FC Alverca: Um regresso ao passado com olhos postos no futuro

cab reportagem bola na rede

O passado sábado, dia 9 de setembro, foi de festa e muito futebol em Alverca do Ribatejo. No Complexo Desportivo do F.C. Alverca, decorreu o evento “Jogar e Ajudar”, que além da componente desportiva – apresentação do plantel da equipa sénior para a época 2017/2018 e jogo entre antigas estrelas do clube e equipa veterana, também pretendia não esquecer a vertente solidária para com a instituição “Companheiros da Noite” e os Bombeiros Voluntários de Alverca, através da entrega de alimentos como forma de ingresso nas bancadas, por parte dos adeptos.

O atual presidente do F.C. Alverca pretende ajudar o clube a reerguer-se  Fonte: Nuno Raimundo
O atual presidente do F.C. Alverca pretende ajudar o clube a reerguer-se
Fonte: Nuno Raimundo

O presidente do clube, o Sr.º Fernando Orge, que se encontra à frente da presidência desde fevereiro de 2011, pretende ajudar a equipa a alcançar altos patamares num curto prazo, já a começar por esta época com a subida para o CPP, embora reconheça que “é uma tarefa exigente, pois o Pro-Nacional é um campeonato difícil com equipas muito idênticas em termos de qualidade”. Apesar de ter perfeita noção da exigência do desafio, o presidente defende que “com muita dedicação e esforço destes atletas, iremos com certeza disputar jogo a jogo e tentar dar uma alegria aos nossos sócios”. Quando questionado em relação ao regresso de antigos atletas ao Alverca e a um futuro retorno à principal divisão do Futebol português, o próprio afirma que “a atual conjuntura da direção é totalmente diferente da que levou o Alverca à Primeira Liga”, sendo que “está totalmente virada para a Formação, uma vez que só assim é que o clube poderá se consolidar em termos financeiros”, embora admita ter o sonho de ajudar o Alverca a regressar aos seus tempos áureos, mas primeiro há que “estabilizar o clube, e depois passo a passo poderemos voltar ao topo”.

A equipa do F.C. Alverca para a temporada 2017/2018 Fonte: Nuno Raimundo
A equipa do F.C. Alverca para a temporada 2017/2018
Fonte: Nuno Raimundo

A equipa sénior do F.C. Alverca apresentou-se aos seus sócios e simpatizantes frente ao U.D. Alta de Lisboa, equipa também do Pro-Nacional da Ass. de Futebol de Lisboa. Com 12 caras novas, a equipa treinada por António Trindade prometeu fazer todos os possíveis para conseguir alcançar a subida de divisão. Num jogo bastante entretido entre as duas equipas, o clube da casa foi mais forte e venceu o conjunto visitante por 1-0, com o golo a ser marcado já perto do fim, por David Botelho. Após o final do encontro, o médio Joni, um dos capitães de equipa – irá efetuar a sua terceira época como atleta do Alverca, afirmou que “foi um bom teste para a nossa equipa, visto que na próxima semana irá começar a nossa luta e queríamos ir confiantes para o início de campeonato”. Em relação ao tema da subida de divisão, o jogador defendeu que “é muito cedo para falar sobre isso, mas tudo iremos fazer para estar na frente do campeonato e dar uma alegria aos adeptos”.

O conjunto caseiro a festejar o golo da vitória marcado por David Botelho Fonte: Nuno Raimundo
O conjunto caseiro a festejar o golo da vitória marcado por David Botelho
Fonte: Nuno Raimundo

Terminado o jogo da equipa sénior, era tempo de dar lugar ao jogo entre antigas estrelas do Alverca e equipa veterana. Do lado das estrelas, pôde-se ver em ação de novo os jogadores que representaram o clube do Ribatejo ao mais alto nível em tempos passados: Ramires, Nelson Morais, Rui Borges, Ernesto Soares, Diogo Luís, José Soares, Paulo Santos, Hugo Costa, Filipe Falardo e Veríssimo. O último representou o clube entre 1996 e 1998, regressou na época 1999/2000 e jogou até 2003/2004. Quando desafiado a lembrar os velhos tempos, o antigo defesa confessou que “guardo boas memórias, pois assisti ao crescimento do Alverca em termos de infraestruturas e fiz parte duas subidas de divisão, da Segunda para a Primeira Liga”. Ainda sustentou a ideia de que gostaria voltar a ver o clube de volta ao principal campeonato português, embora tenha a perfeita consciência de que “é um desafio muito complicado, mas nos últimos tempos a equipa tenha vindo a subir cada degrau dos distritais com mérito, o que pode muito bem ser importante para a ascensão do Alverca até ao topo”. No que diz respeito ao resultado final, a vitória sorriu às antigas estrelas, embora o convívio é que tenha sido o mais importante.

