«Estou a mostrar que já poderia estar há mais tempo na Primeira Liga» – Entrevista BnR com Rafael Barbosa

    – Beirão de alma e coração –

    «Estou a mostrar que já poderia estar há mais tempo na 1ª Liga»

     

    Bola na Rede: Como surge a tua ida para Tondela?

    Rafael Barbosa: Tinha feito uma época positiva no Estoril. Nesse ano, já tinha havido uma abordagem ou outra e algum interesse. Na altura, não surgiu. Este ano, falámos outra vez. Tive outras abordagens, mas eu e o meu empresário decidimos que o melhor era o Tondela pelo projeto que tinha para mim. Foi uma aposta acertada.

    Bola na Rede: É a tua primeira experiência de forma consistente na Primeira Liga. Que balanço fazes até agora?

    Rafael Barbosa: Para mim, é como se fosse o primeiro ano. Tem sido bastante positiva. Tive uma fase em que acabei por ter uma lesão, uma rutura muscular, e, logo de seguida, covid. Isso afetou-me imenso a nível físico. Não consegui voltar logo como queria e, depois, psicologicamente, fui abaixo. Queria voltar rápido à forma em que estava antes. Acabou por me abalar. Agora, no final de época, estou a voltar à minha melhor forma. Tem sido muito positivo para mim, porque estou a mostrar o meu valor. Acho que estou a mostrar que já poderia estar há mais tempo na Primeira LigaO caminho foi assim que foi feito. Estou muito grato ao Tondela por me ter dado a mão.

    Bola na Rede: As tuas experiências mais recentes foram em clubes que lutavam por lugares cimeiros e que eram dominantes. No Tondela, o objetivo é a manutenção. A experiência que tiveste de lutar por não descer no Sporting B ajudou-te na adaptação?

    Rafael Barbosa: São contextos totalmente diferentes, porque aqui tens uma exigência muito diferente. Mas sim, de certa forma fez-me ver tudo o que passei no Sporting. Descemos de divisão e não queria voltar a ter essa sensação. Nesta nossa equipa, temos jogadores muito experientes, que desde cedo nos abriram os olhos para isso. Acho que está a correr muito bem, estamos muito perto do nosso objetivo principal, mas nada está garantido, porque o campeonato está muito equilibrado. A qualquer momento, a equipa de baixo ganha a uma equipa de meio da tabela. Ainda ninguém deitou a toalha ao chão. Só quando matematicamente estiver garantido é que podemos estar mais descansados.

    Bola na Rede: De facto, estão numa posição bastante tranquila na tabela. Só uma série de resultados negativos é que vos poderia empurrar cá para baixo. No entanto, uma série de resultados positivos também vos pode catapultar para um lugar ainda mais ambicioso. Qual será a abordagem à reta final do campeonato?

    Rafael Barbosa: A abordagem é chegar ao próximo jogo e ganhar e vir o próximo e ganhar e fazer uma boa pontuação e, se possível, bater o recorde de pontos e classificação que o Tondela já fez na Primeira Liga, mas o principal objetivo é a manutenção. Vamos viver jogo a jogo até estar matematicamente garantido.

    Bola na Rede: Já se fala de Conference League em Tondela?

    Rafael Barbosa: Falamos por alto. Temos que pensar primeiro em garantir a manutenção. Se garantirmos a manutenção significa que estamos a ganhar jogos e ao ganharmos jogos significa que estamos também mais perto de outros objetivos. O foco não é esse.

    Bola na Rede: Qual é a tua opinião sobre o mister Pako Ayestarán?

    Rafael Barbosa: É um treinador bastante conhecido. Já tinha estado em Portugal, em Espanha, no Valência, no México, em Israel… É um treinador com bastante historial. A ideia que temos dele é que… Não posso falar mal do meu treinador, não é? [risos] É um bom treinador. Percebe os momentos do jogo. Tem feito as escolhas dele, que eu acho que têm sido boas. Fisicamente, puxa por nós, o que é muito bom, porque nesta fase final da época estamos mais preparados para o que aí vem.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Sporting define preço para vender Paulinho

    O Sporting está disposto a vender Paulinho no mercado...

    Petit oficializado como novo treinador do Cuiabá

    Petit foi apresentado como novo treinador do Cuiabá. Técnico...
    Francisco Grácio Martins
    Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
    Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.