📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«O guarda-redes português não é devidamente valorizado» – Entrevista BnR com Ricardo Ribeiro

- Advertisement -

Guimarães, o berço do Minho, foi o anfiteatro selecionado para conversar e privar com Ricardo Ribeiro, guarda redes do Futebol Clube Paços de Ferreira. O colóquio relembrou momentos passados onde a nostalgia se sobrepôs, analisou o presente com discernimento e perspetivou o futuro com a dose adequada de cautela e espírito aventureiro. Das subidas conquistadas aos momentos mais amargos e espinhosos da carreira, a transparência foi vincada em cada resposta. Chiquinho, criativo do Moreirense, é elogiado pelo antigo colega de equipa. O Bola na Rede encarrega-se de lhe exibir a entrevista na íntegra.

Ricardo Ribeiro, atual guarda-redes do FC Paços de Ferreira
Fonte: Nélson Mota/ Bola na Rede

-Da formação à primeira subida pelo Moreirense FC-

“Diziam-me sempre que não ia conseguir ser futebolista e que me tinha de dedicar ao trabalho.”

(BnR): Durante o período de formação pensaste, em algum momento, chegares onde agora te situas?

(RR): Claro que sim, todos nós temos esse sonho. Mas nunca imaginei subir tão cedo à equipa sénior do Moreirense FC porque fiz a minha estreia com apenas 17 anos.

(BnR): O período cessou na época de 2008/2009. Até esse momento, nenhum familiar teu ou amigo próximo fez a tal pressão para a continuidade dos estudos?

(RR): Não, mas diziam sempre, quando eu saí da escola, com os meus 16 anos, para continuar. Contudo, não tinha essa vocação e não gostava, apesar de hoje me arrepender muito dessa decisão. Diziam-me sempre que não ia conseguir ser futebolista e que me tinha de dedicar ao trabalho. Mas eu tive sempre esse sonho e, quanto mais as pessoas diziam que eu não seria capaz, a minha vontade em demonstrar o contrário crescia.

Ricardo Ribeiro estreou-se no futebol sénior no Moreirense com 17 anos
Fonte: Nélson Mota/ Bola na Rede

(BnR): Fazes a estreia em Leiria, na Taça de Portugal, frente ao Pinhalnovense. Foi difícil controlar e dominar o nervosismo? Era um sonho tornado realidade?

(RR): Estava um bocado ansioso, mas acho que é normal devido à idade, era muito novo. Foi a minha primeira época como sénior. Contudo, no decorrer do jogo, fui perdendo essa ansiedade e fui considerado dos melhores em campo. Na altura, falou-se muito sobre mim nos jornais, dizendo que eu podia ser o rosto do futuro do Moreirense FC facto que, depois, se veio a confirmar.

(BnR): Sentias que os embates frente ao FC Vizela, sendo este um velho rival, faziam oscilar o orgulho da equipa consoante o resultado obtido?

(RR): Não. É claro que nesse tipo de jogos toda a gente quer jogar porque qualquer jogador ambiciona jogar um derby. Na altura ainda não jogava porque era suplente do Ricardo Andrade. Mas a motivação não era necessária porque já tínhamos em mente por ser um derby.

(BnR): O Moreirense FC joga, no término da época, o derradeiro jogo em Arouca, acabando por subir mesmo perdendo. Subir ao escalão profissional com o clube que te acompanha desde o berço tem um trago especial?

(RR): Claro que tem, é óbvio. Sou natural de Moreira de Cónegos, sempre foi o meu sonho representar o Moreirense e aliar esse sonho à subida de divisão deixou-me extremamente orgulhoso. Posso afirmar que sou das poucas pessoas a conseguir isso.

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Premier League: Pedro Neto marca com o braço e lance é invalidado

O Newcastle está a jogar contra o Chelsea na Premier League. Pedro Neto fez golo com o braço e o lance foi invalidado.

Imprensa italiana garante: Thiago Silva e FC Porto a finalizar detalhes

Thiago Silva está cada vez mais perto do FC Porto. Partes encontram-se a fechar detalhes e negócio intensifica-se.

UEFA reparte “bolo” de 9 milhões de euros por clubes que tiveram jogadoras no Euro 2025: Maior fatia portuguesa vai para o Benfica

A UEFA vai repartir 9 milhões de euros pelos clubes com jogadoras no Euro 2025 Feminino. Benfica é a equipa portuguesa que mais recebe.

Custou 30 milhões de euros em 2024 e a AS Roma já trabalha na sua saída

Artem Dovbyk está na porta de saída da AS Roma. Avançado ucraniano não entra nos planos do treinador Gian Piero Gasperini.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Tavares pode deixar Lazio e já se falam em valores

Nuno Tavares pode vir a deixar a Lazio. Emblema da Serie A quer, pelo menos, 15 milhões de euros pelo internacional português.

Onde ver o Vitória SC x Sporting da 15.ª jornada da Primeira Liga

O Vitória SC recebe o Sporting na 15.ª jornada da Primeira Liga. O encontro está marcado para dia 23 de dezembro, às 20h45.

Sporting publica vídeo de Natal: «O maior legado que deixamos são os nossos valores»

Faltam 5 dias para o Natal e o Sporting publicou um vídeo alusivo à época festiva. «O maior legado que deixamos são os nossos valores», escrevem.