Roberto Martínez deixou fortes elogios à organização do futebol de formação em Portugal, fazendo uma comparação com o sistema inglês.
Antes de partir para o Mundial 2026, Roberto Martínez falou sobre a organização do futebol de formação em Portugal, durante uma entrevista ao The Athletic. O selecionador nacional destacou o facto de existirem várias etapas para os jovens jogadores, permitindo-lhes chegar às equipas principais com mais experiência:
«Temos campeonatos nacionais de sub-19, depois temos a Youth League na Europa, depois a Liga Revelação de sub-23, depois as equipas B e, por fim, a equipa principal. O que se vê é um jovem de 16 ou 17 anos a passar por quatro etapas até chegar à equipa principal. Assim, os jogadores chegam à equipa principal já preparados».
De seguida, o técnico comparou o sistema português com o inglês:
«No futebol inglês, é muito difícil encontrar um jovem jogador que esteja pronto para ganhar jogos na equipa principal. Em Espanha, descobriram que as equipas B ajudam muito a desenvolver o jogador num nível quase pré-sénior. Em Inglaterra, o nível era sempre o de sub-23 e as ligas de reservas. Não são competitivas o suficiente para preparar um jogador, por isso tudo depende de o treinador escolher um período de empréstimo, com o risco de ele se adaptar ou não, e do estilo em que se quer que o jogador evolua».
Roberto Martínez abordou também o facto de muitos dos recentes campeões mundiais de sub-17 serem forçados de procurar oportunidades no estrangeiro:
«Têm oito jogadores do Benfica. Sendo oito jogadores de um único clube não vão ter espaço na equipa principal. É matematicamente improvável, por isso os jogadores têm de sair. Têm de ir para o estrangeiro».

