📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Torneio Internacional Vila de Ponte de Lima 2019 – Dia 1

- Advertisement -

O Torneio Internacional Vila de Ponte de Lima vê disputada neste fim de semana a sua nona edição. À semelhança dos anos anteriores, a Associação Desportiva “Os Limianos” traz dos melhores emblemas nacionais e internacionais até à vila mais antiga de Portugal para uma prova destinada aos sub-12.

A edição de 2019 está colorida pelas cores de SL Benfica, FC Porto, AD Limianos e Academia de Futebol Internacional de Guiné-Bissau no grupo A e pelas cores de SC Braga, Sporting CP, Vitória SC e Escola de Fútbol Denis Suárez no grupo B. Para além da equipa da casa, dos habituais “três grandes” e dos rivais do Minho, a surpresa do torneio recaiu nas confirmações da escola com o nome e cara da estrela espanhola do FC Barcelona e da Academia africana fundada por Wilson Pereira Batista.

O primeiro jogo da manhã opôs os encarnados à equipa da casa. Apontadas como favoritas, pelo histórico na competição e pela vitória no ano passado, as águias impuseram-se sem dificuldade com três golos sem resposta, fruto do bis de Geovany Quenda e de um golo de Rui Silva.

O jogo que se seguiu foi um verdadeiro mini derby do Minho. SC Braga e Vitória SC disputaram uma partida com tudo o que tinha direito; golos, emoção e muita raça à mistura. Os Conquistadores apoiaram-se numa eficácia invejável e golearam por 5-2, com golos de Afonso Meireles, Hugo Costa e um hat-trick de Rodrigo Monteiro. Para os bracarenses faturaram Leonardo Ferreira e Afonso Guimarães.

No entanto, a surpresa estava no terceiro jogo. FC Porto e Academia de Guiné-Bissau mediram forças num jogo bem disputado, com oportunidades desperdiçadas de parte a parte e uma divisão de pontos sem golos no final. Na retina ficou desde logo a qualidade da posse dos guineenses; paciente, precisa, progressista. Uma agradável surpresa que só foi superada pela forma como no fim agradeceram a todo o público na bancada, contagiando-o com os sorrisos de orelha a orelha e os pulos de contentamento que ostentaram até aos balneários.

Ainda antes da pausa para almoço, os leões mostraram pela primeira vez o seu futebol perante uma incógnita Escola de Fútbol Denis Suárez. Os espanhóis mostraram-se empenhados e lutadores, conservando a derrota pela margem mínima até ao intervalo, mas nada puderam fazer na segunda metade perante um Sporting CP demasiado entrosado e eficaz (4-0). Marcaram Eduardo Costa, Cloaldo Cofite e Afonso Santos bisou.

O Clássico foi demasiado desnivelado, favorável às jovens águias
Fonte: Ricardo Brito

O primeiro jogo da tarde apresentou um Clássico entre águias e dragões que prometia muito. Depois de um empate no primeiro jogo, os azuis e brancos precisavam da vitória para alimentar o objetivo da fase final, enquanto as águias podiam segurar a qualificação em caso de novo triunfo. Apesar da insistência, os portistas simplesmente não tiveram arte nem engenho para dobrar os benfiquistas seguros e dominadores. Saltaram à vista as pequenas águias Enzo Barros e Eduardo Fernandes, que bisou. Marcaram ainda Geovany Quenda e André Vakulyuk (4-0).

Depois da pesada derrota, o SC Braga queria vingar e conseguiu; quem pagou a fatura foi novamente a EF Denis suárez. Num jogo entretido e indeciso até perto do final, os bracarenses Vicente Silva, Hugo Silva, Rui Silva e Afonso Guimarães, por duas vezes, deram a vitória ao clube da cidade dos arcebispos. Pablo Castro e Anton Perez ainda assustaram (5-2).

A Academia de Futebol Internacional da Guiné-Bissau voltou a subir ao relvado, desta vez para enfrentrar os Infantis da casa. Com resposta à altura, os guineenses só se superioriaram claramente já perto do final e venceram por 4-1. Sulemane Bari, Sérgio Cá, Ruvio Sanha e Carlitos Mané marcaram para os de Bissau, Gabriel Arantes apontou o golo limiano.

