O caso de doping com Paul Pogba explicado por um médico e fisioterapeuta

    Paul Pogba acusou positivo no teste anti-doping do Udinese x Juventus. O médio francês acusou o uso de testosterona.

    O Bola na Rede conversou com o Dr. Manuel Munhoz Braz, médico e fisioterapeuta com experiência em Medicina Desportiva de alta competição, sobre o caso Paul Pogba. O médio francês acusou positivo para testosterona no controlo anti-doping pós partida do Udinese x Juventus. O Dr. Manuel Munhoz Braz explicou a situação:

    «Apesar de ser uma hormona natural e ser produzida pelo Homem, no mundo desportivo e de alta competição, pode ser usada de um modo indevido e administradas de um modo exógeno por atletas profissionais e não profissionais (ex: culturistas, halterofilistas, atletismo, futebol entre muitas outras…). Atualmente, a Agência Mundial Antidopagem considera uma das substâncias proibidas (WADA), tal como a homóloga em Portugal, (ADOP), tendo estabelecidos os limites fisiológicos, às quais se pode afirmar que não foi apenas o próprio organismo a produzir, havendo portanto administração externa (exógena) da tal hormona.
    Os efeitos desta hormona são bastante “apetecíveis” para o atleta, pois aumentam a massa muscular, aumentam a produção de glóbulos vermelhos e aumentam a produção endógena de proteínas. Tudo isto aumenta a performance e o desempenho desportivo do atleta. No entanto, quando se encontra acima dos valores de referência, apresenta efeitos secundários graves (Cardiovasculares – aumento de Enfartes do Miocárdio, AVC e Morte, problemas do Fígado, Endócrinos e na graves alterações na Saúde Mental), não sendo seguro a sua utilização, estando mesmo totalmente contra-indicada
    ».

    Sabe mais sobre o nosso projeto!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

    Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional, assim como fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e, para estares a par de tudo, não te esqueças de subscrever as notificações!

    A 28 de outubro de 2019, decidimos expandir o nosso alcance com a introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

    Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts, disponíveis nas mais diferentes plataformas e que procuram dar um pouco de tudo sobre o mundo do desporto em geral. Atualmente, temos para te oferecer os seguintes conteúdos:

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura para seres redator, comentador ou moderador, envia-nos um e-mail para [email protected]. A bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Cristiano Ronaldo multado em 2500 euros devido a gesto obsceno

    Cristiano Ronaldo foi multado depois de ter feito um...

    Expo Padel World chega a Portugal

    Chega a territórios nacionais aquela que é uma das...

    À atenção do Sporting! Atalanta goleada pelo Inter

    A Atalanta perdeu com o Inter Milão por quatro...