Rui Costa: «Foi no Estádio da Luz que a mística se completou e atingiu nova expressão»

- Advertisement -

Rui Costa esteve presente no Museu Cosme Damião. O presidente do Benfica falou da mística do emblema encarnado.

Rui Costa inaugurou esta segunda-feira uma exposição relativa aos 70 anos do antigo Estádio da Luz, que está exposta no Museu Cosme Damião. O presidente do Benfica tem orgulho no trajeto do emblema encarnado:

«Com paixão e entusiasmo pela causa benfiquista, mas com permanente respeito pelo Benfica do passado, projetamos hoje o Benfica de amanhã […] O trajeto centenário do nosso querido clube é, simultaneamente, é sentimento redobrado de responsabilidade e enorme orgulho. Um percurso recheado de glória, fruto da paixão e empenho de milhares de protagonistas e milhões de adeptos. Na história do desporto nacional não há, por certo, episódio mais inspirado do que a notável mobilização associativa em torno da construção do nosso Estádio da Luz. E que recinto formidável o Benfica foi capaz de inaugurar em 1954, ampliado poucos anos depois e voltado a expandir de forma decisiva já na década de 80 para se tornar no grande e verdadeiro inferno da Luz».

O dirigente abordou a mística do clube:

«A tão famosa mística já vinha de tempos anteriores, mas foi no Estádio da Luz que se completou e atingiu nova expressão. Cabe-nos mais do que nunca preservar e alimentar essa mística porque assim estaremos sempre mais perto de vencer e de materializar o ideal benfiquista de ganhar, de ganhar, de ganhar sempre. A partir de hoje perpetuamos o local onde tantos sonhos começaram a ser cumpridos. E não apenas com a abertura da exposição que evoca momentos únicos do nosso trajeto. Mas igualmente com o assinalar exato da marca de meio-campo do Estádio da Luz. Uma marca simbólica, muito distante da estátua do nosso rei Eusébio, repleta de memórias e que poderá agora ser vista por todos os benfiquistas. No momento em que estamos a aumentar a nossa casa para 70 mil lugares, numa altura em que cumprimos 70 anos da inauguração do Estádio da Luz, aprendemos com a lição que esse caminho histórico nos deixou».

Rui Costa assumiu que nada era possível sem os sócios do Benfica:

«Foram os benfiquistas, dos dirigentes aos adeptos, que tornaram possível a construção desse estádio e a concretização de um sonho perseguido há décadas por este clube desde a sua fundação, em Belém. Os benfiquistas de então, juntos por um ideal, conseguiram o que se dizia ser impossível de concretizar; pois bem, que nunca nos esqueçamos dessa força benfiquista. Juntos, independentemente do modo e forma como vivemos e pensamos o nosso clube, tornámos o Benfica imparável. Todos contam, sublinho, todos contam, é o maior ativo do Benfica. Viva o Sport Lisboa e Benfica».

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa turca avança: Otávio na mira do Trabzonspor

O Trabzonspor quer contratar Otávio para a próxima temporada. O médio de 31 anos tem contrato com o Al-Qadsiah até 2027.

Samu Aghehowa antes do FC Porto x Santa Clara: «Queria ter contribuído mais, mas o que mais importa é a equipa»

Samu Aghehowa diz que gostaria de contribuído mais pelo FC Porto. Avançado espanhol sofreu uma grave lesão em fevereiro.

Chelsea prepara-se para anunciar Xabi Alonso como o próximo treinador

O Chelsea está muito perto de chegar a um acordo com Xabi Alonso para o comando técnico, tendo já uma segunda reunião marcada.

Portugal já conhece os adversários no Mundial Feminino Sub-20 de 2026

Portugal já conhece os adversários para a estreia no Mundial Feminino de Sub-20. A equipa das quinas vai defrontar a Coreia do Norte, a Colômbia e a Costa Rica.

PUB

Mais Artigos Populares

À atenção de José Mourinho? Definidas as meias-finais da Supertaça de Espanha 2027

A Supertaça de Espanha 2027, que se vai disputar no Catar, terá um Barcelona x Atlético Madrid e um Real Madrid x Real Sociedad nas meias-finais.

Jannik Schuster assina pelo Brentford até 2031

Jannik Schuster, de 19 anos, é o mais recente reforço do Brentford. O defesa-central austríaco de 20 anos foi contratado ao RB Salzburge assinou até 2031, com a opção de extensão por mais uma época.

Eliza Turner renova com o FC Porto até 2028

Eliza Turner, a terceira melhor marcadora da equipa de Futebol Feminino, prolongou o vínculo com o FC Porto até 2028, após ter estado em destaque na primeira época.