📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Gonçalo Paciência a caminho da Seleção Nacional?

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Depois de estalar a polémica entre Tiquinho Soares e Sérgio Conceição o FC Porto decidiu proceder ao resgate de Gonçalo Paciência, que se encontrava cedido a título de empréstimo ao Vitória FC. Não é possível ter a certeza dessa relação causa/efeito mas o que é facto é que o timing desta operação em tudo o indica.

Independentemente da razão que levou ao regresso de Gonçalo, importa perceber que benefícios isso poderá trazer ao clube e, principalmente, a um jovem jogador que parecia estar finalmente a afirmar-se na Primeira Liga. Aos 23 anos de idade e após empréstimos fracassados à A Académica de Coimbra, Olympiacos FC e Rio Ave FC, o filho de Domingos, antiga glória do clube, parecia condenado a ficar na sombra do pai e a não confirmar todos os créditos e expetativas criadas depois dos seus desempenhos nos escalões de formação do clube. O próprio André Silva, mais novo que Gonçalo, conseguiu um lugar ao sol primeiro que o segundo rebento do clã Paciência. O que é certo é que pela mão de José Couceiro, Gonçalo estava a realizar uma época de altíssimo nível, com o apogeu a dar-se na Taça da Liga onde quase levava o Vitória FC à vitória final com várias belíssimas exibições.

"Bom filho a casa torna". Gonçalo regressou ao FC Porto após uma bem sucedida passagem pelo Vitória FC Fonte: Facebook do FC Porto
“Bom filho a casa torna”. Gonçalo regressou ao FC Porto após uma bem sucedida passagem pelo Vitória FC
Fonte: Facebook do FC Porto

Chega agora ao FC Porto mais maduro mas com uma tarefa substancialmente mais espinhosa. Aboubakar e Marega estão de pedra e cal, Waris foi contratado, e há ainda Tiquinho, que a julgar pela convocatória para o jogo com o SC Braga é, agora, a última opção.

No que toca às qualidades individuais, Gonçalo parece ter tudo para se vir a afirmar como um ponta de lança de nomeada. Com o espírito de sacrifício e dedicação certos poderá mesmo vir a ser um caso sério no nosso futebol. Em termos de talento individual Gonçalo parece-me, até, bastante superior ao já aqui mencionado André Silva. É muito completo. Forte a jogar de costas para a baliza, é dotado de uma técnica apurada e tem velocidade quanto baste para explorar a profundidade. É móvel mas fisicamente possante e é, igualmente, forte no jogo aéreo. Faltar-lhe-á o faro de golo e instinto matador mas essa não parece ser, de facto, caraterística abundante nos avançados com passaporte português.

No entanto, aos 23 anos é essencial que possa explorar o seu talento com regularidade e que tenha os minutos suficientes para provar o seu valor e a margem de manobra para errar antes de se afirmar. Custa-me a crer que o FC Porto seja, por esta altura, a melhor solução para a carreira do jogador e parece-me que seria benéfico para todas as partes que Gonçalo pudesse terminar a época em Setúbal e fazer a transição para a casa-mãe apenas no final da temporada. Por paradoxal que possa parecer, considero que a incorporação num grande como o FC Porto acaba por diminuir as suas chances de estar presente no Mundial (já não eram muitas, diga-se) já que, em principio, terá um tempo de jogo infinitamente inferior ao que vinha tendo no Sado.

Ainda assim, a esperança de ver Gonçalo Paciência a brilhar vestido de azul e branco é muita e cabe ao jogador conquistar o seu espaço nas opções do treinador e mostrar que é uma alternativa válida aos dois africanos que moram, atualmente, na frente de ataque do FC Porto.

Foto de Capa: Facebook do FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.