CF “Os Belenenses” – 100 anos, 100 histórias azuis para contar

- Advertisement -

Na altura de entrada nas bancadas do Restelo, fomos à procura de mais testemunhos e eis que encontrámos uma adepta especial: a senhora Maria Isabel Silva com os seus 76 anos.

O contacto inicial foi complicado, pois a entrevistada recusou falar com o Bola na Rede, mas, mais uma vez a insistência “deu frutos”, e a recusa inicial tornou-se em aceitação do convite para contar a sua história com o Belenenses. Sócia há 27 anos, Maria contou que “foi o meu marido que me propus para sócia” e, desde aí, a família tornou-se toda adepta do Belenenses: “A seguir a me tornar sócia, o meu filho, a minha nora e os meus netos também passaram a ser sócios do Belenenses”.

Quando lhe pedimos para falar sobre um momento marcante, a senhora recordou duas finais em que o seu clube marcou presença e que tiveram desfechos totalmente opostos: “A primeira memória que me recordo é a final da Taça de 2007 frente ao Sporting, em que o meu marido estava hospitalizado e pediu para que o Belenenses ganhasse o ‘caneco’ e infelizmente não conseguimos vencer, sendo um enorme desgosto para mim. Também me recordo da final da Taça de Portugal em Futsal, em que conquistámos a prova frente ao Benfica em 2010, o que me deixou muito feliz”, sendo assim uma clara demonstração de que os apoiantes do Belenenses não ligam apenas ao Futebol, mas também às outras modalidades existentes (Futsal, Basquetebol, Andebol, Atletismo, Natação, Rugby, Voleibol e Triatlo).

Antes de dizermos adeus a esta simpática senhora, foi pedido para lhe tirarmos uma fotografia para colocar na reportagem, e aí voltou a recusa, mas desta vez era em tirar uma fotografia e a justificação para tal atitude foi engraçada: “Não quero tirar fotos, pois vou estragar a câmara!”. A persuasão foi novamente importante e lá conseguimos registar o momento. Muito obrigado pela ajuda cara senhora Maria Isabel Silva!

A senhora Maria Isabel Silva acompanha todos os jogos do “seu” Belenenses
Fonte: Guilherme Costa/Bola na Rede

O último entrevistado foi Bernardo Reis. Com 25 anos de sócio, o adepto falou do seu avô que “trabalhou no Belenenses como enfermeiro, massagista e fisioterapeuta durante cerca de 60 anos”, e isso influenciou-lhe a ser do Belenenses: “Desde criança que me lembro de vir ao Belenenses com ele e ganhei o gosto a este clube”. Além do seu avô, Bernardo recordou um episódio marcante com o antigo treinador brasileiro Marinho Peres: “Um dia, entrei com o meu avô e fui ao balneário ter com os jogadores, e o Marinho Peres, que é um treinador emblemático do passado do Belenenses, disse-me uma frase dum antigo conhecido do público português, o Raúl Solnado, que até hoje me ficou na cabeça que foi ‘Não é do Belenenses quem quer, é só quem pode’. A partir desse dia, comecei a viver mais o Belenenses e cada vez mais essa frase faz sentido para mim como adepto, pois sofremos bastante por amor a este clube histórico, tanto nos bons e maus momentos”.

Bernardo Reis recordou o treinador Marinho Peres
Fonte: Guilherme Costa/Bola na Rede
Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting realiza mais um treino de preparação para o embate com o FC Porto na Taça de Portugal

Na manhã deste domingo, Rui Borges comandou mais uma sessão de treinos do Sporting em Alcochete, antes de receber o FC Porto na Taça de Portugal.

César Peixoto antes da receção ao Benfica: «Temos de saber como ganhar, empatar e perder, sempre com o nosso ADN»

César Peixoto esteve presente na conferência de imprensa de antevisão ao Gil Vicente x Benfica da 24.ª jornada da Primeira Liga.

Diana Silva sobre a Finlândia: «Vai ser um jogo super difícil»

Diana Silva admite a dificuldade do jogo contra a Finlândia e pede que seleção esteja focada até ao final do jogo.

Adeptos do Flamengo protestam e José Boto é um dos visados

José Boto foi alvo de críticas dos adeptos do Flamengo, que protestaram contra os maus resultados do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Youssef Chermiti volta a brilhar em jogo grande: Rangers e Celtic empatam no ‘Old Firm’

No dérbi 'Old Firm', o Rangers empatou a duas bolas frente ao Celtic com a ajuda um bis de Youssef Chermiti, com um golo de bicicleta.

Rafael Leão ajuda o AC Milan a vencer o Cremonese nos descontos

Na 27.ª jornada da Serie A, o AC Milan bateu o Cremonese por 2-0, com dois golos apontados nos minutos finais, um deles por Rafael Leão.

César Peixoto desagradado com conferência de José Mourinho: «O Gil Vicente merece mais respeito»

César Peixoto não gostou do facto de ter sido colocada apenas uma questão sobre o Gil Vicente x Benfica na conferência de imprensa de José Mourinho.