📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«António Salvador só não queria que eu fosse para o Benfica» – Entrevista BnR com Leandro Salino

- Advertisement -

– Marco Silva no comando dos gregos nervosos –

«O Vítor Pereira era mais explosivo, o Marco Silva gostava de um jogo mais coletivo»

Bola na Rede: Partilhaste balneário com jogadores como Cambiasso, Éric Abidal ou Saviola. Aprendeste muito com eles?

Leandro Salino: O Abidal é fantástico. O Cambiasso também, muito humilde, um jogador que ganhou tudo no futebol. A humildade deles era o que os diferenciava. Aprendi muito quando jogava como médio defensivo com o Cambiasso, ele era muito inteligente, posicionava-se muito bem em campo e tinha uma leitura de jogo extraordinária. O Saviola era a tranquilidade de sempre, muito frio a finalizar. Foram três jogadores com quem aprendi muito mesmo, tanto dentro, como fora do campo.

Bola na Rede: Tens outros jogadores que, pelo seu talento, te tenham marcado?

Leandro Salino: O Nuno Gomes, quando passou pelo Braga. Era um jogador diferenciado. Outro jogador, que eu enfrentei quando era lateral no Olympiacos, foi o Lavezzi. Foi o jogador mais difícil que eu já defrontei.

Bola na Rede: És muito amigo do Éric Abidal, que tem uma história de vida inspiradora. Revês-te nele?

Leandro Salino: Sim, ele contou-me a história dele de quando ele teve que fazer a cirurgia ao pulmão devido à doença que ele teve. Ele era muito amigo do Daniel Alves, que acabou por se oferecer para lhe doar um dos pulmões, mas ele não aceitou. A história de vida dele era espetacular mesmo e ele conversava muito connosco. No fim de um treino, chamou-me ao carro dele e deu-me a camisola dele do Barcelona com o número ´22`. Tínhamos uma amizade muito boa.

Bola na Rede: O Olympiacos domina o futebol grego, está na hora de crescer no contexto europeu? Notas essa intenção?

Leandro Salino: Só falta isso ao Olympiacos. Na Grécia, eles dominam. É um clube que investe muito, estão sempre a levar um ou dois craques para o clube. O que falta mesmo é chegarem mais longe nas competições europeias. É isso que está a faltar para ser um clube mais respeitado na Europa.

Bola na Rede: Disseste publicamente que o Marco Silva era um treinador que dava muita importância aos aspetos táticos. A que aspetos do jogo ele dava primazia?

Leandro Salino: Cada um tinha que respeitar as suas funções. Tínhamos que jogar compactos, sem chutões e com agressividade. Quer queiramos, quer não, os jogadores gregos têm a cultura deles e as suas manias e ele impôs essa obediência tática. Isso ajudou muito o Olympiacos e o futebol grego.

Bola na Rede: Qual é o estilo do jogador grego?

Leandro Salino: São jogadores mais bravos, muito nervosos e são poucos a aceitar críticas. O Marco Silva falava muito com os gregos para eles obedecerem taticamente e jogarem coletivamente.

Bola na Rede: Marco Silva era muito diferente dos outros treinadores que tiveste?

Leandro Salino: O Vítor Pereira era mais explosivo, gostava de ligações mais diretas. O Marco Silva gostava de um jogo mais coletivo e mais próximo. O Míchel gostava de um futebol de toque, gostava que a equipa não perdesse a bola de maneira nenhuma. São treinadores com estilos de trabalho diferentes, mas todos muito bons.

Bola na Rede: Chegaste a cruzar-te com o Tsimikas, que foi agora para o Liverpool. Que opinião tens dele?

Leandro Salino: Na minha época, ele já era muito bom. Ele tinha um potencial muito grande mesmo. Fiquei muito feliz quando o vi a jogar no Olympiacos na última época, fazendo grandes jogos, inclusivamente, contra o Arsenal. É um grande lateral. Tem um futuro enorme. 

Francisco Grácio Martins
Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

Subscreve!

Artigos Populares

Stephen Eustáquio festeja 150 jogos pelo FC Porto e garante: «É um motivo de grande orgulho para mim fazer 150 jogos por um clube...

O duelo da Europa League frente ao Nice marcou um momento especial na carreira de Stephen Eustáquio, o médio completou 150 jogos pelo FC Porto e não escondeu o orgulho pela marca atingida.

Médio sueco está a caminho do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora prepara-se para fechar mais um reforço de inverno, desta vez com Kevin Jansson, médio sueco.

Stephen Eustáquio já pensa no futuro e está a tirar o curso de treinador

Mesmo com muitos anos pela frente como jogador, Stephen Eustáquio já começou a preparar o futuro e está integrado no Curso de Treinador Grau 2 da AF Porto.

Rennes vence Metz e salta para o 4.º lugar da Ligue 1

O Rennes somou a quarta vitória seguida ao bater o Metz por 1-0 fora de casa, ultrapassando provisoriamente o Lyon de Paulo Fonseca na tabela.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva não esconde objetivo: «Há o sonho de trazermos o primeiro Mundial para Portugal»

Bernardo Silva quer ganhar o Mundial 2026 com Portugal. Médio português olha para torneio, que decorrerá no próximo verão.

RB Leipzig com Conrad Harder a titular tropeça frente Borussia Monchengladbach e não vai além do nulo

Conrad Harder voltou à titularidade, mas o RB Leipzig ficou-se por um empate sem golos na visita ao Borussia Monchengladbach, na abertura da 12.ª jornada da Bundesliga.

Vitória SC abre jornada 12 da Primeira Liga com goleada de 4-0

O Vitória SC goleou em casa o AVS SAD por 4-0 e conquistou assim os três pontos. Jornada 12 da Primeira Liga está aberta.