«O Clube lá da Terra»: AD Marco 09

    «O nosso maior desejo como direção é que o Marco volte, pelo menos, ao Campeonato de Portugal»

    Na próxima época o Marco 09 fica a um passo do campeonato nacional. As portas estão abertas a investidores?

    EF: Claro, eu posso garantir que desde a última época nós já tivemos cerca de duas ou três propostas nesse sentido, inclusive, propostas de grupos de empresários para tentar formar uma SAD. O Marco acaba por ser um clube apetecível, pois tem infraestruturas que não se veem em quase clube nenhum do país. Há clubes na Primeira Liga que que não têm as condições que nós temos. No próximo ano ao disputarmos a Divisão Elite Pro-Nacional da AF Porto o Marco 09 vai tornar-se ainda mais apetecível. No entanto, tenho de realçar que o Marco 09, neste momento, é um clube que é dos sócios. São eles que mandam no clube e seja qual for o projeto que possa existir, tudo passará pela mão dos sócios.

    O Marco 09 conta com infraestruturas que competem com algumas equipas da Primeira e Segunda Liga
    Fonte: Luís Barros/Bola na Rede

    BnR: Reaver o antigo nome do clube é um objetivo desta direção como já referiu. Trata-te de um sonho impossível?

    EF: Uma das nossas propostas quando entrámos aqui era que o clube voltasse a ter o nome de “Futebol Clube do Marco”. Nunca poderemos separar o AD Marco 09 do FC Marco porque no fundo é um clube só. Infelizmente, neste momento, não podemos utilizar o nome por questões burocráticas, mas estamos a trabalhar nisso e temos mesmo pessoas ligadas à área das finanças e advocacia para trazer o nome de volta. Isso é um sonho que não é impossível. É difícil, mas em breve poderá ser concretizado.

    BnR: Já pensa na recandidatura à presidência?

    EF: Não, ainda não pensei nisso. Ainda temos a próxima época desportiva e tudo vai depender do desenrolar da mesma. Se você me perguntasse hoje –  “Você abandonava o Marco?”-  Eu dizia que não. Gosto daquilo que faço. Adoro o clube, adoro a cidade e principalmente os atletas e os sócios. Tenho mais um ano de mandato, vamos ver como desenrola a próxima época e independente do que acontecer na Divisão de Elite, estaremos cá no final da época e depois decidimos.

    Eduardo Filipe soma três subidas de divisão consecutivas em três anos na direção do clube
    Fonte: Luís Barros/Bola na Rede

    BnR: O objetivo é voltar ao topo dos campeonatos nacionais?

    EF: O nosso objetivo era, pelo menos, chegar à Divisão Elite Pro-Nacional quando entramos aqui. Queríamos subir três vezes consecutivas para chegar à Divisão de Elite e graças a Deus conseguimos com muito trabalho e esforço. O nosso maior desejo como direção é que o Marco volte, pelo menos, ao Campeonato de Portugal. No próximo ano eu acho que é um ano de pensarmos e de tentarmos conhecer a Divisão de Elite, formando uma equipa boa para sermos competitivos, como é óbvio. O objetivo é fazer uma primeira época tranquila e depois tentar um voo que é o que o Marco precisa.

    BnR: Este ano o A.D Marco 09 celebra 10 anos de existência. Os Marcoenses podem contar com uma celebração especial?

    EF: Ainda não temos nada programado nesse sentido. É um ano bom para o clube em todos os sentidos, não só pelos dez anos, mas também pela subida de divisão. Temos em mente fazer algum tipo de comemoração para aproximar o clube das pessoas, não só fazer festa por fazer festa, mas também para homenagear o clube em si. Independentemente de estarmos associados ao o Futebol Clube do Marco, nunca é iniciar um clube e em dez anos já estar próximo de um campeonato nacional.

    O AD Marco 09 estará sempre historicamente ligado ao FC Marco
    Fonte: Luís Barros/Bola na Rede

    BnR: Qual é o segredo para todo este sucesso?

    EF: Eu acho que é trabalhar. Aqui não há diretores de “pastinha e gravatinha”, aqui é pessoal de trabalho, é pessoal que acorda cedo, vêm abrir os portões, abastecer as carrinhas, lavar os balneários… é uma direção de trabalho. E eu acho que esse trabalho, esta humildade que a direção tem, é que faz com que o sucesso depois seja mais fácil. É muito fácil vermos presidentes que passam a vida em camarotes, em festas da AF Porto, da Federação Portuguesa de Futebol… e aqui não há nada disso, aqui todos trabalhamos por amor. Esse é o segredo, o trabalho.

    Foto de Capa: Luís Barros/Bola na Rede

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tiago Moura
    Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
    Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.