Conferência – Direito Desportivo e Comunicação: Um Diálogo necessário

    Em declarações exclusivas ao Bola na Rede, já depois da conferência, Manuel Queiroz voltou a abordar o caso Slimani e disse que “a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) é hoje, no sistema de futebol português, a única instituição que é rica, muito mais do que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP)”, o que lhe dá todo o poder. Ainda assim, defende que “o conselho de disciplina não funciona bem”. E falou também do Football Leaks, que, na sua opinião, “tem feito um serviço público assinalável, provocando a aquiescência daquilo que é a verdade” e, embora não considere indiferente os métodos para chegar à verdade, também não vê “plasmadas grandes ilegalidades” no Football Leaks – simplesmente “são formas de fazer as coisas de que nem as pessoas no meio tinham conhecimento”.

    Rute Sousa Vasco e Manuel Queiroz
    Rute Sousa Vasco e Manuel Queiroz

    Rute Sousa Vasco, directora de conteúdos e media do SAPO, destacou a relevância do desporto no conjunto dos conteúdos de media produzidos em Portugal. Em todo o universo SAPO – que inclui, entre outros, todos os órgãos do grupo Impresa -, os conteúdos relacionados com desporto ocupam um terço das visualizações (cerca de 5 milhões de page views por dia, 150 milhões por mês) e são claramente o tema que gera mais interactividade com os leitores (comentários e partilhas). Esta realidade, sedutora para os produtores de media, levanta alguns problemas, como a dificuldade de moderação dos comentários e a necessidade de não ceder à tentação de centrar a linha editorial em conteúdos que correspondam ao interesse público e não ao interesse do público. Exemplo? A notícia sobre a casa que Jesus comprou depois de se mudar para o Sporting obteve cerca de 50 mil page views numa hora, o que corresponde a um número superior às vendas de todos os jornais em Portugal, à excepção do Correio da Manhã. Além disso, salientou a impossibilidade de controlar a partilha de imagens e de vídeos ilegais, falou da falta de recursos no jornalismo (e deu o caso do seu filho de 18 anos que soube de notícias relacionadas com o Sporting através de um grupo de sócios no WhatsApp antes de qualquer jornalista) e deixou uma pergunta interessante: “é legal as operadoras terem conteúdos exclusivos nas suas boxes, em vez de ter canais exclusivos – por exemplo, ter o Mourinho a comentar em exclusivo na box um jogo que está a ser transmitido num canal que todas passam?”.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.