Análise do Grupo D | Euro 2020

CROÁCIA

A SELEÇÃO

Apesar de uma seleção com muitas armas do meio para a frente (Perisic, Kovacic, Modric, Brozovic, Pasalic, Brekalo, Rebic), é uma equipa que não me convence, e tem apresentado muitas debilidades no seu jogo. Livakovic, na baliza, tem sido também um santo, e tem permitido que a Croácia tenha vindo a fazer uns resultados razoáveis.

Do Mundial 2016 para este Euro não vieram, por exemplo, Mandzukic, Pjaca, Rakitic, e jogadores como Lovren ou Vida estão uns furos abaixo. Como últimos resultados oficiais, a equipa venceu Malta e Chipre, este último, por 1-0, e perdeu com a Eslovénia.

A Croácia não vai ter vida fácil, parte com algumas debilidades, com um plantel que poderá apresentar algum desgaste, num grupo muito batalhador e físico. É claro que as qualidades individuais de alguns jogadores podem colmatar falhas, mas a nível defensivo, especialmente, poderá estar um bico de obra.

A ESTRELA

Luka Modric – Este poderá ser o último Europeu de Modric. Com 35 anos, além de líder da equipa, o médio continua a ser o virtuoso que todos conhecemos. O merengue é o mais velho do plantel, mas é também a estrela da companhia por aquilo que joga e faz jogar. Vale o que vale, mas os 48 jogos, em 2020/2021 de Modric, podem pesar nas pernas durante competição, o que dificultará a harmonia do conjunto croata dentro de campo.

A REVELAÇÃO

Josko Gvardiol – O defesa dos quadros do RB Leipzig tem um pé esquerdo invulgar para estas andanças e é uma das esperanças na manobra defensiva dos croatas. Gvardiol tem uma boa presença física, tem apenas uma internacionalização A, mas poderá começar neste Euro o seu reinado na defesa da Croácia.

O SELECIONADOR

Zlatko Dalic escreveu uma história de superação no Mundial de 2018. Apesar da boa equipa que tinha em mãos, fez um excelente trabalho a partir do banco, e causou uma grande surpresa ao tornar a Croácia como a vice-campeã do Mundo. É um selecionador competente, muito resiliente, e que transporta muito da sua raça para os jogadores. Vai ter uma competição difícil, e que o colocará à prova.

ATÉ ONDE PODEM IR?

A Croácia tem um grupo complicado que a dificultará nas contas. Contudo, os croatas têm obrigação de passar a fase de grupos, mas acho difícil passar os “oitavos”. As expectativas podem não corresponder à realidade.

João Pedro Gonçalves
João Pedro Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
Quem conhece o João sabe que a bola já faz parte dele. A paixão pelo desporto levou-o até à Universidade do Minho para estudar Ciências da Comunicação. Tem o sonho de fazer jornalismo desportivo e viver todos os estádios.

Subscreve!

Artigos Populares

Frederico Varandas condenado a pagar 12,500 por chamar «bandido» a Pinto Costa

Frederico Varandas foi condenado por crime de difamação após ter chamado "bandido" a Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto.

Nais Djouahra foi campeão na Croácia e é reforço do Arouca até 2027

O Arouca oficializou um reforço de peso para o ataque. Nais Djouahra chega a Portugal depois de ser campeão da Croácia pelo Rijeka.

Obi Mikel sugere jogador do Benfica ao Chelsea: «Devem contratá-lo»

John Obi Mikel ficou um admirador de Anatoliy Trubin após o Mundial de Clubes 2025. Lenda dos blues quer o guarda-redes do Benfica no Chelsea.

Braga tem princípio de acordo para fechar mais um reforço

O Braga está mais próximo de garantir a contratação de Gustaf Lagerbielke. Minhotos têm princípio de acordo para a transferência.  

PUB

Mais Artigos Populares

Pachuca reforça-se com antigo destaque do Famalicão após Mundial de Clubes 2025

O Pachuca garantiu a contratação de Jhonder Cádiz. Ex-avançado do Famalicão troca de clube por empréstimo do León.

Jarel Quansah troca Liverpool pelo Bayer Leverkusen e é a transferência mais cara da história dos alemães

Jarell Quansah foi apresentado como novo jogador do Bayer Leverkusen. Central deixa o Liverpool em definitivo.

Jarrad Branthwaite continua no Everton: «É algo que me deixa muito entusiasmado»

O Everton anunciou esta quarta-feira a contratação de Jarrad Brantwhaite. Defesa-central assina por mais cinco anos.