📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Real Betis Balompié 1-1 Valencia CF (5-4 G.P.): Andaluzes são os Reis da Taça de Espanha

- Advertisement -

A CRÓNICA: FORAM PRECISOS MAIS DE 120 MINUTOS PARA QUEBRAR UM JEJUM COM 17 ANOS

Num dia de grande decisão em Espanha, o Real Betis Balompié e o Valencia CF defrontaram-se no Estádio La Cartuja, com vista à conquista da Taça do Rei, título esse que os valencianos conquistaram pela última vez em 2019, enquanto os sevilhanos procuravam quebrar um jejum que durava há 17 anos.

Posto isto, o Betis entrou com a corda toda no encontro, abrindo o marcador ainda dentro do primeiro quarto de hora da partida, por intermédio de Borja Iglesias. Ainda assim, e mesmo com os andaluzes por cima da partida, o Valencia conseguiu reagir e chegar ao empate, por Hugo Duro, à passagem do minuto 30. Apesar do domínio dos verdiblancos na partida, o resultado iria mesmo empatado para o intervalo.

Já no segundo tempo, o equilíbrio foi nota dominante, com ambas as equipas a disporem de oportunidades para se adiantarem no marcador, mas com o andar do relógio, o jogo foi-se tornando mais físico e tático, com muita luta pela posse de bola e pouca verticalidade e objetividade das equipas a nível ofensivo. Contudo, o Betis voltou a melhorar e a estar por cima, principalmente nos últimos dez minutos, mas o guardião Mamardashvili mostrou-se a grande nível. O nó no marcador não foi desfeito, e a decisão teve que ser levada a prolongamento.

No tempo extra as equipas mostraram-se algo calculistas, numa altura em que a fadiga também se começou a notar, e as oportunidades de golo escassearam. Só no desempate através de grandes penalidades se decidiu o vencedor do troféu, no qual o Betis levou a melhor e conquistou, assim, um ‘caneco’ que fugia há quase duas décadas.

Para além da conquista da taça, os sevilhanos garantiram também, com esta vitória, uma vaga na edição da Liga Europa na próxima temporada.

A FIGURA

Borja Iglesias – O avançado espanhol foi, na minha opinião, o melhor em campo até à sua saída, tendo sido determinante no jogo da sua equipa, para além do tento apontado.

O FORA DE JOGO

Álex Moreno – O lateral esquerdo do Betis esteve muito aquém nesta partida, tanto a nível defensivo como ofensivo, aspeto em que tem sido determinante para a equipa andaluz nesta temporada.

 

ANÁLISE TÁTICA – REAL BETIS BALOMPIÉ

Manuel Pellegrini colocou os seus comandados em campo alinhados no seu habitual sistema tático de 4-2-3-1. O Betis mostrou ser forte no jogo interior, com os seus médios em constante movimento e a conseguir boas linhas de passe, procurando também levar a bola com alguma pressa ao último terço do terreno defendido pelo Valencia. Fekir foi uma constante dor de cabeça para a defensiva adversária, bem como as incursões de Juanmi.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Bravo (6)

Bellerín (6)

Pezzella (6)

Bartra (6)

Moreno (6)

Rodríguez (7)

Carvalho (7)

Canales (6)

Fékir (7)

Juanmi (6)

Iglesias (8)

SUBS UTILIZADOS

Joaquín (6)

Guardado (7)

José (6)

Miranda (6)

Ruibal (6)

Tello (6)

 

ANÁLISE TÁTICA – VALENCIA CF

Já os pupilos de José Bordalás, apresentaram-se num dispositivo tático base em 3-4-2-1, com o internacional português Gonçalo Guedes a ser a referência no ataque. O Valencia mostrou-se bem organizado defensivamente, como é típico nas equipas comandadas por Bordalás, dando primazia ao contra-ataque nos momentos de transição ofensiva, de maneira a ferir a organização do Betis, estratégia essa que teve algum sucesso.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Mamardashvili (5)

Paulista (5)

Diakhaby (6)

Alderete (7)

Foulquier (5)

Soler (7)

Guillamón (6)

Kourouma (6)

Gayà (7)

Duro (7)

Guedes (6)

SUBS UTILIZADOS

Correia (6)

Gil (6)

Racic (6)

Musah (6)

Pedro Paulo
Pedro Paulohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Comunicação Social, o Pedro procura construir os alicerces de uma futura carreira como jornalista desportivo. Apaixonado por futebol, nunca diz que não a uma boa partida do desporto rei.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.