Tiago Fernandes brinca e deixa no ar a possibilidade de Vítor Oliveira não treinar mais

- Advertisement -

O Mourinhos vs. Guardiolas recebeu Tiago Fernandes, o treinador do Leixões SC para a época 2020/21 que substitui o histórico Manuel Cajuda. Com uma vasta carreira em equipas técnicas – mas tenra em idade -, o jovem treinador falou sobre a experiência nos vários escalões do Sporting CP, sobre as aprendizagens no GD Estoril e no GD Chaves e ainda deixou algumas previsões para o futuro.

O programa começou com o melhor conselho que recebeu do pai, Manuel Fernandes, e que estes anos de “avanço” permitiram estar agora ao mais alto nível como treinador. Quando ainda treinava a UD Leiria, Tiago Fernandes ainda acreditava ficar no plantel principal, contudo, o pai tinha outros planos: «tu para jogar na minha equipa esquece. Prefiro que vás estudar e que prepares para ser meu [treinador] adjunto».

Como pior momento da carreira, Tiago Fernandes não se esqueceu do sabor «amargo» de não ter mantido o GD Chaves na Primeira Liga. Em busca de um novo desafio, o treinador chegou a Trás-dos-Montes com sete pontos e consigo o rendimento da formação transmontana tinha subido, e «com a média pontual que tínhamos garantíamos a manutenção». Porém, a equipa técnica acabou por sair quando tudo estava a correr bem.

No GD Estoril-Praia, Tiago Fernandes classificou como «uma experiência boa», mas, tal como já tinha acontecido no GD Chaves, sentiu que estava a fazer o seu trabalho segundo aquilo que a direção lhe estava a pedir, que neste caso era estar nos cinco primeiros lugares e lançar “miúdos”. A última tarefa, o jovem português já estava mais do que habituado depois de diversos anos a treinar as camadas jovens dos leões, onde encontrou pérolas como Jovane Cabral, Daniel Bragança e Francisco Geraldes.

O tema Sporting e Rúben Amorim também foi falado e Tiago Fernandes reforçou a ideia de que o atual treinador dos leões «não tem experiência como treinador, mas tem como jogador e isso é uma grande bagagem». O jovem treinador afirmou que não é fácil treinar o Sporting CP e que se tem de dar «tempo e espaço para Rúben [Amorim] errar». Relembrou também que não saiu dos leões por «falta de experiência», mas sim porque Marcel Keizer já estava contratado.

Quanto a previsões para o futuro, Tiago Fernandes diz estar focado no Leixões SC e que pretende ter uma equipa competitiva e organizada. Contudo, sabe que a Segunda Liga é muito competitiva e espera lutar pelos três pontos em todos os jogos. Mas as previsões não ficaram só com a sua carreira, mas também de Vítor Oliveira: «É um pouco como o Vítor Oliveira, porque vem para a Segunda Liga, toda a gente sabe que ele vai subir. Ainda bem que ele já não vai treinar mais».

Artigo revisto por Joana Mendes

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Sorteio da Taça de Portugal é esta quarta-feira e conta conta com uma novidade

O sorteio da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal está agendado para as 18h desta quarta-feira. Os 5 clubes em competições europeias não participam nesta ronda.

Ex-SportingTeo Gutiérrez anuncia fim da carreira aos 41 anos

Teo Gutiérrez, antigo avançado do Sporting, anunciou o fim da carreira profissional aos 41 anos, com a despedida marcada para dezembro.

Argentina vai cumprir as suspensões do Mundial 2026 nos próximos jogos particulares

A Argentina vai cumprir as suspensões causadas pelas cenas de pancadaria na final do Mundial 2026 nos jogos amigáveis frente à Bolívia, Burkina Faso e Benin.

Francesco Totti revela os 2 clubes que o convidaram para jogar na Serie A aos 48 anos: «Disse não»

Francesco Totti revelou, na sua autobiografia, que recebeu propostas para jogar no Génoa e no Como quando tinha 48 anos.

PUB

Mais Artigos Populares

Pausa para seleções: Quem são os melhores marcadores da Primeira Liga até ao momento?

Com o início da primeira paragem de seleções, olhamos para os jogadores se têm vindo a destacar na Primeira Liga ao nível de golos.

Com a primeira paragem para seleções à porta: vê como está a tabela da Premier League

A primeira paragem para seleções irá interromper os campeonatos nacionais. Na Premier League temos uma disputa forte pelo primeiro lugar.

Givairo Read desperta interesse do Liverpool após início de época de destaque

O Liverpool identificou Givairo Read como uma possível solução para a lateral-direita, numa altura em que o jogador se destaca no Feyenoord.