«Tínhamos um país inteiro à volta do aeroporto» – Entrevista José Bizarro

- Advertisement -

cab reportagem bola na rede

O nome de José Bizarro não é indiferente a muitos dos adeptos de futebol portugueses, sobretudo os que viveram o final da década de 80 e inícios de 90, que se recordam das exibições do guarda-redes que manteve um sonho que se manteve real – o Mundial de Sub20 de 1989.

Em Ríade, na Arábia Saudita, ao lado de nomes como os de João Vieira Pinto, Paulo Sousa ou Fernando Couto, membros honorários da Geração de Ouro, conquistou um dos primeiros troféus (e aquele que mais impacto teve, até então) das seleções lusas.

Na guarda da baliza nacional, deu um contributo enorme para que o tal sonho fosse posível, mantendo-a inviolada em 5 dos 6 jogos (totalista) que disputou.

Bizarro, em cima, à esquerda, foi fundamental para a conquista do Mundial de Sub20 Fonte: FB de José Bizarro
Bizarro, na primeira fila, à direita, foi fundamental para a conquista do Mundial de Sub20
Fonte: FB de José Bizarro

A carreira do miúdo, com formação dividida entre Leixões, FC Porto e Benfica não conheceu, porém uma trajectória condizente com a façanha conseguida ao serviço dos sub20.

Depois do Mundial, deixou o Benfica e passou por Leixões, Louletano e Ovarense até chegar ao Marítimo, onde deixou uma marca vincada durante 5 épocas, antes de rumar a Espanha. Esteve três temporadas no país vizinho até vir terminar a carreira em Portugal, ao serviço do Maia.

Um percruso destes aguçou, claro, a curiosidade do Bola na Rede, que convidou José Bizarro para uma entrevista à qual, o agora técnico do Coimbrões, gentilmente, acedeu.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Franclim Carvalho e a vitória do Botafogo: «Fizemos 3 golos e tínhamos obrigação de fazer mais»

Franclim Carvalho reagiu à vitória do Botafogo frente ao Independiente Petrolero na Taça Sul-Americana. Equipa brasileira ganhou por 3-0.

4 anos depois: Zamalek volta a ser campeão do Egito

O Zamalek conquistou a Liga do Egito pela 15.ª vez. Vitória em casa frente ao Cleopatra por 1-0 confirmou o título para a equipa.

Unai Emery | O mestre das finais da Europa League

Numa final da Europa League marcada pela ambição de conquistar um troféu europeu, Aston Villa e Friburgo protagonizaram um duelo intenso.

Tondela: futuro indefinido no banco para 2026/27

O Tondela foi despromovido à Segunda Liga, mas não está completamente descartado que Gonçalo Feio se mantenha no cargo de treinador.

PUB

Mais Artigos Populares

Paul Pogba sobre José Mourinho: «É uma boa pessoa, faz-te sentir confortável, mas se sente que lhe queres passar por cima…»

Paul Pogba falou sobre José Mourinho. Médio do AS Monaco foi treinado pelo português quando estava no Manchester United.

Presidente da FIFA deixa mensagem para Cristiano Ronaldo: «Um feito incrível de um jogador inspirador»

Gianni Infantino, presidente da FIFA, fez uma publicação com mensagem para Cristiano Ronaldo. Avançado vai para o seu sexto Mundial.

Mohamed Salah presente: Egito revela os convocados para o Mundial 2026

Já é conhecida a lista de convocados do Egito para o Mundial 2026. Mohamed Salah, sem surpresas, está entre os eleitos para a prova.