Liga Portugal esclarece adiamento dos jogos do Rio Ave e do FC Porto: «Na falta de entendimento, a Liga Portugal viu-se obrigada a intervir»

- Advertisement -

A Liga Portugal reagiu esta quinta-feira às críticas do FC Porto e do Rio Ave sobre as alterações das datas dos jogos Arouca-FC Porto e Famalicão-Rio Ave, justificando as decisões com base no regulamento de competições e na segurança.

A Liga Portugal explicou, em comunicado, que a alteração do Arouca-FC Porto se deveu à ausência de condições mínimas de segurança, notificada pelas autoridades locais, e que apenas tomou a decisão depois de tentativas de entendimento entre os clubes. Quanto ao Famalicão-Rio Ave, a mudança seguiu parecer negativo do detentor dos direitos televisivos, impossibilitando a transmissão do jogo na data original.

O FC Porto contestou o adiamento do jogo em Arouca, inicialmente marcado para domingo e transferido para segunda-feira, alegando impactos na preparação da equipa. Já o Rio Ave mostrou desagrado com a mudança da sua partida frente ao Famalicão, agendada originalmente para a mesma segunda-feira, 29 de setembro, após o adiamento do encontro do FC Porto, e criticou a forma como a decisão afetou a sua logística.

O organismo reforçou que todas as alterações obedeceram ao Regulamento de Competições e aos procedimentos de auscultação das sociedades desportivas e entidades públicas envolvidas, incluindo reuniões com a Câmara Municipal de Arouca, GNR e bombeiros locais.

Eis o comunicado da Liga Portugal na íntegra:

«Na sequência da alteração de datas dos jogos FC Arouca-FC Porto e FC Famalicão-Rio Ave FC, respetivamente para 29 e 28 de setembro, a Liga Portugal entende esclarecer:

A decisão de adiamento do primeiro daqueles jogos encontra-se suportada pelo Regulamento de Competições, na medida em que a “ausência de condições mínimas de segurança” notificada à Liga Portugal constitui motivo de força maior, e obedeceu aos procedimentos prévios de auscultação das Sociedades Desportivas e entidades públicas envolvidas. 

Tal decisão apenas foi tomada após uma reunião presencial, no passado dia 8 de setembro, nos Paços do Concelho de Arouca, com a Senhora Presidente da Câmara Municipal de Arouca/Autoridade Municipal de Proteção Civil, representantes das duas Sociedades Desportivas, Comandante da GNR territorialmente competente e bombeiros locais, a que se seguiu um período de procura de entendimento entre as duas sociedades desportivas. Na falta desse entendimento, a Liga Portugal viu-se obrigada a intervir.

Adicionalmente, a decisão acima referida teve reflexo na realização do jogo FC Famalicão-Rio Ave FC, previamente marcado para 29 de setembro. Neste caso, após parecer negativo do detentor dos direitos televisivos para a transmissão deste encontro nessa segunda-feira, a auscultação da Comissão Permanente de Calendários e das Sociedades Desportivas, a Liga Portugal recorreu ao mesmo Regulamento para reagendar a partida».

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

Saída de Duarte Gomes do cargo de diretor técnico da arbitragem leva FPF a remeter caso ao Ministério Público

A FPF remeteu ao Ministério Público os fundamentos apresentados por Duarte Gomes para a demissão do cargo de diretor técnico de arbitragem.

Atenção: Já é conhecido o novo símbolo do Sporting

O Sporting já revelou o novo símbolo. Leões apresentam esta quarta-feira, dia em que cumprem o seu 120.º aniversário.

Morten Hjulmand, Sporting e o Atlético Madrid: Eis as novidades e o ponto de situação de acordo com a imprensa espanhola

Morten Hjulmand pode reforçar o Atlético Madrid neste mercado de verão. Imprensa espanhola atualiza ponto de situação.

Foi titular na final da Conference League e pode reforçar o Chelsea: eis as novidades

O Chelsea já acertou os termos pessoais com Pep Chavarría. Lateral esquerdo joga no Rayo Vallecano e quer reforçar os Blues.

PUB

Mais Artigos Populares

Justin de Haas reforça o Valência depois de 3 temporadas no Famalicão

O Valência oficializou a contratação de Justin de Haas. Defesa-central assina contrato válido por quatro temporadas até 2030.

Eis quanto dinheiro o Benfica ganha com a ida de Rodrigo Rêgo para a Premier League

Rodrigo Rêgo deixa o Benfica e reforça o Brighton num negócio de 3,5 milhões de euros. Águias ficam com uma percentagem de uma futura venda.

PSG já tem alvo para substituir Gonçalo Ramos na frente de ataque e joga na Ligue 1

O PSG está à procura de um avançado, após a saída de Gonçalo Ramos, e o perfil de Folarin Balogun interessa ao clube parisiense.