«António Salvador só não queria que eu fosse para o Benfica» – Entrevista BnR com Leandro Salino

– Marco Silva no comando dos gregos nervosos –

«O Vítor Pereira era mais explosivo, o Marco Silva gostava de um jogo mais coletivo»

Bola na Rede: Partilhaste balneário com jogadores como Cambiasso, Éric Abidal ou Saviola. Aprendeste muito com eles?

Leandro Salino: O Abidal é fantástico. O Cambiasso também, muito humilde, um jogador que ganhou tudo no futebol. A humildade deles era o que os diferenciava. Aprendi muito quando jogava como médio defensivo com o Cambiasso, ele era muito inteligente, posicionava-se muito bem em campo e tinha uma leitura de jogo extraordinária. O Saviola era a tranquilidade de sempre, muito frio a finalizar. Foram três jogadores com quem aprendi muito mesmo, tanto dentro, como fora do campo.

Bola na Rede: Tens outros jogadores que, pelo seu talento, te tenham marcado?

Leandro Salino: O Nuno Gomes, quando passou pelo Braga. Era um jogador diferenciado. Outro jogador, que eu enfrentei quando era lateral no Olympiacos, foi o Lavezzi. Foi o jogador mais difícil que eu já defrontei.

Bola na Rede: És muito amigo do Éric Abidal, que tem uma história de vida inspiradora. Revês-te nele?

Leandro Salino: Sim, ele contou-me a história dele de quando ele teve que fazer a cirurgia ao pulmão devido à doença que ele teve. Ele era muito amigo do Daniel Alves, que acabou por se oferecer para lhe doar um dos pulmões, mas ele não aceitou. A história de vida dele era espetacular mesmo e ele conversava muito connosco. No fim de um treino, chamou-me ao carro dele e deu-me a camisola dele do Barcelona com o número ´22`. Tínhamos uma amizade muito boa.

Bola na Rede: O Olympiacos domina o futebol grego, está na hora de crescer no contexto europeu? Notas essa intenção?

Leandro Salino: Só falta isso ao Olympiacos. Na Grécia, eles dominam. É um clube que investe muito, estão sempre a levar um ou dois craques para o clube. O que falta mesmo é chegarem mais longe nas competições europeias. É isso que está a faltar para ser um clube mais respeitado na Europa.

Bola na Rede: Disseste publicamente que o Marco Silva era um treinador que dava muita importância aos aspetos táticos. A que aspetos do jogo ele dava primazia?

Leandro Salino: Cada um tinha que respeitar as suas funções. Tínhamos que jogar compactos, sem chutões e com agressividade. Quer queiramos, quer não, os jogadores gregos têm a cultura deles e as suas manias e ele impôs essa obediência tática. Isso ajudou muito o Olympiacos e o futebol grego.

Bola na Rede: Qual é o estilo do jogador grego?

Leandro Salino: São jogadores mais bravos, muito nervosos e são poucos a aceitar críticas. O Marco Silva falava muito com os gregos para eles obedecerem taticamente e jogarem coletivamente.

Bola na Rede: Marco Silva era muito diferente dos outros treinadores que tiveste?

Leandro Salino: O Vítor Pereira era mais explosivo, gostava de ligações mais diretas. O Marco Silva gostava de um jogo mais coletivo e mais próximo. O Míchel gostava de um futebol de toque, gostava que a equipa não perdesse a bola de maneira nenhuma. São treinadores com estilos de trabalho diferentes, mas todos muito bons.

Bola na Rede: Chegaste a cruzar-te com o Tsimikas, que foi agora para o Liverpool. Que opinião tens dele?

Leandro Salino: Na minha época, ele já era muito bom. Ele tinha um potencial muito grande mesmo. Fiquei muito feliz quando o vi a jogar no Olympiacos na última época, fazendo grandes jogos, inclusivamente, contra o Arsenal. É um grande lateral. Tem um futuro enorme. 

Francisco Grácio Martins
Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Filipe Vieira e a transferência de João Felix: «Um jogador que sai do Benfica, para mim, só podia regressar se tivesse 31 ou...

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira critica manutenção do Estádio da Luz: «Os arcos estão todos amarelados»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira sobre Sérgio Conceição no Benfica: «Não posso lançar um nome para testar as reações dos benfiquistas»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira arrasa Pedro Proença: «Chegou a aliciar-me para tentar demover determinado candidato a não se candidatar»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, teceu profundas críticas a Pedro Proença, presidente da FPF.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Filipe Vieira: «FPF? É tudo Sporting, tudo verde»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira não confirma candidatura à presidência do Benfica: «Poderei estar disponível, mas quando quiser dar esse passo tenho de ter a certeza»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

FC Porto: Gabri Veiga já conhece castigo e pode enfrentar o Atlético Madrid

Gabri Veiga foi expulso no FC Porto x Twente. Médio espanhol recebe um jogo de castigo e já o cumpriu frente ao Famalicão.