Rui Costa: «Foi no Estádio da Luz que a mística se completou e atingiu nova expressão»

- Advertisement -

Rui Costa esteve presente no Museu Cosme Damião. O presidente do Benfica falou da mística do emblema encarnado.

Rui Costa inaugurou esta segunda-feira uma exposição relativa aos 70 anos do antigo Estádio da Luz, que está exposta no Museu Cosme Damião. O presidente do Benfica tem orgulho no trajeto do emblema encarnado:

«Com paixão e entusiasmo pela causa benfiquista, mas com permanente respeito pelo Benfica do passado, projetamos hoje o Benfica de amanhã […] O trajeto centenário do nosso querido clube é, simultaneamente, é sentimento redobrado de responsabilidade e enorme orgulho. Um percurso recheado de glória, fruto da paixão e empenho de milhares de protagonistas e milhões de adeptos. Na história do desporto nacional não há, por certo, episódio mais inspirado do que a notável mobilização associativa em torno da construção do nosso Estádio da Luz. E que recinto formidável o Benfica foi capaz de inaugurar em 1954, ampliado poucos anos depois e voltado a expandir de forma decisiva já na década de 80 para se tornar no grande e verdadeiro inferno da Luz».

O dirigente abordou a mística do clube:

«A tão famosa mística já vinha de tempos anteriores, mas foi no Estádio da Luz que se completou e atingiu nova expressão. Cabe-nos mais do que nunca preservar e alimentar essa mística porque assim estaremos sempre mais perto de vencer e de materializar o ideal benfiquista de ganhar, de ganhar, de ganhar sempre. A partir de hoje perpetuamos o local onde tantos sonhos começaram a ser cumpridos. E não apenas com a abertura da exposição que evoca momentos únicos do nosso trajeto. Mas igualmente com o assinalar exato da marca de meio-campo do Estádio da Luz. Uma marca simbólica, muito distante da estátua do nosso rei Eusébio, repleta de memórias e que poderá agora ser vista por todos os benfiquistas. No momento em que estamos a aumentar a nossa casa para 70 mil lugares, numa altura em que cumprimos 70 anos da inauguração do Estádio da Luz, aprendemos com a lição que esse caminho histórico nos deixou».

Rui Costa assumiu que nada era possível sem os sócios do Benfica:

«Foram os benfiquistas, dos dirigentes aos adeptos, que tornaram possível a construção desse estádio e a concretização de um sonho perseguido há décadas por este clube desde a sua fundação, em Belém. Os benfiquistas de então, juntos por um ideal, conseguiram o que se dizia ser impossível de concretizar; pois bem, que nunca nos esqueçamos dessa força benfiquista. Juntos, independentemente do modo e forma como vivemos e pensamos o nosso clube, tornámos o Benfica imparável. Todos contam, sublinho, todos contam, é o maior ativo do Benfica. Viva o Sport Lisboa e Benfica».

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Estrela da Amadora recupera jogador a tempo do jogo contra o Sporting

O Estrela da Amadora recuperou Stefan Lekovic para o duelo contra o Sporting. Defesa sérvio volta às opções de João Nuno.

Morato ainda acredita que o Benfica pode ser campeão: «Enquanto for matematicamente possível…»

Após o empate frente ao FC Porto, Morato falou com a imprensa portuguesa sobre a corrida ao título da Primeira Liga.

Benfica recupera jogador a tempo do embate contra o CD Nacional para a Primeira Liga

Leandro Barreiro está recuperado e volta a ser opção pelo Benfica. Médio falhou visita ao terreno do Casa Pia.

FC Porto atinge marca de 1 milhão de espectadores no Estádio do Dragão em 2025/26

Na passada quinta-feira, o FC Porto chegou a um milhão de espectadores no Estádio do Dragão em 2025/26, durante a receção ao Nottingham Forest.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting assina contrato profissional com médio de 17 anos

Leonardo Varela assinou contrato profissional com o Sporting, dando continuidade à sua evolução no clube, onde está desde o escalão de formação e atualmente integra os sub-19.

Aliou Cissé lidera a seleção de Angola até 2030

Aliou Cissé foi confirmado como selecionador de Angola, com contrato até 2030. O técnico era alvo da Federação Angolana de Futebol há vários meses, mas só agora foi possível oficializar devido ao anterior vínculo com a Líbia.

Ex-Sporting pondera terminar a carreira: «Andar só para fazer número não é para mim»

Ricky van Wolfswinkel, avançado de 37 anos, tem sido pouco utilizado pelo Twente nas últimas semanas e termina contrato em breve com o clube neerlandês.