📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A tecnologia invadiu também o desporto?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalComeçando por responder à pergunta que coloquei no título: sim, a tecnologia invadiu o desporto, ainda que esta invasão possa ser sentida mais em alguns desportos do que em outros e nos mais diversos aspetos desportivos.

Ultimamente, a tecnologia no desporto tem tido um único foco mediático, que é o da arbitragem. Com a introdução do vídeo-árbitro no futebol, muita gente olha para a entrada da tecnologia no desporto unicamente por esta vertente, mas a verdade é que a tecnologia está presente em muitos mais desportos, ultrapassando o simples jogo e constituindo-se, não só como uma ferramenta de apoio aos árbitros, mas também aos próprios treinadores, preparadores físicos e restante equipa técnica.

A revolução tecnológica que se tem feito sentir no mundo desde os finais do século passado começou também a entrar no desporto no inicio deste século – vários desportos, como o ténis e o râguebi, foram pioneiros na liberalização da tecnologia ao desporto. O ténis com a ferramenta do Hawk-Eye, que permite aos jogadores solicitar a revisão de um determinado ponto, independentemente da decisão dos juízes; e o râguebi com a introdução do vídeo-árbitro em 2001, que hoje é já uma ferramenta bem conhecida dos adeptos portugueses, mas que teve entrada no futebol apenas em 2017.

Falando no caso especifico do futebol, e arrumando desde já o lado mais conhecido, que é o da arbitragem, a tecnologia começou por entrar discretamente no futebol com o Hawk-Eye que, apesar de ter sido introduzida no ténis em 2004, no futebol apenas entrou em 2012.

O Hawk-Eye veio acabar com um erro grosseiro, mas havia ainda muitos erros grosseiros por onde olhar Fonte: Hawk-Eye Innovations
O Hawk-Eye veio acabar com um erro grosseiro, mas havia ainda muitos erros por onde olhar
Fonte: Hawk-Eye Innovations

O Hawk-Eye, no futebol, como muitos saberão, tem uma única função principal, a de acabar com a clássica dúvida – a bola entrou ou não? -, dando o alerta ao árbitro no seu relógio caso a bola tenha entrado totalmente. Esta foi a primeira grande ajuda da tecnologia aos árbitros registada no futebol, mas que não chega à grande maioria das ligas pelos seus elevados custos económicos.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo jogador do FC Porto denuncia Anadia: «Senti-me totalmente desrespeitado»

Diogo Viana lamentou nas suas redes sociais a sua passagem pelo Anadia. O ex-FC Porto afirmou ter sido desrespeitado pelo presidente e diretor-desportivo.

Kylian Mbappé ativa modo melhor do mundo e Real Madrid goleia Athletic

O Real Madrid foi ao País Basco vencer o Athletic por três bolas a zero, em jogo adiantado da 19.ª jornada da La Liga.

Alemanha acolhe Europeu Feminino de 2029

A UEFA confirmou que o Campeonato da Europa Feminino de 2029 será na Alemanha. Portugal chegou a candidatar-se, mas acabou por retirar a proposta.

Problema para resolver em janeiro? Jogador termina contrato em 2028 e continua sem entrar nos planos de Rui Borges no Sporting

Rafael Pontelo continua sem somar minutos pelo Sporting esta temporada. A saída no mercado de janeiro é um cenário provável.

PUB

Mais Artigos Populares

Há novidades importantes relacionadas com o Benfica District

O Benfica vai realizar uma Assembleia Geral Extraordinária, de maneira a discutir-se o futuro do Benfica District.

Vasco Seabra segue no comando técnico do Arouca

Vasco Seabra vai continuar no Arouca. A direção dos arouquenses entendeu que o técnico tem capacidades para atingir bons resultados.

Fábio Silva conta com interessado na Serie A (mas decisão de Ruben Amorim pode travar negócio)

Fábio Silva é um dos nomes que está a ser analisado pela AS Roma para a posição de ponta de lança. Joshua Zirkzee é a prioridade.