O imbróglio açoriano na subida ao Campeonato de Portugal Prio

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

O Sport Clube Lusitânia é um dos clubes mais importantes dos Açores, e em especial da ilha Terceira. A delegação número 14 do Sporting Clube de Portugal, fundada em 1922, em Angra do Heroísmo, tem vindo a passar, nos últimos anos, por sérias dificuldades financeiras, que têm dificultado a vida a um clube que tem por objetivo disputar as competições nacionais do nosso futebol.

Esta temporada, a sua terceira consecutiva nas divisões distritais açorianas, depois de ter descido em 2012/2013, o Lusitânia venceu a edição 2015/2016 da Liga MEO Açores, conquistando, por isso, o direito de disputar o Campeonato de Portugal Prio na próxima época. Isto se o único fator em causa fosse o desempenho desportivo dentro das quatro linhas, o que não é o caso.

A legislação aplicada pela Direção Regional do Turismo do Governo dos Açores diz que são apoiadas financeiramente pela região apenas quatro equipas no CPP, ao abrigo dos contratos de promoção da região. Atualmente, na prova, anteriormente conhecida como Campeonato Nacional de Seniores (CNS), estão exatamente quatro conjuntos açorianos, sendo que todos eles já garantiram a manutenção: o Operário e o Sporting Ideal, ambos de São Miguel, são os dois primeiros classificados da fase de manutenção da Série E, tendo assegurado a permanência na prova, ao passo que os emblemas terceirenses, Angrense e Praiense, jogam a fase de subida da Zona Sul, ainda que nenhum tenha hipóteses de subir à Ledman LigaPro (II Liga).

O Lusitânia conquistou a edição 2015/2016 da Liga MEO Açores Fonte: SC Lusitânia
O Lusitânia conquistou a edição 2015/2016 da Liga MEO Açores
Fonte: SC Lusitânia

Há poucas semanas, havia ainda a possibilidade de o Santa Clara descer da segunda divisão, juntando-se aos seus conterrâneos no Campeonato de Portugal Prio, mas o conjunto micaelense já garantiu a manutenção. Desta forma, as quatro “vagas” açorianas no CPP da próxima temporada – que surgem por imposição do Governo Regional e não da Federação Portuguesa de Futebol – estão já preenchidas.

Gonçalo Tristão Santos
Gonçalo Tristão Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo tem um gosto tremendo pela escrita e pela atualidade desportiva. Deixa para a lenda do futebol britânico Bill Shankly a árdua tarefa de descrever a paixão que nutre pelo desporto rei: “Algumas pessoas acreditam que o futebol é uma questão de vida ou de morte. Estou muito desiludido com essa atitude. Garanto que é muito, muito mais do que isso”.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting x Casa Pia: eis os onzes iniciais para a partida da Primeira Liga

O Sporting e o Casa Pia enfrentam-se a partir das 20h15 desta sexta-feira, em jogo da 18.ª jornada da Primeira Liga.

Crystal Palace procura sucessor para Oliver Glasner: 2 treinadores da La Liga analisados

O Crystal Palace já está em busca de um novo treinador, depois de Oliver Glasner ter anunciado que vai deixar a equipa no verão.

Que decisão José Mourinho vai tomar? As opções do Benfica para o lugar de Richard Ríos

O Benfica não vai poder contar com Richard Ríos nas próximas semanas, devido a uma lesão no ombro do colombiano.

Portugal entra a vencer no Euro 2026 de Andebol

Portugal bateu a Roménia durante a tarde desta sexta-feira, num encontro da primeira jornada da fase de grupos do Euro 2026 de Andebol.

PUB

Mais Artigos Populares

Braga perto de fechar médio ex-Rio Ave por 6 milhões de euros

Demir Tiknaz é o grande alvo do Braga no presente mercado de transferências. O jogador representa o Besiktas e já passou pelo Rio Ave.

Eis a data da possível (re)estreia de Rafa Silva pelo Benfica

Rafa Silva está a um passo de voltar a ser jogador do Benfica. Já existe acordo entre os encarnados e o Besiktas por cinco milhões de euros.

Rafa Silva mais perto de regressar ao Benfica: eis quanto as estão dispostas a pagar

O Benfica já tem acordo com o Besiktas para o regresso de Rafa Silva. Pacote de 5 milhões de euros + 2 milhões de euros em variáveis.