Francesco Farioli e o FC Porto x Famalicão: «Vai ser um jogo aberto entre duas equipas que querem seguir em frente»

- Advertisement -

Francesco Farioli projeta o FC Porto x Famalicão. Dragões recebem esta quinta-feira a equipa famalicense na Taça de Portugal.

Francesco Farioli já fez a antevisão ao FC Porto x Famalicão para os oitavos de final da Taça de Portugal. O jogo está marcado para esta quinta-feira às 20h45 no Estádio do Dragão. Em conferência de imprensa, o técnico dos azuis e brancos começou por dizer o seguinte:

«Mencionou o primeiro jogo na Liga [vitória do FC Porto por 1-0 em novembro], mas também jogámos contra eles no verão. Foi um dos jogos amigáveis. Conhecemo-los bem e eles conhecem-nos bem, vamos ter de ter isso em conta. Tem um diferente sabor. Espero uma equipa mais agressiva do que foram em Famalicão. Espero que façam o que fazem normalmente, vai ser um jogo aberto entre duas equipas que querem seguir em frente».

Francesco Farioli foi questionado sobre a possibilidade de Rodrigo Mora e Gabri Veiga jogarem juntos no meio-campo do FC Porto:

«É uma possibilidade, não vou dizer a percentagem. Todas as opções são possíveis. O Mora joga como 8, 10 extremo, já jogou como falso 9. É uma possibilidade de início ou para durante o jogo. Vamos estar abertos a todos os cenários».

Francesco Farioli falou sobre o Famalicão, com elogios:

«Imagino que para eles, como para nós, é um objetivo chegar ao fim e ganhar a competição. Aprecio a forma como estão taticamente organizados, têm muito claro o que querem fazer com e sem bola. Vai depender muito da abordagem, se vão pressionar mais alto ou se vão fazer outro tipo de jogo. De acordo com o seu plano, é encontrarmos a melhor solução e estarmos conectados».

Francesco Farioli falou sobre a possibilidade de fazer gestão na equipa, dado o calendário:

«Não vou falar de casos individuais [quando questionado sobre se Cláudio Ramos vai ser titular]. Vou focar-me na primeira parte da sua questão [gestão de uma longa temporada]. Para nós, num clube que compete para títulos, como pode imaginar temos de ganhar jogos. Temos de gerir porque a época é longa, mas não podemos gerir muito porque temos de ter um onze competitivo. O plantel está equilibrado, exceção para as posições onde há lesões. Os problemas podem acontecer, mas no geral a capacidade para jogar está alta. O facto de o FC Porto ter jogado o Mundial é um fator. É bom gerir o clube desta forma, muitas ou poucas mudanças. No fim o que conta é como jogador está durante a semana, a confiança que me dá. Se queres continuar e a melhorar é um dos principais fatores».

Francesco Farioli admite estar a ponderar a dupla Prpic-Kiwior – que nunca utilizou -, apesar de não ser grande «fã de jogar com dois centrais de pé esquerdo»:

«Não sou fã de jogar com dois centrais de pé esquerdo. Talvez seja uma questão mental de imagem, na realidade é uma possibilidade que estamos a considerar. No próximo jogo, temos Bednarek suspenso, por isso é o momento para todos estarem preparados. O Pablo também pode jogar lá. São várias as possibilidades. Prpic está a jogar menos mas é um jogador que sempre que esteve em campo teve um grande desempenho, é adorado pelos adeptos pelo seu carácter, é um soldado. Tenho a certeza de que terá as suas oportunidades e defender a equipa como precisamos».

Francesco Farioli fala sobre João Teixeira, que tem sido chamado aos treinos do FC Porto, e Ángel Alarcón:

«Estou aberto a ver o que está a acontecer na equipa B e nos sub-19. Fazia isso no passado. Estamos muito conectados, seguimo-los de perto. Há partilha de informação. João? Estou impressionado, tem um perfil muito interessante, é um médio com boas qualidades técnicas, mas também é muito explosivo. Tem muitas coisas. Para todos os jogadores que estão a sonhar com a primeira equipa há algo claro: têm de trabalhar e ajudar-nos. Têm de ser o exemplo. Deixe-me mencionar a evolução de Alarcón. Mandei-o para a segunda equipa, numa semana não imaginam como deu o clique a nível mental. Hoje, é um jogador que nos pode ajudar».

Francesco Farioli foca-se no Famalicão, ao ser questionado pela possibilidade de um Clássico com o Benfica, duelo que pode acontecer nos quartos de final da Taça de Portugal (caso as duas equipas ganhem os seus desafios):

«A motivação é seguir em frente, se quisermos chegar ao fim e celebrar temos de ganhar jogos. Vamos defrontar as melhores equipas na competição, o jogo de amanhã é agora o mais competitivo. Vamos colocar o foco no jogo de amanhã».

Francesco Farioli foi questionado sobre o mercado, tendo em conta as lesões e o calendário, e se é obrigatório comprar:

«Estamos a trabalhar de perto para perceber, de acordo com as possibilidades, o que podemos fazer. Queremos tornar a equipa mais equilibrada. Estamos onde estamos com estes jogadores. É algo que não devemos esquecer. Também é uma mensagem para os jogadores que vierem: quem vier tem de vir com a mentalidade certa, o desejo de ajudar, meter o interesse do clube acima».

Francesco Farioli fala sobre a tomada de decisão nas substituições:

«Uma das minhas responsabilidades é ter uma visão que vá mais longe do que hoje. Gosto de ter jogadores frescos e com a fome certa para competir. Depois, temos de ter um grupo que percebe o que estamos a fazer, que percebe as decisões e que me deixe confortável. Há suspense. Quando mudamos uma peça do puzzle, tudo vai mudar. É bom ter mais do que um plano. O foco é para amanhã, colocar todo o esforço para o que temos. Para ganhar jogos a este nível temos de ter atenção aos detalhes», completa Francesco Farioli.

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Gabri Veiga reage ao FC Porto x Manchester City: «Fomos melhores depois do golo, que é algo que fala muito bem do espírito da...

Gabri Veiga fez a análise ao desfecho da partida entre FC Porto e Manchester City, referente à 1.ª jornada da Champions League.

Erling Haaland atinge números monstruosos na Champions League depois do bis contra o FC Porto

Erling Haaland bisou contra o FC Porto. Com os dois golos no mesmo jogo, o avançado atingiu o mesmo número de golos e de jogos na Champions League.

Treinador do Galatasaray recorda história e pede aplausos em Alvalade: «Também dei uma ajuda ao Sporting para ser campeão»

Okan Buruk fez a antevisão do Sporting x Galatasaray da Champions League. Técnico recordou história curiosa de 2020.

Eis os 5 destaques do FC Porto x Manchester City

O Manchester City venceu o FC Porto por 2-0, na 1.ª jornada da Champions League. Eis os destaques do encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid de José Mourinho vence Inter Milão e entra com o pé direito na Champions League: eis todos os resultados

O Real Madrid venceu em casa o Inter Milão por 2-1 na primeira jornada da Champions League. Fica com os resultados do dia.

Okan Buruk responde ao Bola na Rede: «Jogar no FC Porto foi uma experiência muito boa para o Deniz Gul. Foi campeão e isso...

Okan Buruk fez a antevisão do Sporting x Galatasaray. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Bournemouth de António Silva goleia com hat-trick de Ryan Christie e avança na Taça da Liga Inglesa: eis os resultados

Realizou-se esta terça-feira mais jogos da Taça da Liga Inglesa. Vê os resultados, quem avançou e quem foi eliminado.