FIFA introduz nova regra «anti-Arsenal» e expande intervenção do VAR no Mundial

- Advertisement -

A FIFA e a IFAB vão introduzir uma nova aplicação do VAR já no Mundial 2026 para combater bloqueios ilegais em lances de bola parada.

A FIFA e a IFAB aprovaram uma nova aplicação do VAR que será introduzida já no Mundial 2026 e posteriormente alargada a todas as competições a partir de 1 de julho, com o objetivo de reforçar o controlo sobre bloqueios em lances de bola parada. A medida surge como resposta ao aumento de situações em que jogadores utilizam movimentos de obstrução em livres e cantos para libertar colegas de equipa. O Arsenal, de Mikel Arteta, popularizou este tipo de movimentações ao longo da época.

A nova regra proíbe expressamente os bloqueios típicos do basquetebol em cobranças de livre e de canto e impede qualquer ação que limite a capacidade de um adversário disputar a jogada. O VAR passa a poder intervir mesmo em situações anteriores ao remate, incluindo lances em que a bola ainda não está em jogo, e pode anular golos caso seja detetada uma infração que tenha condicionado a defesa da jogada.

Com esta atualização, a FIFA passa a ter uma sétima área de intervenção do VAR, juntando-se às revisões de penáltis, cartões vermelhos, golos, identificação de jogadores, e futuramente segundos cartões amarelos e decisões relacionadas com cantos. A entidade reguladora pretende travar estratégias consideradas excessivamente agressivas nas bolas paradas e evitar que lances como livres e cantos se transformem em situações caóticas e de difícil controlo para a arbitragem.

Subscreve!

Artigos Populares

Domen Gril despede-se do Académico de Viseu após cinco temporadas: «Viseu tornou-se numa verdadeira casa, onde cresci como jogador e como pessoa»

Domen Gril despediu-se do Académico Viseu ao fim de cinco temporadas e está prestes a reforçar o Piast Gliwice, da Polónia.

AO VIVO E EM DIRETO: Assiste ao Portugal x Uzbequistão do Mundial 2026

Portugal e Uzbequistão têm encontro marcado na fase de grupos do Mundial 2026. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.

Atlético Madrid responde às declarações de Julián Álvarez: «Não há qualquer quantia pela qual o Barcelona o possa comprar»

O Atlético Madrid declarou que o Barcelona terá de pagar a cláusula de rescisão de 500 milhões de euros para adquirir Julián Álvarez.

Mundial 2026: Eis os onzes iniciais do Portugal x Uzbequistão

Portugal defronta o Uzbequistão na segunda jornada do Grupo K do Mundial 2026. Já são conhecidos os onzes iniciais das duas seleções.

PUB

Mais Artigos Populares

Tomas Tuchel rendido a médio inglês: «Um dos melhores do mundo»

Na antevisão ao Inglaterra x Gana, Thomas Tuchel elegeu Declan Rice como um dos melhores médios do futebol mundial.

Imprensa espanhol avança que Franco Mastantuono é cobiçado em Portugal

Enquanto o Mundo Deportivo adianta que Sporting e Benfica estão interessados em Franco Mastantuono, o Diário Sport sugere que o argentino é cobiçado pelo FC Porto.

Anatoliy Trubin resume a temporada do Benfica: «Tivemos zero derrotas, mas não perder não é o mesmo que vencer»

Em entrevista à DAZN, Anatoliy Trubin analisou a temporada do Benfica, definiu objetivos para a próxima e relembrou a experiência com José Mourinho.