«António Salvador só não queria que eu fosse para o Benfica» – Entrevista BnR com Leandro Salino

– Marco Silva no comando dos gregos nervosos –

«O Vítor Pereira era mais explosivo, o Marco Silva gostava de um jogo mais coletivo»

Bola na Rede: Partilhaste balneário com jogadores como Cambiasso, Éric Abidal ou Saviola. Aprendeste muito com eles?

Leandro Salino: O Abidal é fantástico. O Cambiasso também, muito humilde, um jogador que ganhou tudo no futebol. A humildade deles era o que os diferenciava. Aprendi muito quando jogava como médio defensivo com o Cambiasso, ele era muito inteligente, posicionava-se muito bem em campo e tinha uma leitura de jogo extraordinária. O Saviola era a tranquilidade de sempre, muito frio a finalizar. Foram três jogadores com quem aprendi muito mesmo, tanto dentro, como fora do campo.

Bola na Rede: Tens outros jogadores que, pelo seu talento, te tenham marcado?

Leandro Salino: O Nuno Gomes, quando passou pelo Braga. Era um jogador diferenciado. Outro jogador, que eu enfrentei quando era lateral no Olympiacos, foi o Lavezzi. Foi o jogador mais difícil que eu já defrontei.

Bola na Rede: És muito amigo do Éric Abidal, que tem uma história de vida inspiradora. Revês-te nele?

Leandro Salino: Sim, ele contou-me a história dele de quando ele teve que fazer a cirurgia ao pulmão devido à doença que ele teve. Ele era muito amigo do Daniel Alves, que acabou por se oferecer para lhe doar um dos pulmões, mas ele não aceitou. A história de vida dele era espetacular mesmo e ele conversava muito connosco. No fim de um treino, chamou-me ao carro dele e deu-me a camisola dele do Barcelona com o número ´22`. Tínhamos uma amizade muito boa.

Bola na Rede: O Olympiacos domina o futebol grego, está na hora de crescer no contexto europeu? Notas essa intenção?

Leandro Salino: Só falta isso ao Olympiacos. Na Grécia, eles dominam. É um clube que investe muito, estão sempre a levar um ou dois craques para o clube. O que falta mesmo é chegarem mais longe nas competições europeias. É isso que está a faltar para ser um clube mais respeitado na Europa.

Bola na Rede: Disseste publicamente que o Marco Silva era um treinador que dava muita importância aos aspetos táticos. A que aspetos do jogo ele dava primazia?

Leandro Salino: Cada um tinha que respeitar as suas funções. Tínhamos que jogar compactos, sem chutões e com agressividade. Quer queiramos, quer não, os jogadores gregos têm a cultura deles e as suas manias e ele impôs essa obediência tática. Isso ajudou muito o Olympiacos e o futebol grego.

Bola na Rede: Qual é o estilo do jogador grego?

Leandro Salino: São jogadores mais bravos, muito nervosos e são poucos a aceitar críticas. O Marco Silva falava muito com os gregos para eles obedecerem taticamente e jogarem coletivamente.

Bola na Rede: Marco Silva era muito diferente dos outros treinadores que tiveste?

Leandro Salino: O Vítor Pereira era mais explosivo, gostava de ligações mais diretas. O Marco Silva gostava de um jogo mais coletivo e mais próximo. O Míchel gostava de um futebol de toque, gostava que a equipa não perdesse a bola de maneira nenhuma. São treinadores com estilos de trabalho diferentes, mas todos muito bons.

Bola na Rede: Chegaste a cruzar-te com o Tsimikas, que foi agora para o Liverpool. Que opinião tens dele?

Leandro Salino: Na minha época, ele já era muito bom. Ele tinha um potencial muito grande mesmo. Fiquei muito feliz quando o vi a jogar no Olympiacos na última época, fazendo grandes jogos, inclusivamente, contra o Arsenal. É um grande lateral. Tem um futuro enorme. 

Francisco Grácio Martins
Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogador do Fenerbahçe elogia José Mourinho e aborda eliminação da Champions League aos pés do Benfica: «Foi uma grande desilusão»

Milan Skriniar comentou a eliminação do Fenerbahçe frente ao Benfica na Champions League e elogiou José Mourinho.

Victor Froholdt vence o prémio de jovem jogador do mês da Liga Portugal

Victor Froholdt foi eleito o jovem jogador do mês da Liga Portugal. O internacional dinamarquês recebeu o segundo prémio, depois de ter sido o médio do mês.

Cluj volta a surpreender e apresenta o ex-Sporting Islam Slimani como reforço

O Cluj oficializou a contratação de Islam Slimani. O emblema romeno garante o segundo reforço sonante, depois de Kurt Zouma.

UEFA anuncia estádio da final da Champions League 2027

A UEFA anunciou as sedes das finais europeias até 2027. O Estádio Metropolitano vai receber a final da Champions League de 2027.

PUB

Mais Artigos Populares

Lamine Yamal e a conquista da Bola de Ouro: «Não sonho em ganhar uma, mas sim muitas»

O avançado espanhol Lamine Yamal confessou a ambição de vencer várias Bolas de Ouro durante a sua carreira profissional.

Treinador do Tottenham propõe time-out em cada parte e mudanças na lei da mão na bola

Thomas Frank, treinador do Tottenham, propôs a introdução de um time-out em cada parte e a eliminação da lei da mão na bola.

Anthony Martial perto de ter novo clube: deixa o AEK e ruma ao México

Anthony Martial vai ser reforço do Monterrey. O avançado internacional francês está de saída do AEK para assinar em definitivo pelo clube mexicano.