10 campeões surpresa nos últimos 10 anos

- Advertisement -

9. FC Twente – 2009/10

Bryan Ruiz  (24 golos) foi o melhor marcador do Twente na melhor época de sempre do clube  Fonte: FC Twente
Bryan Ruiz (24 golos) foi o melhor marcador do Twente na melhor época de sempre do clube
Fonte: FC Twente

Já se desconfiava do poderio do Twente. Deixara de ser o clube que, há 4/5 anos antes, se contentava com vitórias morais e campeonatos tranquilos. Não, este Twente era diferente, já tinha quase estatuto europeu consolidado e o 2º lugar na temporada anterior, ainda que a 11 pontos do primeiro, era um sério aviso à concorrência.

Porém, mesmo avisados, os rivais não foram capazes de travar a cavalgada triunfal de um dos  campeões com mais pontos da história da Eredivise.

O feito ganha maiores contornos se tivermos em atenção que esta equipa manteve luta intensa com um Ajax demolidor (104 golos) e, pela sua tradição, tarimbado para este tipo de situações e com cultura de vitórias, e nunca baqueou, nem mesmo quando recebeu o Feyenoord, na penúltima jornada, depois de tropeçar em Alkmaar, numa altura em que a vantagem para a equipa de Amesterdão ficou reduzida a um ponto. Bateu os de Roterdão por 2-0 e manteve a vantagem para a ronda de todas as decisões. Aí, deslocou-se ao terreno do NAC Breda e aos 23 minutos já estava com vantagem numérica no número de jogadores e no resultado, beneficiando de uma expulsão e do golo, dois minutos depois, de Bryan Ruiz. Aos 73, surgiu o 2-0, por Stoch, que setenciou a partida… e o campeonato.

O costa-riquenho foi a grande figura desta equipa, terminando o campeonato com 24 golos apontados, apenas superado pelos 35 de… Luis Suarez.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica contesta 3 penáltis por marcar contra o Alverca: «Área. Falta. Segue»

O Benfica contestou a arbitragem do duelo contra o Alverca. Águias reclamam três penáltis por assinalar ao longo do jogo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quantas vezes é que íamos ser capazes de fazer isso aqui e a que velocidade? Aí entra...

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca contra o Benfica. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Durante a primeira parte perguntei a mim próprio se não estava a faltar Sudakov para dar continuidade...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Alverca. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Prova dos nove no Dragão | FC Porto x Sporting

FC Porto e Sporting defrontam-se, esta segunda-feira, naquele que será, certamente, um dos jogos mais aguardados do ano, principalmente agora que todas as atenções podem ser viradas para o Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho compara Anísio Cabral a Didier Drogba mas avisa: «Vocês vão rir e vão-me chamar idiota mas o jogo de cabeça dele não...

José Mourinho falou sobre Anísio Cabral na conferência de imprensa. O técnico do Benfica abordou os problemas no jogo de cabeça do avançado e comparou-o a Didier Drogba.

José Mourinho: «Como é que é possível criar tanto, tanto, tanto e ter tantas dificuldades em fazer golos?»

José Mourinho analisou o desfecho do jogo. Benfica empatou 1-1 com o Alverca na jornada 21 da Primeira Liga.

Custódio Castro: «Com o clássico, o Benfica não poderia perder pontos com isso e queríamos jogar com essa parte mental do jogo»

Custódio Castro analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.