O imbróglio açoriano na subida ao Campeonato de Portugal Prio

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

O Sport Clube Lusitânia é um dos clubes mais importantes dos Açores, e em especial da ilha Terceira. A delegação número 14 do Sporting Clube de Portugal, fundada em 1922, em Angra do Heroísmo, tem vindo a passar, nos últimos anos, por sérias dificuldades financeiras, que têm dificultado a vida a um clube que tem por objetivo disputar as competições nacionais do nosso futebol.

Esta temporada, a sua terceira consecutiva nas divisões distritais açorianas, depois de ter descido em 2012/2013, o Lusitânia venceu a edição 2015/2016 da Liga MEO Açores, conquistando, por isso, o direito de disputar o Campeonato de Portugal Prio na próxima época. Isto se o único fator em causa fosse o desempenho desportivo dentro das quatro linhas, o que não é o caso.

A legislação aplicada pela Direção Regional do Turismo do Governo dos Açores diz que são apoiadas financeiramente pela região apenas quatro equipas no CPP, ao abrigo dos contratos de promoção da região. Atualmente, na prova, anteriormente conhecida como Campeonato Nacional de Seniores (CNS), estão exatamente quatro conjuntos açorianos, sendo que todos eles já garantiram a manutenção: o Operário e o Sporting Ideal, ambos de São Miguel, são os dois primeiros classificados da fase de manutenção da Série E, tendo assegurado a permanência na prova, ao passo que os emblemas terceirenses, Angrense e Praiense, jogam a fase de subida da Zona Sul, ainda que nenhum tenha hipóteses de subir à Ledman LigaPro (II Liga).

O Lusitânia conquistou a edição 2015/2016 da Liga MEO Açores Fonte: SC Lusitânia
O Lusitânia conquistou a edição 2015/2016 da Liga MEO Açores
Fonte: SC Lusitânia

Há poucas semanas, havia ainda a possibilidade de o Santa Clara descer da segunda divisão, juntando-se aos seus conterrâneos no Campeonato de Portugal Prio, mas o conjunto micaelense já garantiu a manutenção. Desta forma, as quatro “vagas” açorianas no CPP da próxima temporada – que surgem por imposição do Governo Regional e não da Federação Portuguesa de Futebol – estão já preenchidas.

Gonçalo Tristão Santos
Gonçalo Tristão Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo tem um gosto tremendo pela escrita e pela atualidade desportiva. Deixa para a lenda do futebol britânico Bill Shankly a árdua tarefa de descrever a paixão que nutre pelo desporto rei: “Algumas pessoas acreditam que o futebol é uma questão de vida ou de morte. Estou muito desiludido com essa atitude. Garanto que é muito, muito mais do que isso”.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Varzim leva a melhor sobre o Amarante, Belenenses e Trofense empatam

O Varzim recebeu e venceu o Amarante por duas bolas a uma, num encontro a contar para a primeira jornada da zona de promoção da Liga 3.

Michael Carrick garante que nada mudou no Manchester United e atira: «Não me estou a deixar levar pelo entusiasmo»

Michael Carrick elogiou a equipa e não quis alimentar euforias, após a vitória do Manchester United frente ao Tottenham, para a Premier League.

Portugal x Espanha conta com presença especial nas bancadas

Zicky Té encontra-se em Liubliana, de maneira a assistir à partida entre Portugal e Espanha, a final do Euro Futsal 2026.

Bruno Fernandes rendido a Michael Carrick após nova vitória do Manchester United: «Ele sabe o que significa para este clube vencer»

Bruno Fernandes deixou muitos elogios para Michael Carrick, após a vitória do Manchester United frente ao Tottenham, para a Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Rasmus Hojlund bisa e decide na vitória do Nápoles diante do Genoa

O Nápoles sofreu mas venceu o Genoa por 3-2, num jogo decidido pelo bis de Rasmus Hojlund. O dinamarquês converteu um penálti aos 90+5' que decidiu o jogo.

Mikel Arteta elogia Viktor Gyokeres: «Está a mostrar consistência todos os dias»

Mikel Arteta deixou elogios a Viktor Gyokeres. O avançado sueco marcou dois golos na vitória do Arsenal frente ao Sunderland por 3-0.

Girona é forçado a contratar 4.º guarda-redes e opta por Ruben Blanco

Com a saída de Dominik Livakovic e a lesão imediata de Marc-André ter Stegen, o Girona optou por Rubén Blanco para completar o plantel de Míchel.