📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

5 curiosidades sobre o Euro | Euro 2020

- Advertisement -

10 de julho. 2016. Lisboa. Empregada de mesa. Estes eram os dados com que jogava grande parte da sorte das minhas 24 horas há cinco anos atrás. Não fosse a sorte já muita na altura, tive nesse dia como gerente responsável de turno um ferrenho adepto de futebol.

Ao entrar o Éder, corri o restaurante que nem louca, clamando do alto da nossa inocência que agora é que estava tudo perdido. Depois do golo que nos deixou a todos perplexos, e a exatamente três minutos do fim, cheguei perto do Miguel e disse “chefe, sabes que se isto acontecer vou ter de abandonar o posto e ir lá fora à esplanada da concorrência abraçar toda a gente, não sabes?”. Estamina e uma vital dose de loucura não faltavam a trabalhar, mas no que tocava a cumprir regras eu era a miúda que não partia um prato. Talvez só por isso ele tenha dito que sim. No entanto, “esqueci-me” de lhe contar que, no meio dos abraços, algum amigo meu achou por bem “obrigar-me” a beber uma cerveja de penálti. Valeu-me que era pequena.

Apesar da memória que muitas vezes me falha, aqueles abraços e aquela euforia ficaram gravados para sempre neste frágil coração. Dois anos depois, a empresa e o cargo eram os mesmos, “só” a cidade era diferente. Em Berlim, durante o mundial, acolhia em minha casa com orgulho e entusiasmo os colegas de trabalho da Polónia, do Uruguai, da Argentina, do Brasil, da Alemanha, entre vários outros que gostavam mais da tal cerveja do que de futebol, e digo à bola cheia que essa agitação multicultural, mas muito pacífica, nada ficou a dever à nossa vitória “em casa”.

Decidi contar esta história por um simples motivo. Apercebi-me que, antes de qualquer europeu ou mundial, os meus níveis de excitação andam sempre perto das temperaturas negativas germânicas. Sinto-me por norma bastante apática enquanto o comum mortal já está em pulgas para que tudo comece. Contudo, e felizmente, a partir do momento em que arranca, é vê-la aos saltos e gritos pela Avenida da Liberdade fora.

Histórias nunca à parte, trago-vos com carinho cinco curiosidades sobre a competição que começou a 1960.

Subscreve!

Artigos Populares

Lyon de Paulo Fonseca interessado em defesa do Chelsea

O Lyon está interessado em contratar Axel Disasi já em janeiro. Enzo Maresca não conta com o atleta francês, que treina à parte do plantel principal.

Novo treinador da Fiorentina acusa jogador de se recusar a bater um penálti e caos está instalado com mensagens apagadas nas redes sociais

Paolo Vanoli, técnico recém-chegado à Fiorentina, acusou Albert Gudmundsson de se recusar a bater um penálti. O atleta chegou a desmentir.

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah. O técnico já passou por clubes como Club Brugge, onde foi campeão, Ajax, Al Ain e Al Nasr.

Francesco Farioli analisa vitória do FC Porto e elogia adversário: «Parabéns a Bacci e ao Tondela pelo comportamento»

Francesco Farioli analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Bacci após derrota frente ao FC Porto: «Foram 2 golos de borla na minha opinião»

Cristiano Bacci analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Samu Agehowa: «Sabemos que estamos numa posição privilegiada, mas o campeonato não se ganha em dezembro»

Samu Aghehowa analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Victor Froholdt: «Não jogámos com a intensidade que queríamos, mas mostrámos outra vez do que somos feitos, somos uma equipa forte»

Victor Froholdt analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.