«O guarda-redes português não é devidamente valorizado» – Entrevista BnR com Ricardo Ribeiro

- Advertisement -

Guimarães, o berço do Minho, foi o anfiteatro selecionado para conversar e privar com Ricardo Ribeiro, guarda redes do Futebol Clube Paços de Ferreira. O colóquio relembrou momentos passados onde a nostalgia se sobrepôs, analisou o presente com discernimento e perspetivou o futuro com a dose adequada de cautela e espírito aventureiro. Das subidas conquistadas aos momentos mais amargos e espinhosos da carreira, a transparência foi vincada em cada resposta. Chiquinho, criativo do Moreirense, é elogiado pelo antigo colega de equipa. O Bola na Rede encarrega-se de lhe exibir a entrevista na íntegra.

Ricardo Ribeiro, atual guarda-redes do FC Paços de Ferreira
Fonte: Nélson Mota/ Bola na Rede

-Da formação à primeira subida pelo Moreirense FC-

“Diziam-me sempre que não ia conseguir ser futebolista e que me tinha de dedicar ao trabalho.”

(BnR): Durante o período de formação pensaste, em algum momento, chegares onde agora te situas?

(RR): Claro que sim, todos nós temos esse sonho. Mas nunca imaginei subir tão cedo à equipa sénior do Moreirense FC porque fiz a minha estreia com apenas 17 anos.

(BnR): O período cessou na época de 2008/2009. Até esse momento, nenhum familiar teu ou amigo próximo fez a tal pressão para a continuidade dos estudos?

(RR): Não, mas diziam sempre, quando eu saí da escola, com os meus 16 anos, para continuar. Contudo, não tinha essa vocação e não gostava, apesar de hoje me arrepender muito dessa decisão. Diziam-me sempre que não ia conseguir ser futebolista e que me tinha de dedicar ao trabalho. Mas eu tive sempre esse sonho e, quanto mais as pessoas diziam que eu não seria capaz, a minha vontade em demonstrar o contrário crescia.

Ricardo Ribeiro estreou-se no futebol sénior no Moreirense com 17 anos
Fonte: Nélson Mota/ Bola na Rede

(BnR): Fazes a estreia em Leiria, na Taça de Portugal, frente ao Pinhalnovense. Foi difícil controlar e dominar o nervosismo? Era um sonho tornado realidade?

(RR): Estava um bocado ansioso, mas acho que é normal devido à idade, era muito novo. Foi a minha primeira época como sénior. Contudo, no decorrer do jogo, fui perdendo essa ansiedade e fui considerado dos melhores em campo. Na altura, falou-se muito sobre mim nos jornais, dizendo que eu podia ser o rosto do futuro do Moreirense FC facto que, depois, se veio a confirmar.

(BnR): Sentias que os embates frente ao FC Vizela, sendo este um velho rival, faziam oscilar o orgulho da equipa consoante o resultado obtido?

(RR): Não. É claro que nesse tipo de jogos toda a gente quer jogar porque qualquer jogador ambiciona jogar um derby. Na altura ainda não jogava porque era suplente do Ricardo Andrade. Mas a motivação não era necessária porque já tínhamos em mente por ser um derby.

(BnR): O Moreirense FC joga, no término da época, o derradeiro jogo em Arouca, acabando por subir mesmo perdendo. Subir ao escalão profissional com o clube que te acompanha desde o berço tem um trago especial?

(RR): Claro que tem, é óbvio. Sou natural de Moreira de Cónegos, sempre foi o meu sonho representar o Moreirense e aliar esse sonho à subida de divisão deixou-me extremamente orgulhoso. Posso afirmar que sou das poucas pessoas a conseguir isso.

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Michael Carrick defende Diogo Dalot: «Fiquei encantado com ele na semana passada»

Michael Carrick está muito satisfeito com Diogo Dalot. Treinador do Manchester United deixa elogios ao lateral português.

Rafa Silva já fez o 1º treino no Benfica desde que regressou: eis as imagens

Rafa Silva realizou esta sexta-feira o primeiro treino do Benfica, desde que regressou. Fica com algumas imagens.

Álvaro Arbeloa reage a frase de José Mourinho: «Quando ele fala, eu ouço e analiso»

Álvaro Arbeloa reagiu às palavras de José Mourinho sobre os treinadores sem história que assumem os melhores clubes do mundo.

Vasco Seabra comenta saída de David Simão na antevisão ao Arouca x Sporting: «Foi uma decisão nossa»

Vasco Seabra projeta o Arouca x Sporting. Lobos recebem este sábado leões para a jornada 19 da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Leandro Santos troca Benfica pelo Moreirense: eis os detalhes do negócio

O Moreirense oficializou esta sexta-feira a contratação de Leandro Santos. Lateral deixa Benfica neste mercado de inverno.

Marcelo Rebelo de Sousa rejeita convite da FPF para papel de consultor no Mundial 2030

A Federação Portuguesa de Futebol convidou Marcelo Rebelo de Sousa para ser consultor no Mundial 2030, mas o Presidente da República rejeitou o convite.

Maher Carrizo desperta interesse de outros clubes para além do Benfica

O jovem extremo argentino está na mira do Benfica e tem mais três clubes interessados na sua contratação, incluindo um tubarão da Premier League.