Ronald Araújo e a sua saúde mental: «Levava 1 ano e meio com ansiedade que se transformou em depressão e jogava assim»

- Advertisement -

Ronald Araújo abriu o livro sobre a sua saúde mental. Defesa-central do Barcelona garante sentir-se uma pessoa completamente diferente.

Ronald Araújo quebra o silêncio sobre a sua saúde mental. Em entrevista ao Mundo Deportivo, o defesa-central, que diz sentir-se agora uma «pessoa totalmente diferente», admitiu que tinha ansiedade há um ano e meio e que se transformou em depressão:

«Cartão vermelho no jogo frente ao Chelsea? Naquele momento, com a adrenalina, sais para fora. Sentes-te triste, mas depois, quando o jogo termina, tudo cai em cima. Eu já sentia que não estava bem, essa é a verdade, mas por inércia tentas continuar, e às vezes precisas de ajuda. Levava um ano e meio com ansiedade que se transformou em depressão, e estava a jogar assim. Isso não ajuda. A gente sabe o valor que tem e o que pode contribuir dentro de campo e, ao não me sentir bem, sabia que algo estava a acontecer. Naquele dia, percebi que já estava na hora, que precisava falar com profissionais e com o clube para que eles pudessem me ajudar».

«No final das contas, somos pessoas além de jogadores de futebol. Nem tudo é dinheiro, nem tudo é fama. Também sofremos pelas coisas que acontecem dentro do campo. Temos sorte por fazer o que fazemos, sim, mas existe a pessoa, existem os sentimentos. Agradeço às pessoas porque vi muito apoio naquela época em que decidi parar e isso ajuda. É preciso entender que, além de jogadores de futebol, somos pessoas», disse depois Ronald Araújo.

Ronald Araújo falou ainda como se sente física e psicologicamente depois do jogo frente ao Albacete:

«A verdade é que muito bem. Senti-me muito à vontade. Acho que fiz um belo jogo. Também pude ajudar com o golo e isso foi muito bom para mim. Fisicamente também me senti forte. No final, obviamente cansado, porque fazia muito tempo que não jogava tantos minutos, mas no geral estou muito, muito contente».

«Mudei bastante porque aprendi muito neste tempo. Acho que era o que tinha de acontecer depois da decisão que tomei. Sinto-me diferente e estou feliz por isso, porque estou mais à vontade, mais feliz. Posso desfrutar do que gosto de fazer, que é jogar futebol, e isso ajuda muito», disse, sendo que foi o seu primeiro jogo desde a paragem.

«Senti que o pior já passou e agora vejo as coisas de outra maneira. O tempo que parei foi por um motivo, porque no final pude trabalhar com profissionais, também em família, espiritualmente, que era o que eu precisava. Então acho que isso me fez muito bem e hoje me sinto uma pessoa totalmente diferente», acrescentou.

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

João Palhinha e os assobios em Alvalade: «É sempre especial jogar aqui. Não esqueço a história que aqui tive»

João Palhinha analisou o jogo. Portugal e País de Gales defrontaram-se na Liga das Nações, na estreia de Jorge Jesus.

Costa do Marfim derrota o Gana de Carlos Queiroz e ex-FC Porto marca na vitória dos Camarões: Eis os resultados do dia na Qualificação...

Na 1.ª jornada da Qualificação para a CAN, a Costa do Marfim bateu o Gana por 2-0 e os Camarões derrotaram os Comores por 3-1.

Jorge Jesus analisa vitória de Portugal: «Não entrámos bem no jogo»

Jorge Jesus analisou o jogo. Portugal e País de Gales defrontaram-se na Liga das Nações, na estreia do treinador como selecionador.

Craig Bellamy e o futuro de Portugal com Jorge Jesus: «Vocês vão ficar mais fortes, têm de estar entusiasmados»

Craig Bellamy analisou o jogo. Portugal e País de Gales defrontaram-se na Liga das Nações, na estreia de Jorge Jesus.

PUB

Mais Artigos Populares

João Cancelo e a pressão alta de Portugal: «Isso mudou muito em relação ao míster Roberto Martínez»

João Cancelo analisou o jogo. Portugal e País de Gales defrontaram-se na Liga das Nações, na estreia de Jorge Jesus.

Jorge Jesus: «A equipa conseguiu segurar a vitória defensivamente»

Jorge Jesus analisou o jogo. Portugal e País de Gales defrontaram-se na Liga das Nações, na estreia do treinador como selecionador.

Bruno Fernandes satisfeito com a vitória de Portugal na estreia de Jorge Jesus: «Exibição foi muito positiva»

Bruno Fernandes analisou o jogo. Portugal e País de Gales defrontaram-se na Liga das Nações, na estreia de Jorge Jesus.