O FC Porto eliminou este sábado o Óquei de Barcelos e qualificou-se para a final da Champions League de Hóquei em Patins.
FC Porto e Óquei de Barcelos defrontaram-se na primeira meia-final da Liga dos Campeões, em jogo disputado no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra. Os dragões seguem para a final da competição, após levarem de vencida a equipa de Barcelos após desempate por grandes penalidades (3-3 após prolongamento). Ao intervalo, as equipas estavam empatadas a uma bola.
Na etapa inicial, a equipa minhota inaugurou o marcador logo no início do jogo. Excelente contra-ataque conduzido por Miguel Rocha (que havia marcado cinco golos no jogo dos quartos-de-final contra os italianos do Trissino), a assistir Vieirinha (4’) para uma finalização fácil.
A equipa minhota também dispôs de várias oportunidades para dilatar o marcador, mas não foi bafejada pela sorte com dois remates a embater na barra e no poste, sendo que um deles antecedeu o golo do empate da equipa portista, um pouco contra a corrente de jogo. O avançado argentino Ezequiel Mena a empatar partida com um remate colocado (22’), após assistência de Hélder Nunes.
Na segunda parte, a turma barcelense voltou a adiantar-se no marcador. Grande penalidade cometida por Carlo di Benedetto. Chamado à conversão, Miguel Rocha (34’) a finalizar com muita frieza. Após esse lance, os portistas aumentaram a sua intensidade de jogo mas sem criar grandes oportunidades de golo, e o OC Barcelos continuou a conseguir sair algumas vezes em transição rápida, não ampliando a vantagem muito em parte por responsabilidade de um Xavi Malián em grande nível na etapa suplementar.
Já dentro dos três minutos finais e quando a massa adepta vinda de Barcelos já festejava a passagem a mais uma final da Liga dos Campeões, Gonçalo Alves (48’) conseguiu igualar o marcador na sequência de um fantástico trabalho individual, e o jogo seguiu assim para prolongamento.
Prolongamento louco com uma sucessão incrível de oportunidades de golo em ambas as balizas, tendo sido o OC Barcelos a voltar para a frente do resultado. Golo de Miguel Rocha a menos de um minuto do fim da primeira parte do prolongamento. Desvio muito oportuno do avançado português, a responder da melhor forma a uma assistência de Ivan Morales.
Na segunda parte do prolongamento, mais um momento de génio de Gonçalo Alves (56’) a devolver a igualdade ao marcador. O encontro seguiu para desempate por grandes penalidades.
Nas grandes penalidades, os dragões beneficiaram da eficácia de Edu Lamas, Gonçalo Alves (o herói da partida), e Carlo di Benedetto, sendo que a turma barcelense viu Miguel Rocha, Luís Querido e Carlos Ramos falharem as suas cobranças. Com este resultado, o FC Porto carimba a passagem à final desta edição da prova, ficando à espera do resultado do encontro entre Benfica e Barcelona para conhecer o seu adversário.

