📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Reportagem BnR: Congresso “The Future Of Football”

- Advertisement -

cab reportagem bola na rede

Nos dias 26 e 27 de Abril, o Sporting Clube de Portugal, levou a cabo a 3ª edição do congresso “The Future Of Football”, que se realizou no Estádio José Alvalade.

Esta foi uma iniciativa do Sporting Clube de Portugal que pretendeu potenciar a discussão em torno de temas como as novas tecnologias no futebol, a par de estratégias de marketing de marcas desportivas, dos desafios do Coaching e da gestão no contexto do setor.

O primeiro painel do dia inaugural, “Coaching; What Makes The Difference”, seguiu-se ao discurso de abertura, por parte de Bruno de Carvalho e a uma pequena conversa com Fernando Santos. Este painel contou com a presença de Luís Figo, Jorge Jesus, “Pacho” Maturana e Susana Torres como oradores e Luciano Cefaratti como moderador. Enquanto os três primeiros abordaram uma visão mais prática e física do treino (Luís Figo na pele de jogador, Pacho e Jesus na de treinadores), a única convidada do sexo feminino abordou o coaching desportivo e a importância do mesmo.

O técnico leonino apresentou-se bem disposto e preparado para dar uma mini palestra aos presentes, onde começou por afirmar que o treinador é o criador de tudo. Desde o modelo tático até à escolha dos jogadores, tudo deve estar na mão do treinador, de forma a que ele possa desenvolver-se como um “treinador de topo, para trabalhar em equipas de topo, como é o caso do Sporting”. Jesus afirmou ainda estar a tentar criar uma “cultura de campeão” no clube de Alvalade. Susana Torres, contrariamente ao dito e sublinhado por Jorge Jesus, afirmou ser fundamental os jogadores terem a motivação certa.

Um jogador motivado estará mais confiante e predisposto a corresponder às expectativas do treinador. A profissional disse ainda que, nas suas sessões, que contam neste momento com 16 desportistas, trabalha a mente dos mesmos de forma a que possam decidir e executar a ação mais depressa, isto é, para que o tempo de pensamento/execução seja o mais pequeno possivel. Jorge Jesus desvalorizou o que Susana Torres apresentou e disse que se um jogador não tiver talento, nunca será jogador, independentemente da sua motivação: “Não se consegue potenciar se não houver o talento. No futebol, a prática é o critério da verdade. Jogo falado é uma coisa, jogo jogado é outra, jogo treinado é outra.” Luís Figo, enquanto jogador, referiu que existem dois tipos de treinadores e ambos terão um papel importante e determinante na carreira de cada um: “Existem dois tipos de treinadores, o de formação e o de futebol profissional.

Fonte: Bola na Rede
Fonte: Bola na Rede

Na formação, o treinador assume um papel vital. É o responsável directo pelo presente e futuro dos jovens que lhe são confiados. Quanto ao treinador de futebol profissional tem um conhecimento profundo do desporto e tem que ter intuição, capacidade de planeamento e automatismo de comportamentos, procurando dessa forma potencializar ao máximo as capacidades dos jogadores”.

O segundo e último painel do dia assentou no tema: Academias de Formação. Os convidados foram os responsáveis do Inter de Milão (Roberto Samaden), Ajax (Corne Groenendijk), Barcelona (Franc Carbo Pujol ) e Corinthians (Roberto Toledo). Foram abordadas estratégias de expansão das academias para o estrangeiro e a importância destas na formação dos jovens jogadores.

Reportagem de Joana Libertador, Marta Reis e Jorge Faria de Sousa

Foto de Capa: Bola na Rede

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.