Fórum do Treinador 2016: Os Portugueses Lá Fora e o Contexto Selecção

- Advertisement -

De acordo com Cruijff, há dois princípios básicos que o treinador deve ter sempre em mente: observar antes de intervir (um dos exercícios mais úteis é dar-lhes uma bola e ver o que fazem, o chamado jogo espontâneo) e mudar continuamente o ambiente aos jogadores, dando-lhes desafios diferentes a cada treino.

Não é por acaso que no Ajax há um intercâmbio constante entre escalões, existindo muita comunicação entre os treinadores. Os mais novos, quando jogam com os mais velhos, querem provar que têm tanto talento como eles, e os mais velhos sentem a pressão mental de não quererem ser inferiores aos mais novos, sobressaindo a capacidade de liderança. Ao nível do treino, Cruijff reinventou alguns exercícios comuns. Um deles, que consistia na aproximação de um terceiro ou quarto homem, passou a ser feito com a bola na mão e não no pé, para promover a visão periférica por parte dos jogadores.

Ninguém joga sozinho e, apesar de o foco deste modelo estar no individual, é preciso perceber as necessidades dos companheiros. Como tal, Cruijff julga que os jogadores devem experimentar variadas posições no seu processo de desenvolvimento, sobretudo para sentirem as dificuldades que os colegas têm. Ainda assim, não são raros os casos de jogadores que se redescobriram, como Riechedly Bazoer, que começou como central e agora se fixou como médio. É uma das maiores promessas do actual plantel do Ajax.

Este tipo de alteração na rotina do jogador evita a mecanização e promove a criatividade e o desenvolvimento de competências que a sua posição original não exige. Mais do que tudo, é preciso surpreender o jogador, desafiá-lo. Levá-lo para a rua, onde o piso é diferente, obriga-o a adaptar-se a uma nova superfície e a ter diferentes estímulos ao nível do equilíbrio (se cair vai aleijar-se) e do controlo de bola.

Confere aqui a reportagem sobre a palestra de Ruben Jongkind no Fórum do Treinador do ano passado, que reflecte sobre a adequabilidade deste modelo aos clubes portugueses.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Renato Nhaga apontado a dois gigantes do futebol da Turquia

O Galatasaray e o Trabzonspor estão de olho na contratação de Renato Nhaga. O médio guineense de 18 anos está ao serviço do Casa Pia.

AC Milan pode fechar reforço sonante no fecho do mercado para o ataque

O AC Milan está a tentar contratar Jean-Philippe Mateta. O avançado internacional francês está a pressionar para deixar o Crystal Palace.

Vitória SC regressa às vitórias na Primeira Liga com triunfo frente ao Moreirense

Na abertura da 20.ª jornada da Primeira Liga, um golo de pénalti decidiu o triunfo do Vitória SC frente ao Moreirense por 1-0.

Roberto De Zerbi afasta rumores e garante que fica no Olympique Marselha: «Acho que tenho força para ficar aqui mais cinco ou seis anos»

Roberto De Zerbi garantiu que vai continuar ao serviço do Olympique Marselha. O técnico italiano afastou os rumores que o apontavam à saída da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Prossegue a polémica: Karim Benzema pede novamente para ficar fora do jogo do Al Ittihad de Sérgio Conceição

Karim Benzema vai ficar fora do próximo jogo do Al Ittihad. O avançado internacional francês pediu para não jogar pela segunda vez consecutiva.

Ainda o FC Porto x Rangers: Comunicado oficial sobre incidentes no Dragão

O Rangers emitiu comunicado oficial relativo ao duelo com o FC Porto na Europa League. Dragões venceram o jogo por 3-1.

Yassir Zabiri acerta termos de contrato com o Rennes mas Famalicão pede 17 milhões de euros

O Famalicão estabeleceu o valor de Yassir Zabiri nos 17 milhões de euros, numa altura em que o avançado já acertou termos de contrato com o Rennes.