha ter vencido o Mundial 2026 enquanto recuperava de lesão:

«Foram meses muito difíceis. Passa muita coisa pela cabeça. Mas falar disto ia fazer com que recordasse coisas más. Quando o teu país é campeão do mundo é incrível, mas foi uma pena não poder estar lá. Agora é olhar para o futuro, ajudar o clube e, quem sabe, a seleção também».

Dinis Jacob

Redação Bola na Rede · ver artigos

Comentários 0

Comentários moderados.

Ainda não há comentários. Sê o primeiro a dizer o que pensas.

    Respeita os outros leitores: insultos, spam e discurso de ódio são removidos. Política de privacidade.