Jan Vertonghen aborda Benfica e admite problemas de saúde mental: «Nem podia ir a um restaurante»

Jan Vertonghen abriu o jogo e falou sobre os problemas com que se debateu na carreira. O defesa internacional belga admitiu que sentiu vários contratempos ao nível da sua saúde mental.

Jan Vertonghen joga no Anderlecht há duas temporadas, depois de ter deixado o SL Benfica e admitiu que os últimos anos da carreira não foram positivos. Em entrevista ao podcast MIDMID, o defesa belga de 36 anos admitiu que teve problemas de saúde mental:

«Fui a quase todos os especialistas, mas não encontrei qualquer explicação. Não podia ir a um restaurante. Tentei uma vez e tive de sair passados 10 minutos. Não tolerava multidões, adormecia em todo o lado. Normalmente, nunca durmo na estrada, mas durante esse período isso aconteceu em todo o lado. Senti que havia mais qualquer coisa e continuei a falar sobre o assunto. Agora estou convencido de que se tratava de um problema mental-psicológico. Quando vejo fotografias dessa altura, apercebo-me imediatamente de que algo estava errado. Que os meus olhos eram diferentes. Também me sentia muitas vezes ‘em baixo’».

O internacional belga garantiu que teve receio de expor o problema devido à sua carreira:

«Os exames médicos mostraram que não havia qualquer problema físico, estava tudo bem. Mas os exercícios de preparação não resultaram. Não tinha nenhuma lesão palpável, a mentalidade era de ‘homem para cima’. O meu contrato com o Tottenham estava a terminar, se eu dissesse que tinha problemas mentais, não sabia o que isso significaria para os outros clubes».

Jan Vertonghen fala também dos seus tempos na Premier League para explicar o problema que viveu:

«Fiz jogos muito maus. Norwich e Chelsea fora, são jogos de que me lembro muito bem. Eu estava a cabecear ao lado de bolas e assim por diante. Vi o Mourinho – na altura treinador do Tottenham – a olhar para o intervalo com um ar de ‘vais sair’, e também fiquei contente por ser substituído. Foi tudo muito estranho. Na altura, não me apercebi de que poderia ter um problema mental».

Jan Vertonghen confirmou ainda que teve também problemas ao serviço do SL Benfica:

«Terá sido a pressão? E ainda tenho medo que possa voltar. Com certos contratempos na minha vida, posso ficar muito “em baixo” muito rapidamente. Foi o que aconteceu nesse período e continuou a acontecer ao longo da minha passagem pelo Benfica».

O defesa neerlandês falou ainda dos problemas físicos que sentiu, inclusivamente no SL Benfica:

«Pensei em terminar a carreira no verão, porque não conseguia andar sem dores. Pensei “mais um ano e acabo”, porque quero poder jogar com o meu filho depois de acabar a carreira. Tenho adiado a decisão, mas entendo que o Anderlecht vai querer uma resposta. Se me sentir bem, como agora, gostaria de fazer mais um ano, mas isto muda de semana para semana».

Jan Vertonghen jogou no SL Benfica entre 2020 e 2022. Além das águias, representou o Ajax, RKC Waalwijk, Tottenham e agora o Anderlecht.

Sabe mais sobre o nosso projeto!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações! A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira goleia Universitario de Deportes e tem pé e meio nos quartos de final da Taça Libertadores

O Palmeiras venceu o Universitario de Deportes por 4-0 na primeira mão dos oitavos de final da Taça Libertadores. Abel Ferreira soma nova vitória depois de uns dias conturbados.

Estoril Praia pede 4 milhões de euros por defesa pretendido na Serie A

O Estoril Praia não quer perder Kévin Boma neste mercado. O Lecce está interessado no central, peça chave para Ian Cathro. Kévin Boma foi fulcral na última temporada e esta época mantém o protagonismo.

Leandro Barreiro chegou aos 50 jogos pelo Benfica: «O mister está a gostar»

Leandro Barreiro fez o 50.º jogo pelo Benfica diante do Nice. Em declarações aos meios de comunicação encarnados, o médio mostrou-se feliz.

Tiago Tomás próximo de mudar de clube na Bundesliga por 10 milhões de euros

O Estugarda está em negociações avançadas para contratar Tiago Tomás. Avançado internacional sub-21 português representa o Wolfsburgo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ivan Cavaleiro próximo de regressar a Portugal para jogar Primeira Liga

Ivan Cavaleiro está muito perto do Tondela. Avançado próximo de regressar a Portugal, de onde saiu em 2014 e não mais voltou. O negócio não está fechado, mas está num estágio avançado e as próximas horas serão decisivas para o resolver da questão.

AS Roma continua a olhar para Florentino Luís: Médio do Benfica é alvo antigo

A AS Roma está interessada em Florentino Luís. Ricky Massara, diretor desportivo, já quis o médio do Benfica em 2023.

FC Porto tenta desviar médio do Nice a caminho da Arábia Saudita

O FC Porto quer contratar Pablo Rosario neste mercado de verão. Dragões tentam assim desviar médio ao Al Shabab.