Sporting CP e Vitória SC, ambos vitoriosos no primeiro jogo, mediam forças e discutiam a liderança do grupo. Num jogo dominado na globalidade pelos vimaranenses, foram os leões quem se impôs e construíram um resultado enganador, mas justo pela eficácia; Afonso Moço, Duarte Ferreira e Afonso Santos garantiram a vitória suada (3-0).

Sporting CP e Vitória SC dominaram o grupo B
Fonte: Ricardo Brito

No jogo que podia decidir a liderança do grupo A, as águias entraram em campo pela última vez para defrontar a Academia Guiné-Bissau. O jogo revelou-se algo morno, mas compreensível pelo acumular de partidas debaixo de temperaturas elevadas. Com muita posse mas pouco perigo criado, foi de forma natural que o SL Benfica viu Sulemane Bari marcar o único golo do jogo e conquistar o primeiro lugar do grupo para os guineenses.

Num jogo igualmente calmo, e apesar de duas oportunidades claras falhadas pelos bracarenses, o Sporting CP voltou a vencer (1-0) e a alcançar o pleno; três jogos, três vitórias e primeiro lugar com a baliza trancada.

A fechar a fase de grupos, FC Porto e AD Limianos discutiram o terceiro lugar, enquanto o Vitória SC procurava garantir o segundo posto diante da EF Denis Suárez. Numa vitória tangencial graças a um pontapé “do meio da rua”, os dragões mantiveram o terceiro posto. Marcaram Manuel Teixeira e Guilherme Faria, Gabriel Arantes voltou a faturar pelos anfitriões. Sem grande dificuldade, os vimaranenses asseguraram o apuramento na segunda posição depois de baterem os espanhóis por esclarecedores 7-2. Rodrigo Monteiro voltou a assinar um hat-trick, Pedro Silva bisou e marcaram ainda Emir Costa e Afonso Meireles. Pablo Castro e Izan Vila atenuaram os estragos.

No segundo e último dia da prova, a Academia Guiné-Bissau enfrenta o Vitória SC na primeira meia-final, enquanto na outra se assistirá a um derby lisboeta. Na luta pelo quinto e sexto lugar defrontar-se-ão dragões e arsenalistas, enquanto os lugares mais baixos do torneio serão discutidos por limianos e espanhóis.

Foto de Capa: Ricardo Brito

 

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Zeki Amdouni ‘culpa’ Bruno Lage e mostra-se desiludido com o Benfica: «Não me deram a oportunidade que eu merecia»

Zeki Amdouni passou pelo Benfica na última temporada, mas não ficou em definitivo, regressando ao Burnley.

Gonçalo Moreira não pára de brilhar pelo Benfica na Youth League

Gonçalo Moreira já fez dois golos durante o encontro entre o Benfica e o Bayer Leverkusen, válido pela quarta jornada da Youth League.

Gonçalo Borges faz revelação: «Francesco Farioli não queria que saísse do FC Porto»

Gonçalo Borges trocou o FC Porto pelo Feyenoord no último mercado de transferências. Francesco Farioli queria a sua continuidade.

Imprensa de Valência lamenta ausência de Enzo Barrenechea: «A opção barata está a revelar-se muito cara»

Enzo Barrenechea esteve emprestado na última temporada ao Valência e a equipa espanhola está a sentir falta do médio.

PUB

Mais Artigos Populares

Genk | Um viveiro de talentos na Bélgica

O Genk construiu um modelo baseado no desenvolvimento de talento e na paciência nos processos, e é um dos principais viveiros da Europa.

FC Porto fez o último treino antes de viajar para os Países Baixos

O FC Porto treinou durante a manhã desta quarta-feira, horas antes de viajar para os Países Baixos, onde vai enfrentar o Utrecht.

Tudo ou nada na Luz | Benfica x Bayer Leverkusen

Do lado do Benfica, Mourinho pediu a ajuda do público, pois precisa de uma equipa mandona em casa, a controlar e a obrigar os alemães a defender