Héctor Bellerín apela à saúde mental e critica: «Quando o Borja Iglesias pinta as unhas ou quando vou a um desfile de moda dizem que afeta o nosso futebol»

- Advertisement -

Héctor Bellerín, antigo jogador do Sporting, concedeu uma entrevista onde se debruçou sobre vários temas. O lateral direito falou de saúde mental, sustentabilidade e financiamento do futebol.

Héctor Bellerín concedeu uma entrevista à ESPN e à BBC onde se debruçou sobre muitos tópicos paralelos ao mundo do futebol. O futebolista que é conhecido pela consciência social e pela forma como se posiciona falou da importância da luta pela saúde mental, das críticas aos estilos de vida dos jogadores, da masculinidade no mundo do futebol, da sustentabilidade ambiental e da vertente financeira do desporto.

«Para mim, já passámos o tempo da sensibilização. É altura de fazer alguma coisa. Aqui em Espanha tivemos um antigo colega de equipa meu, Victor Camarasa, que precisou de se afastar do futebol por motivos de saúde mental: abriu um precedente. Aconteceu com Ricky Rubio no basquetebol. Aconteceu no ginásio. Aconteceu em todo o mundo. A vida que levamos, as pessoas desculpam-na com a quantidade de dinheiro que recebemos, mas viajamos muito, jogamos muitos jogos, somos agredidos em todos os jogos. Chego a casa com pancadas nas pernas, tive de ser operado, sofri concussões, tudo. As pessoas dizem “sim, mas tu ganhas muito dinheiro”. Sim, mas isso não quer dizer que não seja difícil», afirmou Héctor Bellerín.

«É muito engraçado porque só dizem aos futebolistas para se cingirem ao futebol quando falam ou fazem algo que não é demasiado masculino. Quando jogamos PlayStation, conduzimos carros rápidos ou nos embebedamos, ninguém te diz nada. Mas quando o Borja Iglesias pinta as unhas ou quando vou a um desfile de moda, nessa altura o que fazemos afeta o nosso futebol», destacou Héctor Bellerín.

«Para mim a sustentabilidade sempre foi algo muito importante. É algo que tive em conta em cada uma das decisões da minha vida. Fazer parte de um clube consciente de si mesmo, que tenta pôr em prática sistemas para os adeptos, os trabalhadores e também para os jogadores, de forma a terem um estilo de vida mais ecológico, é importante. Como consumidores, sentimo-nos muito culpados, mas também são o Estado e as grandes empresas quem devem assumir a responsabilidade porque são os que mais contaminam. Cada vez que votamos temos uma grande oportunidade de assegurarmo-nos de que criamos um futuro mais sustentável. Em quase todos os países da Europa, poderíamos viajar de comboio. Com o Arsène Wenger no Arsenal, íamos sempre de comboio para Manchester ou Liverpool, é uma opção mais simples e limpa», frisou Héctor Bellerín, dando um exemplo de como é possível ser mais sustentável no meio futebolístico.

«O futebol foca-se cada vez mais nas margens, em se pode gerar mais dinheiro, e menos nas pessoas que o apoiam. É algo que a cada dia se torna mais elitista, estamos a perder um pouco a essência do que é realmente o futebol e de quem o faz. Ter o Mundial em três países diferentes torna mais difícil para os adeptos seguirem a sua nação. Estamos a perder um pouco da essência do que é verdadeiramente o futebol e de quem são as pessoas que realmente fazem o futebol, que são as pessoas que nos seguem e nos vêem todos os fins-de-semana», criticou Héctor Bellerín.

Héctor Bellerín está emprestado pelo Barcelona ao Real Bétis. Esta época o lateral direito, que representou o Sporting em 2023, realizou 23 partidas pelo emblema espanhol.

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações!

A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto x Sporting alvo de atenção: olheiros de equipas de topo estiveram no Dragão

Vários olheiros de emblemas europeus marcaram presença na partida entre o FC Porto e o Sporting, para acompanharem certos jogadores.

Sporting: jogador tem que ser reavaliado depois do embate frente ao FC Porto

Geny Catamo terá que ser reavaliado na Academia de Alcochete, depois de ter saído com queixas da partida frente ao FC Porto.

Francisco Moura atacado após FC Porto x Sporting: «Isto não é o Famalicão»

Francisco Moura foi atacado nas redes sociais depois da partida entre o FC Porto e o Sporting, na qual o defesa cometeu uma grande penalidade.

Diogo Costa atingiu marca durante o FC Porto x Sporting

Diogo Costa defendeu pela primeira vez em Clássicos uma grande penalidade. O guarda-redes travou inicialmente o remate de Luis Suárez.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli faz revelação sobre Thiago Silva: «Fez um discurso no balneário que nos deixou quase de lágrimas nos olhos»

Francesco Farioli revelou durante a conferência de imprensa do FC Porto x Sporting que Thiago Silva discursou antes da partida.

Francesco Farioli reage à estreia de Seko Fofana e elogia médio: «Será um jogador-chave para nós»

Francesco Farioli falou sobre a estreia de Seko Fofana pelo FC Porto. Médio marcou o primeiro golo do Clássico.

Francesco Farioli e as lesões no FC Porto: «Não fiquei com a melhor sensação a ver as imagens na televisão, mas espero que não...

Francesco Farioli falou as saídas de Samu Aghehowa, Kiwior e Martim Fernandes por lesão durante o FC Porto x Sporting.