«Tínhamos um país inteiro à volta do aeroporto» – Entrevista José Bizarro

- Advertisement -

cab reportagem bola na rede

O nome de José Bizarro não é indiferente a muitos dos adeptos de futebol portugueses, sobretudo os que viveram o final da década de 80 e inícios de 90, que se recordam das exibições do guarda-redes que manteve um sonho que se manteve real – o Mundial de Sub20 de 1989.

Em Ríade, na Arábia Saudita, ao lado de nomes como os de João Vieira Pinto, Paulo Sousa ou Fernando Couto, membros honorários da Geração de Ouro, conquistou um dos primeiros troféus (e aquele que mais impacto teve, até então) das seleções lusas.

Na guarda da baliza nacional, deu um contributo enorme para que o tal sonho fosse posível, mantendo-a inviolada em 5 dos 6 jogos (totalista) que disputou.

Bizarro, em cima, à esquerda, foi fundamental para a conquista do Mundial de Sub20 Fonte: FB de José Bizarro
Bizarro, na primeira fila, à direita, foi fundamental para a conquista do Mundial de Sub20
Fonte: FB de José Bizarro

A carreira do miúdo, com formação dividida entre Leixões, FC Porto e Benfica não conheceu, porém uma trajectória condizente com a façanha conseguida ao serviço dos sub20.

Depois do Mundial, deixou o Benfica e passou por Leixões, Louletano e Ovarense até chegar ao Marítimo, onde deixou uma marca vincada durante 5 épocas, antes de rumar a Espanha. Esteve três temporadas no país vizinho até vir terminar a carreira em Portugal, ao serviço do Maia.

Um percruso destes aguçou, claro, a curiosidade do Bola na Rede, que convidou José Bizarro para uma entrevista à qual, o agora técnico do Coimbrões, gentilmente, acedeu.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ricardo Quaresma arrasa exibições de Portugal no Mundial 2026: «A Seleção precisa de vir um treinador que entenda disto»

Ricardo Quaresma criticou a atitude e o rendimento da seleção no Mundial 2026. O antigo internacional pede um novo selecionador.

Luís Montenegro elogia prestação de Portugal no Mundial: «Estivemos ao nível dos melhores, acabámos por não vencer este jogo»

Luís Montenegro elogiou o percurso da seleção no Mundial. O primeiro-ministro falou também sobre Cristiano Ronaldo.

Nélson Semedo e eliminação frente a Espanha: «Se calhar podíamos fazer um pouco mais, mas num balanço geral acho que estivemos bem»

Nélson Semedo analisou a eliminação de Portugal frente à Espanha no Mundial. O lateral deixou também um agradecimento a Roberto Martínez.

As 6 razões para o insucesso de Portugal | Diário do Mundial 2026 #26

Portugal está fora do Mundial 2026 depois de perder com a Espanha, pondo fim a uma participação insuficiente. A Bélgica venceu os EUA... e Donald Trump.

PUB

Mais Artigos Populares

Donald Trump vai ter de arranjar novas artimanhas: Bélgica vinga-se com goleada e elimina EUA do Mundial 2026

Depois de toda a polémica, nada funcionou aos EUA. A Bélgica superiorizou-se em campo e venceu a seleção anfitriã para seguir para os quartos de final do Mundial 2026.

Todas as transmissões televisivas: onde ver os jogos dos oitavos de final do Mundial 2026 esta terça-feira, 7 de julho?

Vão ser jogados os últimos jogos dos oitavos de final do Mundial 2026. Sabe onde ver os jogos da noite desta terça-feira, 7 de julho.

Seleção chega a Portugal de madrugada depois da eliminação precoce do Mundial 2026: eis os horários do regresso da comitiva

Já são conhecidos os horários do regresso da seleção a Portugal. Comitiva lusa pernoitará nos EUA e depois voltará a solo nacional.