Rui Costa: «Foi no Estádio da Luz que a mística se completou e atingiu nova expressão»

- Advertisement -

Rui Costa esteve presente no Museu Cosme Damião. O presidente do Benfica falou da mística do emblema encarnado.

Rui Costa inaugurou esta segunda-feira uma exposição relativa aos 70 anos do antigo Estádio da Luz, que está exposta no Museu Cosme Damião. O presidente do Benfica tem orgulho no trajeto do emblema encarnado:

«Com paixão e entusiasmo pela causa benfiquista, mas com permanente respeito pelo Benfica do passado, projetamos hoje o Benfica de amanhã […] O trajeto centenário do nosso querido clube é, simultaneamente, é sentimento redobrado de responsabilidade e enorme orgulho. Um percurso recheado de glória, fruto da paixão e empenho de milhares de protagonistas e milhões de adeptos. Na história do desporto nacional não há, por certo, episódio mais inspirado do que a notável mobilização associativa em torno da construção do nosso Estádio da Luz. E que recinto formidável o Benfica foi capaz de inaugurar em 1954, ampliado poucos anos depois e voltado a expandir de forma decisiva já na década de 80 para se tornar no grande e verdadeiro inferno da Luz».

O dirigente abordou a mística do clube:

«A tão famosa mística já vinha de tempos anteriores, mas foi no Estádio da Luz que se completou e atingiu nova expressão. Cabe-nos mais do que nunca preservar e alimentar essa mística porque assim estaremos sempre mais perto de vencer e de materializar o ideal benfiquista de ganhar, de ganhar, de ganhar sempre. A partir de hoje perpetuamos o local onde tantos sonhos começaram a ser cumpridos. E não apenas com a abertura da exposição que evoca momentos únicos do nosso trajeto. Mas igualmente com o assinalar exato da marca de meio-campo do Estádio da Luz. Uma marca simbólica, muito distante da estátua do nosso rei Eusébio, repleta de memórias e que poderá agora ser vista por todos os benfiquistas. No momento em que estamos a aumentar a nossa casa para 70 mil lugares, numa altura em que cumprimos 70 anos da inauguração do Estádio da Luz, aprendemos com a lição que esse caminho histórico nos deixou».

Rui Costa assumiu que nada era possível sem os sócios do Benfica:

«Foram os benfiquistas, dos dirigentes aos adeptos, que tornaram possível a construção desse estádio e a concretização de um sonho perseguido há décadas por este clube desde a sua fundação, em Belém. Os benfiquistas de então, juntos por um ideal, conseguiram o que se dizia ser impossível de concretizar; pois bem, que nunca nos esqueçamos dessa força benfiquista. Juntos, independentemente do modo e forma como vivemos e pensamos o nosso clube, tornámos o Benfica imparável. Todos contam, sublinho, todos contam, é o maior ativo do Benfica. Viva o Sport Lisboa e Benfica».

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva responde ao Bola na Rede após goleada do Benfica: «Temos vindo a melhorar desde o princípio da época»

O Benfica goleou o Casa Pia por 7-0 na segunda jornada da Primeira Liga. No final do jogo, Marco Silva respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Olheiro BnR | Nestory Irankunda

O Sporting confirmou, no último sábado, a contratação de Nestory Irankunda, extremo australiano de 20 anos que representava o Watford, do Championship.

Diego Simeone confirma continuidade de Julián Álvarez: «É como em tribunal: já não há margem para dúvidas»

Diego Simeone confirmou a permanência de Julián Álvarez no Atlético Madrid, recorrendo a uma decisão da direção para encerrar o caso.

Sunderland aperta o cerco: Eis o salário oferecido pelos ingleses a Geny Catamo

O Sunderland está disposto a pagar três milhões de euros limpos anuais a Geny Catamo. Espera-se agora pelas negociações entre clubes.

PUB

Mais Artigos Populares

AC Milan de Ruben Amorim define preço para vender Christopher Nkunku

O AC Milan de Ruben Amorim pede 35 milhões de euros por Christopher Nkunku. Há interessados na Bundesliga, Premier League e Arábia Saudita.

Bruno Fernandes rejeita proposta do Manchester United: eis o que diz a imprensa

O Manchester United ofereceu a Bruno Fernandes um novo contrato, mas o médio rejeitou a proposta. Garantia é dada por Sacha Tavolieri.

Benfica faz proposta por João Palhinha: eis os valores

O Benfica apresentou uma proposta ao Bayern Munique por João Palhinha. 15 milhões de euros + 5 milhões de euros de bónus por objetivos.