Reportagem BnR: Congresso “The Future Of Football”

- Advertisement -

cab reportagem bola na rede

Nos dias 26 e 27 de Abril, o Sporting Clube de Portugal, levou a cabo a 3ª edição do congresso “The Future Of Football”, que se realizou no Estádio José Alvalade.

Esta foi uma iniciativa do Sporting Clube de Portugal que pretendeu potenciar a discussão em torno de temas como as novas tecnologias no futebol, a par de estratégias de marketing de marcas desportivas, dos desafios do Coaching e da gestão no contexto do setor.

O primeiro painel do dia inaugural, “Coaching; What Makes The Difference”, seguiu-se ao discurso de abertura, por parte de Bruno de Carvalho e a uma pequena conversa com Fernando Santos. Este painel contou com a presença de Luís Figo, Jorge Jesus, “Pacho” Maturana e Susana Torres como oradores e Luciano Cefaratti como moderador. Enquanto os três primeiros abordaram uma visão mais prática e física do treino (Luís Figo na pele de jogador, Pacho e Jesus na de treinadores), a única convidada do sexo feminino abordou o coaching desportivo e a importância do mesmo.

O técnico leonino apresentou-se bem disposto e preparado para dar uma mini palestra aos presentes, onde começou por afirmar que o treinador é o criador de tudo. Desde o modelo tático até à escolha dos jogadores, tudo deve estar na mão do treinador, de forma a que ele possa desenvolver-se como um “treinador de topo, para trabalhar em equipas de topo, como é o caso do Sporting”. Jesus afirmou ainda estar a tentar criar uma “cultura de campeão” no clube de Alvalade. Susana Torres, contrariamente ao dito e sublinhado por Jorge Jesus, afirmou ser fundamental os jogadores terem a motivação certa.

Um jogador motivado estará mais confiante e predisposto a corresponder às expectativas do treinador. A profissional disse ainda que, nas suas sessões, que contam neste momento com 16 desportistas, trabalha a mente dos mesmos de forma a que possam decidir e executar a ação mais depressa, isto é, para que o tempo de pensamento/execução seja o mais pequeno possivel. Jorge Jesus desvalorizou o que Susana Torres apresentou e disse que se um jogador não tiver talento, nunca será jogador, independentemente da sua motivação: “Não se consegue potenciar se não houver o talento. No futebol, a prática é o critério da verdade. Jogo falado é uma coisa, jogo jogado é outra, jogo treinado é outra.” Luís Figo, enquanto jogador, referiu que existem dois tipos de treinadores e ambos terão um papel importante e determinante na carreira de cada um: “Existem dois tipos de treinadores, o de formação e o de futebol profissional.

Fonte: Bola na Rede
Fonte: Bola na Rede

Na formação, o treinador assume um papel vital. É o responsável directo pelo presente e futuro dos jovens que lhe são confiados. Quanto ao treinador de futebol profissional tem um conhecimento profundo do desporto e tem que ter intuição, capacidade de planeamento e automatismo de comportamentos, procurando dessa forma potencializar ao máximo as capacidades dos jogadores”.

O segundo e último painel do dia assentou no tema: Academias de Formação. Os convidados foram os responsáveis do Inter de Milão (Roberto Samaden), Ajax (Corne Groenendijk), Barcelona (Franc Carbo Pujol ) e Corinthians (Roberto Toledo). Foram abordadas estratégias de expansão das academias para o estrangeiro e a importância destas na formação dos jovens jogadores.

Reportagem de Joana Libertador, Marta Reis e Jorge Faria de Sousa

Foto de Capa: Bola na Rede

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto: 3 candidatos à sucessão de Jan Bednarek

O FC Porto não vai poder contar com Jan Bednarek para os próximos jogos da época. O polaco encontra-se lesionado.

Vozinha já tem oficialmente novo clube após se destacar no Mundial 2026

O Colo-Colo confirmou a contratação de Vozinha. Guarda-redes de 40 anos terá assim nova experiência na carreira.

Para ser ainda utilizado pelo Sporting? Al Ittihad pode não contar com Pedro Gonçalves para o começo da época

Pedro Gonçalves tem tudo fechado para ser jogador do Al Ittihad, mas o internacional português ainda não foi confirmado nos sauditas.

Novo jogo europeu: Onde ver o Braga x Dinamo Minsk na Conference League?

O Braga vai enfrentar o Dinamo Minsk para a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Conference League. Jogo passa na Sport TV 5.

PUB

Mais Artigos Populares

Grátis, Canal Aberto e não só: Onde ver o Benfica x Hearts para a Europa League?

O Benfica x Hearts vai ter transmissão na SIC, BTV e LiveMode TV. Duelo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

Bernardo Silva coloca Rui Costa entre as suas referências no futebol e aponta mais craques: «Talvez seja top-5 dos melhores jogadores da história»

Bernardo Silva deu entrevista aos meios do Real Madrid. Médio português colocou Rui Costa entre as suas principais referências no futebol.

Bernardo Silva sobre José Mourinho: «É um treinador que significa muito para o futebol português»

Bernardo Silva deu entrevista aos meios oficiais do Real Madrid. Médio português está feliz por trabalhar com José Mourinho.