Rui Costa reconhece época abaixo do pretendido e apresenta justificação para prejuízo em 2023/24: «Se as movimentações de mercado tivessem avançado mais cedo»

- Advertisement -

Rui Costa apresentou um balanço da temporada desportiva em mensagem para os acionistas. Prejuízo da SAD também foi assunto.

À margem da divulgação do balanço financeiro da SAD do Benfica, Rui Costa enviou uma mensagem aos acionistas com dois tópicos predominantes: a avaliação desportiva e financeira de 2023/24 para as águias.

Num comunicado entretanto divulgado, Rui Costa reconheceu uma época «aquém do pretendido no plano desportivo», embora enalteça a conquista do Supertaça, a presença direta na Liga dos Campeões e a qualificação para o Mundial de Clubes como pontos positivos.

Do ponto de vista financeiro, o presidente do Benfica atribuiu culpas às vendas realizadas após o Euro 2024 como justificação para o prejuízo que permitiu, ainda assim, reforçar o plantel.

Lê na íntegra a mensagem de Rui Costa em baixo:

«Sem rodeios, em respeito pela nossa ambição e a nossa história, temos de reconhecer que a época ficou aquém do que pretendíamos no plano desportivo, onde tínhamos fundadas e legítimas aspirações de conquistar o 39! A vontade de ganhar, sempre, é o que nos move. Não nos contentamos com menos do que títulos e troféus: só eles nos preenchem e é por eles que trabalhamos apaixonada e empenhadamente, em paralelo com uma solidez económica que assegure as condições para o fazer. Acresce que soubemos criar, ao longo dos anos, a capacidade de investimento que nos permite materializar esse desígnio, seguindo uma linha que privilegia e potencia a vertente desportiva.

Procurámos dinamizar os predicados de um plantel campeão, reforçámo-lo o melhor possível, num trabalho conjunto entre administração, equipa técnica e scouting e estimulámos a estreita ligação com a formação. Uma política que, estamos convictos, nos coloca numa trajetória mais próxima do sucesso no futuro. Pela positiva, há a destacar a conquistada Supertaça, o apuramento direto para a Liga dos Campeões – cuja receita assegurada foi fundamental para o planeamento e competitividade desta nova época -, e a confirmação da presença no Mundial de Clubes. Uma prova cuja singularidade global irá cimentar internacionalmente o nome Benfica, para além do acréscimo de receita que encerra.

No âmbito dos rendimentos, um especial sublinhado para o aumento de 4,6% relativo à componente match day (corporate e redpass), o que reflete a paixão com que os benfiquistas acompanham a nossa equipa no Estádio da Luz. Também a nível comercial se verificou um incremento das receitas, o que comprova a enorme dinâmica da marca Benfica.

Outra nota de relevo: parte do investimento realizado na competitividade do plantel foi feito com o propósito de antecipação ao mercado, permitindo a contratação de jogadores com elevada margem decrescimento a um preço comportável para a Benfica SAD. Com os investimentos realizados em janeiro e ao longo do exercício reforçámos a estratégia: uma equipa mais competitiva, com uma média de idades mais baixa e um valor de mercado e potencial mais elevados. Para além disso, o número total de jogadores no ativo da Benfica SAD manteve a tendência de redução iniciada há três anos.

O equilíbrio económico do exercício poderia ter sido facilmente alcançável se as movimentações de mercado tivessem avançado mais cedo, ao invés de proteladas para depois do Campeonato da Europa. Caso contrário, teria sido natural um resultado positivo, em linha com o primeiro semestre, a reforçar a robustez da Benfica SAD, cujos capitais próprios continuam elevados e num patamar sem paralelo no futebol nacional. A sustentabilidade económica da Benfica SAD está, indubitavelmente, assegurada, não se indiciando qualquer risco quanto ao cumprimento dos critérios financeiros da UEFA.

Uma referência final para uma decisão estratégica relativamente ao futebol feminino. A passagem para a esfera da Benfica SAD visa dar maior respaldo aos desafios cada vez mais exigentes nesta vertente do futebol. O Benfica tem assumido um papel central no desenvolvimento do desporto feminino em Portugal, onde se inclui, com nosso particular orgulho, o futebol. E assim continuará a ser. Por um Benfica forte e vencedor, em todos os planos».

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

A muralha que resistiu ao jogo, o canto que a derrubou | Casa Pia 1-4 FC Porto

Análise tática ao Casa Pia x FC Porto, com destaque para o 5-4-1 dos gansos, para as combinações nos corredores dos dragões e para o peso crescente dos lances de bola parada.

Filipe Coelho responde ao Bola na Rede: «O objetivo era parar o ímpeto que os médios interiores do FC Porto têm»

Filipe Coelho respondeu, em conferência de imprensa, a uma questão colocada pelo Bola na Rede após a vitória do FC Porto frente ao Casa Pia.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Isto exigiu de nós algum tempo para mudar a abordagem, a adaptação e a preparação do jogo»

Francesco Farioli respondeu, em conferência de imprensa, a uma questão colocada pelo Bola na Rede após a vitória do FC Porto frente ao Casa Pia.

Benfica arranca campeonato com goleada sobre o Venda Nova: eis os resultados do dia no Futsal português

O Benfica arrancou a Primeira Liga de Futsal com uma vitória. No Seixal, vitória por 4-1 diante do Venda Nova.

PUB

Mais Artigos Populares

Académico de Viseu marca nos descontos e derrota Vitória SC em jogo emocionante na Primeira Liga

O Académico de Viseu garantiu a primeira vitória no Fontelo esta época, a segunda consecutiva. Desta vez, triunfo sobre o Vitória SC.

Benfica e Sporting arrancam Primeira Liga Feminina com vitórias e balizas a zeros: eis os resultados do dia no arranque da prova

O Benfica venceu o Racing Power e o Sporting ganhou ao Vitória SC. Jogos da primeira jornada da Primeira Liga Feminina.

Cagliari surpreende Atalanta e ultrapassa AC Milan de Ruben Amorim para chegar ao top-4: eis os resultados do dia na Serie A

O Cagliari venceu a Atalanta e somou a terceira vitória consecutiva na temporada. Clube entra diretamente no top-4 da tabela.