O Málaga está de regresso à La Liga, depois de oito anos de ausência. O conjunto andaluz venceu o Almería por 2-1.
O Málaga está de volta à La Liga oito anos depois, depois de vencer o Almería por 2-1 na noite deste sábado, num encontro da segunda-mão do playoff de promoção. O primeiro jogo terminou com um 0-0. O primeiro golo foi marcado por Chupe, aos 65′, depois de desperdiçar várias oportunidades no primeiro tempo.
O jovem formado no Málaga aproveitou um erro da defesa do adversário. O 2-0 foi feito por David Larrubia, mais um jovem da formação, aos 71′. Léo Baptistão reduziu, aos 76′, e a partida contou com várias oportunidades de parte a parte, mas o resultado não voltou a mexer. Thalys foi expulso nos descontos, depois de ter agredido dois jogadores. Ochoa também recebeu vermelho mais perto do final da partida. Gui Guedes e Nélson Monte foram suplentes não utilizados.
Funes assumiu os andaluzes a meio da época, depois da saída de Sergio Pellicer, proveniente da equipa B, guiando este projeto de regresso à La Liga, com um plantel recheado de jovens da formação: Chupe, David Larrubia, Izan Merino, Rafita, Diego Murillo (da cantera, ainda que com 25 anos), entre muitos outros.
O Málaga faz assim companhia a Racing Santander e Deportivo de La Coruña nas equipas promovidas. O Almería de Rubi fica novamente às portas da promoção. Cristiano Ronaldo é coproprietário do clube. Jorge Jesus esteve presente nas bancadas.

