Marcel Desailly critica Rafael Leão e coloca Portugal como favorito ao Mundial: «Se a França não conseguir, diria que a surpresa pode vir de Portugal»

- Advertisement -

O lendário Marcel Desailly abordou as hipóteses de Portugal no Mundial 2026 e deixou fortes críticas ao extremo do AC Milan, Rafael Leão.

Marcel Desailly marcou presença no The Italian Football Podcast, no qual anteviu o Mundial 2026. O lendário defesa-central da seleção francesa e de grandes clubes como Chelsea, AC Milan e Marselha, começou por incluir Portugal na lista de favoritos a vencer o grande torneio:

«Tenho de dizer que a França vai ganhar, caso contrário o Deschamps mata-me [risos]. O Didier tem conseguido lançar duas equipas diferentes. O potencial da França é enorme, e o mesmo se pode dizer da Espanha. Mas a surpresa pode vir de Portugal. Têm jogadores talentosos. Gostava que o Cristiano tivesse uma recompensa como o Messi teve a dele. Que o Cristiano tenha a sua recompensa. Se a França não conseguir, diria que a surpresa pode vir de Portugal».

De seguida, deixou fortes críticas a Rafael Leão pela sua inconsistência e atitude, reconhecendo todo o talento do extremo formado nos Sporting:

«Não se pode criticá-lo, porque no dia em que o criticas, ele produz magia em campo. E ficas sem reação, sem saber o que dizer. Em 5 segundos ele apaga toda a negatividade que colocaste sobre ele. Mas sabemos a 100% que ele não tem consistência. E não é, por si só, um líder ao longo de uma época inteira como o Messi foi, ou o Neymar. Falta-lhe essa consistência. É um jogador importante para a equipa, mas nunca pode ser o principal ao longo de toda a época. Pode sê-lo de vez em quando, porque é irregular. E parece que atingiu o nível máximo que consegue produzir. Não posso criticá-lo, porque ganha muito dinheiro, joga no AC Milan e na Seleção portuguesa. Mas acho que ele pensa que é tudo. Não está mentalmente preparado para analisar onde pode melhorar fisicamente, porque, potencialmente, já não consegue dar mais nesse aspeto. Talvez possa estudar formas de mudar a alimentação, o treino ou o que for para ter essa consistência. É um pouco problemático num sistema, porque não recua para defender. Avança, mas quando a jogada termina, simplesmente para. Isto significa que não tem capacidade física para regressar à posição. Portanto, tem de haver uma abordagem física e mental que eventualmente o possa levar a um nível em que poderia ser Bola de Ouro. Mas será que ele quer mesmo isso? Será que as pessoas à sua volta são suficientemente inteligentes para lhe dizer: “o que já fizeste é excelente, mas para chegares ao próximo nível vais ter de ajustar certas coisas”? Porque, para já, isto é o máximo que podemos esperar do Rafael Leão»

Marcel Desailly
Fonte: Laureus

Subscreve!

Artigos Populares

Futebol Feminino: FC Porto renova com a capitã Ema Gonçalves

Ema Gonçalves renovou contrato com a equipa feminina do FC Porto. A defesa de 23 anos continuará a ser a capitã na estreia na Primeira Divisão.

Issa Doumbia marca na vitória que deu o título da Serie B ao Venezia e Frosinone acompanha o campeão na subida à Serie A

O Venezia foi sagrado campeão da Serie B com uma vitória por 2-0 frente ao Palermo e Frosinone garantiu a subida com uma goleada diante do Mantova.

Tomás Araújo na lista do Bayern Munique para reforçar a defesa bávara

O Bayern Munique já iniciou contactos por Tomás Araújo, central do Benfica blindado por 80 milhões, que é visto como prioridade para a defesa bávara.

Championship: Tudo em aberto entre Hull City e Millwall na luta pela subida à Premier League

Após empate a zero na primeira mão, Hull e Millwall adiam a decisão do acesso à final do play-off para 11 de maio. O outro finalista sairá do duelo entre Middlesbrough e Southampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Joe Cole aconselha regresso de José Mourinho ao Chelsea: «É a melhor decisão»

Joe Cole defendeu que a contratação de José Mourinho é a «melhor decisão» e a opção mais 'realista' para o Chelsea, acreditando que o atual técnico do Benfica seria capaz de reerguer a equipa londrina num prazo de três anos.

Levante de Luís Castro vence nos minutos finais e fica mais perto da manutenção na La Liga

O Levante de Luís Castro ficou numa posição difícil para a manutenção na La Liga, depois de um empate a duas bolas frente ao Osasuna.

Recuperação épica: Palma Futsal anula desvantagem de cinco golos e defronta Sporting na final da Champions League de Futsal

O Palma Futsal venceu o Etoile Lavalloise por 5-4 nos penáltis e garantiu a passagem à final da Liga dos Campeões de futsal, onde vai enfrentar o Sporting.