Publicidade

EURO 2020 | Os 5 melhores jovens de equipas eliminadas

Afonso Viana Santos · 3 min

Isak Suécia Euro 2020
Foto: Svensk Fotboll

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Das 20 equipas já eliminadas do Euro 2020, muitos foram os jogadores que se destacaram – quer pelos golos marcados, assistências feitas ou defesas realizadas. Mas enquanto o foco continua naqueles que ainda estão ainda em competição, vale a pena valorizar os jovens jogadores que já foram eliminados por duas razões: primeiro, eles também realizaram exibições fantásticas e esforçaram-se ao máximo para darem uma alegria aos seus países; e, segundo, porque um dia serão eles a dominar o futebol do Velho Continente.

Estes são os cinco melhores jovens de equipas já eliminadas do Euro 2020.

1.

Donyell Malen – Vindo de uma temporada onde marcara 27 golos pelo PSV Eindhoven, Donyell Malen era um dos jovens que mais prometia entusiasmar neste Campeonato da Europa – e conseguiu fazê-lo.

Somou duas assistências em 149 minutos de jogo e ofereceu sempre qualidade de passe, rapidez e imprevisibilidade – os Países Baixos eram uma equipa mais perigosa com Malen em campo, que, após o segundo jogo da fase de grupos, tirou a titularidade na frente de ataque a Weghorst.

Faltou marcar um golo para coroar as suas excelentes exibições, mas tal não deve denegrir a excelente prestação neste Europeu do jovem de 22 anos.

2.

Renato Sanches – Um dos poucos pontos positivos a retirar do desempenho de Portugal neste Europeu passou por Renato Sanches provar que deve ser titular da Seleção daqui em diante.

O seu impacto na equipa foi sempre visível, ajudando tanto a atacar (completou 5,8 dribles por 90 minutos) como a defender (realizou 2,9 ações defensivas por 90 minutos). O seu desempenho estatístico foi mesmo brilhante, terminando o Europeu com uma taxa de conversão de passe de 92%.

Na retina, ficam as suas arrancadas contra a França e a Bélgica onde, em ambos os casos, roubou a bola a um adversário, driblou três jogadores e iniciou potenciais contra-ataques perigosos para a Seleção das Quinas. Um jogador completo que ainda só tem 23 anos.

3.

Alexander Isak – Neste Europeu, a Alexander Isak só faltou mesmo o golo.

O sueco da Real Sociedad foi instrumental para o progresso da Suécia no 1.º Lugar do Grupo E. Demonstrou ter drible, capacidade para criar ocasiões flagrantes (fez duas assistências e 1,5 passes chave por jogo) e mobilidade, movimentando-se muito no terreno para arrastar defesas e criar espaços para os seus colegas.

Aos 21 anos, Alexander Isak provou ser um dos pontas de lança com maior potencial no futebol europeu.

4.

Jeremy Doku – Só participou em dois jogos (contra Finlândia e Itália), mas aterrorizou as defesas contrárias com a sua velocidade e o seu controlo de bola.

É atualmente o jogador com mais dribles completados num só jogo no Euro 2020 (conseguiu oito frente à “squadra azzurra”) e contra os nórdicos esteve muito perto de marcar. Ainda no jogo com a Itália, conquistou o penálti que resultou no único golo da Bélgica nessa partida.

Com 19 anos, o valor de mercado do jogador do Stade Rennais FC (segundo o Transfermarkt) já ascende aos 22 milhões de euros.

5.

Ilya Zabarnyi – Titular no campeão ucraniano, FK Dynamo Kyiv também o foi ao longo da participação da Ucrânia neste Europeu.

O central que já despertou o interesse do Chelsea FC tem apenas 18 anos, mas joga como gente experiente. Excedeu-se no seu posicionamento em campo, jogando à direita no esquema de três centrais da Ucrânia.

A sua qualidade de passe também foi notória, acabando o torneio com 88% de tentativas de passe corretas, assim como com 77,6 ações com bola por jogo. Ainda somou 5,8 ações defensivas por jogo, mas a Ucrânia acabou por sofrer golos em todos os encontros.

Zabarnyi apresenta-se como um diamante em bruto – possui muita qualidade e, com a orientação correta, pode tornar-se num central fenomenal.

Artigo revisto por Andreia Custódio

Afonso Viana Santos

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.