Roberto Martínez rendido à formação em Portugal: «Chegam à equipa principal já preparados»

- Advertisement -

Roberto Martínez deixou fortes elogios à organização do futebol de formação em Portugal, fazendo uma comparação com o sistema inglês.

Antes de partir para o Mundial 2026, Roberto Martínez falou sobre a organização do futebol de formação em Portugal, durante uma entrevista ao The Athletic. O selecionador nacional destacou o facto de existirem várias etapas para os jovens jogadores, permitindo-lhes chegar às equipas principais com mais experiência:

«Temos campeonatos nacionais de sub-19, depois temos a Youth League na Europa, depois a Liga Revelação de sub-23, depois as equipas B e, por fim, a equipa principal. O que se vê é um jovem de 16 ou 17 anos a passar por quatro etapas até chegar à equipa principal. Assim, os jogadores chegam à equipa principal já preparados».

De seguida, o técnico comparou o sistema português com o inglês:

«No futebol inglês, é muito difícil encontrar um jovem jogador que esteja pronto para ganhar jogos na equipa principal. Em Espanha, descobriram que as equipas B ajudam muito a desenvolver o jogador num nível quase pré-sénior. Em Inglaterra, o nível era sempre o de sub-23 e as ligas de reservas. Não são competitivas o suficiente para preparar um jogador, por isso tudo depende de o treinador escolher um período de empréstimo, com o risco de ele se adaptar ou não, e do estilo em que se quer que o jogador evolua».

Roberto Martínez abordou também o facto de muitos dos recentes campeões mundiais de sub-17 serem forçados de procurar oportunidades no estrangeiro:

«Têm oito jogadores do Benfica. Sendo oito jogadores de um único clube não vão ter espaço na equipa principal. É matematicamente improvável, por isso os jogadores têm de sair. Têm de ir para o estrangeiro».

Subscreve!

Artigos Populares

Liverpool oficializa guarda-redes belga por pacote de 35 milhões de euros

O Liverpool oficializou a contratação de Lucca Brughmans, guarda-redes belga de 18 anos. Pacote a rondar os 35 milhões de euros.

Fulham investe 38 milhões de euros em três reforços para Álvaro Arbeloa

No último dia de mercado, o Fulham anunciou as contratações dos médios Hugo Larsson e Manuel Ángel e do defesa-central David Affengruber.

FC Porto tem concorrência pela contratação de Federico Gatti e Juventus já tem posição inicial definida

O FC Porto está interessado na contratação de Federico Gatti. O Galatasaray também quer o defesa central da Juventus.

Jack Grealish e Ainsley Maitland-Niles reforçam o Everton: eis os detalhes

Jack Grealish e Ainsley Maitland-Niles são oficialmente jogadores do Everton. Fica com os detalhes de ambos os negócios.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United toma decisão quanto ao futuro de Bruno Fernandes

O Manchester United quer manter Bruno Fernandes no plantel. Red devils querem renovar com o médio português até 2029.

Estrela da Amadora comunica empréstimo de ponta de lança para os Países Baixos

O Estrela da Amadora comunicou a saída de Sydney van Hooijdonk neste mercado de verão. Foi emprestado ao PEC Zwolle com opção de compra.

Taça de Itália: Dany Mota decisivo na vitória do Monza sobre o Torino

Monza vence Torino por 1-0 e avança na Taça de Itália. Dany Mota marcou o golo solitário que deu a passagem aos italianos.