IFAB reuniu e há mudanças no futebol: substituições em concussão, marcação de grandes penalidades, tempo do guarda-redes com bola na mão, VAR…

- Advertisement -

Foram várias as conclusões do IFAB após a reunião anual. Conhece as pequenas mudanças que vão passar a afetar o futebol.

Foi na Escócia que o IFAB – International Board – se reuniu, como é habito em todos os anos. O organismo tutela as leias de futebol e determinou várias novidades no desporto rei.

Entre várias mudanças, uma coisa não mudou. À semelhança da posição da FIFA, o IFAB também não deliberou qualquer tipo de avanço em relação à implementação do cartão azul.

Eis as principais novidades depois da reunião anual da IFAB:

  • Em caso de concussão, a substituição extra passa a ser permanente (estando a regra dependente de cada competição).
  • Mãos na área não deliberadas e que resultem em grande penalidade devem ser tratadas da mesma maneira que outras faltas, não estando prevista a expulsão de um jogador.
  • A invasão da área na grande penalidade só deve ser penalizada se interferir na jogada.
  • Em divisões inferiores será testada a aplicação de períodos de calma em caso de confusão. Em caso de situações de confusão entre jogadores, o ábitro deverá encaminhar os envolvidos à respetiva área e só depois será retomado o jogo.
  • O tempo do guarda-redes com bola na mão foi aumentado de seis para oito segundos.
  • As caneleiras continuam a ser obrigatórias e são da responsabilidade do jogador.
  • As explicações das decisões do VAR no estádio serão alargadas a outras competições (algo que já é feito em Portugal).
Bola Futebol
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações!

A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Micael Sequeira projeta duelo entre Brondby e Sporting na Taça Europa: «Não podemos ter medo de jogar»

Micael Sequeira fez a antevisão ao duelo com o Brondby, num jogo a contar para a primeira mão da segunda eliminatória da Liga Europa Feminina

CTA admite erro grave no dérbi entre Atlético Madrid e Real Madrid: Kang-In Lee devia ter visto vermelho

O Comité Técnico de Árbitros analisou o dérbi de Madrid e reconheceu um erro grave, considerando que Kang-In Lee deveria ter sido expulso.

Carlos Espí agradece a José Mourinho: «Faz-me sentir mais cómodo, mais seguro, com mais confiança»

Carlos Espí abordou a mudança para o Real Madrid, o grande arranque de temporada e a relação com José Mourinho.

Rodrigo Mora abre o livro sobre a saída do FC Porto: «Precisava de um novo desafio na minha vida»

Em entrevista ao Canal 11, Rodrigo Mora refletiu sobre a despedida difícil do FC Porto e a mudança para a AS Roma.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica revela novos detalhes da lesão de Enzo Barrenechea

O Benfica anunciou que Enzo Barrenechea foi submetido a uma artroscopia do joelho esquerdo para tratamento de rotura do menisco medial.

Diogo Travassos ambicioso antes do jogo de Portugal frente à Bulgária em Sub-21: «Queremos ganhar os jogos com qualidade e personalidade»

Diogo Travassos destacou o percurso de Portugal na qualificação e garantiu que a equipa quer manter o nível apresentado até agora.

Frederico Varandas comenta o Relatório e Contas do Sporting: «Mantivemo-nos fiéis ao ADN que nos distingue»

Frederico Varandas descreveu a temporada 2025/26 do Sporting como «um período de crescimento e afirmação».