📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fórum do Treinador 2016: Os Portugueses Lá Fora e o Contexto Selecção

- Advertisement -

De acordo com Cruijff, há dois princípios básicos que o treinador deve ter sempre em mente: observar antes de intervir (um dos exercícios mais úteis é dar-lhes uma bola e ver o que fazem, o chamado jogo espontâneo) e mudar continuamente o ambiente aos jogadores, dando-lhes desafios diferentes a cada treino.

Não é por acaso que no Ajax há um intercâmbio constante entre escalões, existindo muita comunicação entre os treinadores. Os mais novos, quando jogam com os mais velhos, querem provar que têm tanto talento como eles, e os mais velhos sentem a pressão mental de não quererem ser inferiores aos mais novos, sobressaindo a capacidade de liderança. Ao nível do treino, Cruijff reinventou alguns exercícios comuns. Um deles, que consistia na aproximação de um terceiro ou quarto homem, passou a ser feito com a bola na mão e não no pé, para promover a visão periférica por parte dos jogadores.

Ninguém joga sozinho e, apesar de o foco deste modelo estar no individual, é preciso perceber as necessidades dos companheiros. Como tal, Cruijff julga que os jogadores devem experimentar variadas posições no seu processo de desenvolvimento, sobretudo para sentirem as dificuldades que os colegas têm. Ainda assim, não são raros os casos de jogadores que se redescobriram, como Riechedly Bazoer, que começou como central e agora se fixou como médio. É uma das maiores promessas do actual plantel do Ajax.

Este tipo de alteração na rotina do jogador evita a mecanização e promove a criatividade e o desenvolvimento de competências que a sua posição original não exige. Mais do que tudo, é preciso surpreender o jogador, desafiá-lo. Levá-lo para a rua, onde o piso é diferente, obriga-o a adaptar-se a uma nova superfície e a ter diferentes estímulos ao nível do equilíbrio (se cair vai aleijar-se) e do controlo de bola.

Confere aqui a reportagem sobre a palestra de Ruben Jongkind no Fórum do Treinador do ano passado, que reflecte sobre a adequabilidade deste modelo aos clubes portugueses.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.