Foto de grupo, entre as equipas das antigas estrelas e veterana Fonte: Nuno Raimundo
Foto de grupo, entre as equipas das antigas estrelas e veterana
Fonte: Nuno Raimundo

Quanto ao aspeto solidário do evento, os adeptos aderiram em peso e doaram imensos bens que irão permitir à instituição de voluntários “Companheiros da Noite” auxiliar as pessoas sem-abrigo e famílias carenciadas nos próximos meses. De acordo com as palavras recolhidas por uma das porta-vozes da instituição, os adeptos do Alverca “mostraram ser pessoas que gostam de ajudar quem mais necessita, o que fez com que a entrega de alimentos tenha sido bastante alta, o que elevou as nossas expetativas”.

A instituição “Companheiros da Noite” e os B.V.  de Alverca agradeceram a boa-vontade dos adeptos locais Fonte: Nuno Raimundo
A instituição “Companheiros da Noite” e os B.V. de Alverca agradeceram a boa-vontade dos adeptos locais
Fonte: Nuno Raimundo

A principal ideia que se retira deste dia é a de que todas as pessoas ligadas ao F.C. Alverca (dirigentes, treinador e atletas) estão dispostos a fazer todos os possíveis para voltar a reerguer o clube e levá-lo de novo ao topo do Futebol nacional. Esse é também o desejo de todos os adeptos e das antigas estrelas que marcaram presença neste evento solidário. Conclui-se que foi uma tarde de regresso ao passado, mas com o olhar posto no futuro. E que o futuro do Alverca seja repleto de enormes conquistas!

Foto de Capa: FC Alverca

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Gonçalves deixa mensagem a Nehuén Pérez após a grave lesão

Pedro Gonçalves foi um dos jogadores que deixou uma mensagem a Nehuén Pérez. Defesa do FC Porto sofreu uma grave lesão no Tendão de Aquiles.

Simone Inzaghi lamenta saída de internacional brasileiro do Al Hilal: «Estou triste porque teve um desempenho muito bom no Mundial de Clubes»

Renan Lodi decidiu rescindir com o Al Hilal, após não ter sido inscrito pelo clube na Liga Saudita. Simone Inzaghi comentou a saída do defesa.

Benjamin Mendy estava livre no mercado e tem acordo para prosseguir a carreira na Polónia

Benjamin Mendy vai prosseguir a carreira no Pogon Szczecin. Defesa esquerdo estava livre no mercado depois de terminar contrato com o Zurique.

Mikel Arteta: «Temos muita sorte porque os jogadores preferem o Arsenal a qualquer outro clube»

O técnico espanhol Mikel Arteta abordou a capacidade do Arsenal em contratar e atrair jogadores nos últimos anos.

PUB

Mais Artigos Populares

Chegou ao Manchester City no mercado de verão mas já quer ser emprestado

James Trafford pode sair do Manchester City em janeiro. Com a chegada de Gianluigi Donnarumma, o guarda-redes inglês procura mais minutos de jogo.

Bruno Fernandes descontente com decisão de Ruben Amorim para a nova temporada no Manchester United

Bruno Fernandes não gostou de ter sido recuado no terreno. Médio viu posicionamento alterado por decisão de Ruben Amorim, treinador do Manchester United.

Manchester United de Ruben Amorim recusou saída de ex-Sporting no verão… mas em 2026 pode acontecer

O Manchester United recusou uma saída de Manuel Ugarte por empréstimo no verão de 2025. Conjunto de Ruben Amorim reabre a porta a uma saída em 2026.