Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Quenda no Chelsea não vai jogar a falso lateral direito»

- Advertisement -

Rui Borges analisou a vitória do Sporting contra o Rio Ave. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Rui Borges fez o rescaldo da vitória do Sporting contra o Rio Ave (2-0) em conferência de imprensa. O Bola na Rede esteve no Estádio de Alvalade e no final do jogo teve a possibilidade de colocar uma questão ao técnico leonino.

AQUI a pergunta colocada a Petit, técnico dos visitantes.

Bola na Rede: O Geny Catamo foi titular e fez um belo jogo. Pergunto se jogar Geny Catamo na esquerda pode voltar a ser opção, também para libertar Quenda na direita e o que é isso pode influenciar a nível defensivo e ofensivo?

Rui Borges: Vocês às vezes é que fecham os jogadores. Para mim, um jogador nunca pode estar preso a uma posição onde seja bom. Se formos pela posição, vão dizer todos que o Quenda e o Geny jogam todos bem à direita, na largura, a fazer linha de cinco. Eles jogam no Sporting, num grande clube e um jogador não pode estar preso a uma coisa dentro da sua capacidade, senão não vai crescer. Só vai dar aquilo. Ele aquilo dá, mas se lhe der algo mais, vai-se tornar mais jogador ainda. Por isso é que se valorizam os jogadores. O Geny está a jogar numa posição que é a dele, que é extremo. Joga dentro, joga fora, num sistema normal 4-3-3, mesmo com três centrais. Está numa posição que é a dele. Tem que, ao longo do tempo, ir crescendo e jogar por dentro. Vai falhar? Vai, mas eu vou dizer para falhar mais vezes ainda porque só assim é que ele cresce. Acredito muito naquilo que ele já é bom, e nisso não posso ajudar muito, porque já é bom. Tenho é de ter capacidade de o ajudar a ser melhor e de ter mais comportamentos noutras zonas de campo em que possa usufruir da sua capacidade individual dentro do coletivo. Serve para o Geny e serve para o Quenda. A malta tem-me falado do Quenda jogar à esquerda, que só joga bem à direita, mas também sabe jogar à esquerda. Quando chegámos fez grandes jogos à esquerda, mas não vai estar sempre num patamar alto. No futuro vão vê-lo a jogar, mesmo fora que já está vendido ao Chelsea, não vai jogar a falso lateral direito. Não acredito nisso. Foi contratado por outras coisas, não tenho dúvidas nisso. Vai ter de ter capacidade para jogar à direita e à esquerda. Sei que à direita é bom, pé esquerdo, aceleração, fora-dentro, mas tenho de lhe dar a capacidade de falhar à esquerda e jogar à esquerda porque é pé esquerdo. Se der, com o Geny é igual, torna o jogador mais estrondoso ainda e confiante. Vê-se a confiança que tem e sente-se confortável a jogar à direita e à esquerda, fora ou dentro, e é isso que me deixa feliz. Tal como o Zeno [Debast] que ao início estava desconfiado. “Este maluco vai-me pôr a médio?” e agora se lhe perguntar se calhar prefere jogar a médio e tem crescido imenso. Se os puser ajudar de alguma forma, top. Se nalgum momento perceber que não vai dar, temos de ajustar em alguma coisa. Tenho de ter essa capacidade como treinador. Por isso é que se calhar cheguei ao Sporting e vim lá de trás, ou lá de cima, do Mirandela. Vou tendo alguma capacidade e ao longo do meu caminho a valorização de jogadores tem sido imensa.

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Tottenham lutou pela manutenção na Premier League e faz investimento histórico: apenas 5 jogadores custam mais de 400 milhões de euros

O Tottenham está a fazer um mercado de verão de forte investimento. Dois negócios iminentes elevam total investido.

Portugal bate Líbano por 90-82 em jogo de preparação: Neemias Queta e Travante Williams em destaque

Portugal venceu o Líbano por 90-82, concluindo a preparação para o Mundial com Neemias Queta e Travante em destaque.

Exclusivo Bola na Rede confirmado: Bruno Clara oficializado como treinador do Sacavenense

O Sacavenense confirmou o exclusivo lançado pelo Bola na Rede ao anunciar oficialmente Bruno Clara como treinador principal.

FC Porto próximo de garantir regresso de Seko Fofana em negócio sem custos: eis os detalhes

Seko Fofana está próximo do FC Porto. Dragões negoceiam regresso do médio em novo empréstimo, sem encargos financeiros.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Matos e Sotiris Silaidopoulos fizeram a análise à vitória do Rio Ave sobre o Estoril

O Rio Ave venceu o Estoril por dois a zero na terceira jornada da Liga. Eis o rescaldo de ambos os treinados à partida.

Destaque do Alverca quer dar o salto e transferência pode fazer-se abaixo dos 6 milhões de euros da cláusula

Davy Gui quer prosseguir a carreira noutros palcos. Imprensa internacional antecipa saída do médio do Alverca.

Marítimo x Académico de Viseu: Eis as reações de Mitchell van der Gaag e de Bruno Pinheiro ao empate

O Marítimo empatou a dois com o Académico de Viseu. Ambos os treinadores fizeram o rescaldo após o fim do encontro.