Ténis acima de todos

A revista Forbes anunciou, na última semana de maio, os 100 desportistas mais bem pagos dos últimos 12 meses (rendimento dos atletas entre maio de 2019 e maio deste ano). Sem surpresa, o ténis voltou a demonstrar ser uma das modalidades na qual as mulheres conseguem alguma igualdade salarial perante os homens.

Para além disso, Roger Federer fez história, sendo o primeiro tenista no topo da lista, desde que a mesma foi criada. Entre os 100 atletas, tanto o homem como a mulher que mais faturaram são tenistas.

OSAKA INIGUALÁVEL

Osaka ficou na 29.ª posição da lista anunciada pela Forbes
Fonte: Wimbledon

Com apenas 21 anos de idade, Naomi Osaka deixou de ser, há já muito tempo, apenas o futuro do Ténis, tornando-se naturalmente o presente da mesma. Este ano, segundo a revista Forbes, tornou-se a atleta feminina que mais faturou no espaço de um ano, ultrapassando a veterana e colega de profissão, Serena Williams.

Curiosamente, a jovem tenista teve o seu maior impacto mediático precisamente aquando a sua vitória frente a Serena, naquela que se revelou uma das finais mais polémicas da história do US Open, onde o árbitro português Carlos Ramos teve um papel de destaque.

Apesar da sua capacidade técnica acima da média, das muitas vitórias dentro do court e de um prize money invejável, Osaka tem na criação da sua marca/valor desportivo a principal fonte de rendimento. A jovem japonesa foi rapidamente aliciada por várias marcas/empresas e presenteada por vários parceiros/patrocínios milionários, que ajudaram à ascensão repentina de Osaka na revista Forbes.

A sua personalidade “acanhada”, simpática e genuína, em junção com a sua mentalidade insaciável e vencedora dentro de campo, traz uma mistura quase perfeita para uma marca «adotar» a atleta japonesa como referência dentro da ótica da modalidade em questão (como é o caso da Nike). Outro aspeto essencial é o facto de a tenista, que tem dupla nacionalidade, ter anunciado que ia abdicar da possibilidade de competir pelos Estados Unidos da América nos Jogos Olímpicos de Tóquio, assumindo a vontade de jogar pelo Japão. Isto catapultou o seu valor, ao passo que, automaticamente, se tornou muito “querida” em mercados extremamente valiosos, como é o japonês. 

Todavia, a equidade entre salários é um assunto que ainda está por resolver, já que as mulheres estão longe de obter prémios que se aproximem dos homens. Mesmo no ténis (uma das modalidades na qual menos esta disparidade sobressai) denotou-se um desvio significativo do tenista mais bem pago, Federer, da tenista mais bem paga, Osaka. Aliás, a jovem japonesa recebeu sensivelmente três vezes menos do que o helvético.

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

O novo quadro de treinadores principais do futebol sénior do Benfica

O Benfica deverá oficializar nas próximas horas a contratação de José Mourinho para o posto de treinador principal.

Benfica espera por José Mourinho: quem deu o treino no Seixal esta quarta-feira?

O Benfica já treinou durante esta quarta-feira, onde os titulares recuperaram da partida frente ao Qarabag, relativa à Champions League.

José Mourinho já está a caminho de Portugal para assinar pelo Benfica

José Mourinho deverá ser confirmado nas próximas horas como novo treinador. O técnico está em viagem para Portugal.

Imprensa espanhola rendida a Álvaro Carreras: «As discussões sobre o seu preço parecem agora muito distantes»

Álvaro Carreras está a ser muito elogiado pelas suas prestações pelo Real Madrid. O jogador tem sido um dos destaques dos merengues.

PUB

Mais Artigos Populares

Yann Karamoh a caminho do FC Porto: quem é o reforço fora de horas dos dragões?

Yann Karamoh está muito perto de se transformar no próximo reforço do FC Porto. O jogador está livre no mercado.

Eis os números da 2ª passagem de Bruno Lage como treinador do Benfica

Bruno Lage foi demitido do comando técnico do Benfica. O técnico não resistiu à derrota com o Qarabag e deixa as águias cerca de um ano depois.

Antigo jogador do Famalicão com vida complicada o Villarreal: já apontam ex-PSG ao seu lugar

Luiz Júnior foi uma das figuras pela negativa da partida entre o Villarreal e o Tottenham, contando com grande culpa no golo dos londrinos.