Croácia 3-1 Escócia: Brilho croata ofusca garra escocesa

- Advertisement -

A CRÓNICA: QUALIDADE TÉCNICA DA CROÁCIA BATE CORAÇÃO ESCOCÊS

No “dia D” do grupo com a mesma inicial do Campeonato da Europa 2020, Croácia e Escócia defrontaram-se sabendo que uma vitória de qualquer das seleções garantir-lhes-ia a passagem aos oitavos-de-final.

Num encontro com tanto em jogo, esperava-se uma partida com ritmo alto desde início, e assim foi. As primeiras oportunidades até pertenceram aos escoceses, mas a verdade é que foi a Croácia, na primeira verdadeira oportunidade de que dispôs, a inaugurar o marcador. Logo ao minuto 12, Nikola Vlasic surgiu no centro da área e emendou da melhor forma o desvio inicial de Perisic, batendo David Marshall. Os croatas disferiam o primeiro golpe.

Se na resposta ao golo da Croácia a posse continuou a ser propriedade maioritária da seleção em vantagem, os remates eram em número equiparado. Assim, a poucos minutos do intervalo, uma das investidas da Escócia acabou por resultar no golo do empate. Depois de um ressalto na área e de muita insistência, a bola sobrou para Callum McGregor, à entrada da área, e o médio do Celtic FC pontapeou forte e rasteiro para o fundo das redes adversárias. Reposta a igualdade e tudo em aberto em tempo de intervalo.

Na segunda parte, a toada manteve-se: a Croácia a dominar a posse, a Escócia a apostar nas saídas rápidas. Para quebrar o empate a um pedia-se um rasgo de génio, e eis que surgiu Luka Modric. Assistido por Kovacic à entrada da àrea, o capitão croata rematou de primeira com a parte de fora do pé e não deu qualquer hipótese a David Marshall. A superioridade na posse de bola dos homens de Zlatko Dalic voltava a traduzir-se em vantagem no marcador.

Depois do golo, a Croácia ganhou outro ânimo e, aos 78 minutos, deu a “machadada final” nas aspirações escocesas. Na sequência de um canto de Modric, foi Perisic a elevar-se ao primeiro posto e a desviar subtilmente a bola do alcance do guardião adversário. Estava feito o 3-1 e os croatas colocavam um pé e meio nos oitavos-de-final.

Os escoceses não desistiram de lutar, mas o esforço final foi insuficiente para lutar com a qualidade técnica croata. A Croácia “carimbou o passaporte” para a fase a eliminar graças a uma vitória suada frente à Escócia, que deixou a alma em campo em todos os jogos que realizou.

 

A FIGURA

Luka Modric – O capitão da Croácia foi fundamental no embalo da sua equipa para a vitória e, consequentemente, para o apuramento. Marcou o 2-1 e assistiu o terceiro golo croata, assumindo assim papel de destaque quando a sua nação mais precisava. Classe pura nos momentos decisivos.

O FORA DE JOGO

Bruno Petkovic – Mal se notou a presença do avançado croata durante o jogo. Numa partida em que a sua seleção dominou a posse de bola, pedia-se a Petkovic que surgisse como apoio para a desconstrução da barreira defensiva adversária, mas entregou-se muito à marcação e acabou substituído aos 70 minutos. Estreia em falso para o ponta-de-lança do GNK Dinamo.

 

ANÁLISE TÁTICA – CROÁCIA

4-2-3-1 croata foi soberano ao nível da posse de bola, mas algo estéril em termos de criação de oportunidades. A mais flagrante, na primeira parte, até foi a do lance do golo, sem outros grandes momentos de perigo para o adversário. Na segunda parte foi Modric a assumir a batuta, com nota positiva para todo o trio do meio-campo. Mérito também para o pragmatismo dos dois extremos, Perisic e Vlasic, no lance do primeiro golo.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Dominik Livakovic (6)

Josip Juranovic (6)

Dejan Lovren (6)

Domagoj Vida (6)

Josko Gvardiol (6)

Marcelo Brozovic (6)

Mateo Kovacic (6)

Luka Modric (6)

Nikola Vlasic (6)

Ivan Perisic (7)

Bruno Petkovic (5)

SUBS UTILIZADOS

Andrej Kramaric (5)

Borna Barisic (5)

Luka Ivanusec (5)

Ante Rebic (5)

 

ANÁLISE TÁTICA – ESCÓCIA

Dispostos em 5-3-2, os escoceses socorreram-se muitas vezes das subidas dos laterais, como já é habitual. Mais do que ao rigor tático a atacar, foi ao coração e à garra que os jogadores de Steve Clarke se agarraram para lutar pelo resultado. Já a defender, a barreira de cinco defesas mais três médios foi quase intransponível na primeira parte, mas sucumbiu no segundo tempo.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

David Marshall (5)

Stephen O’Donnell (5)

Scott McTominay (5)

Grant Hanley (5)

Kieran Tierney (5)

Andrew Robertson (6)

John McGinn (6)

Stuart Armstrong (5)

Callum McGregor (6)

Lyndon Dykes (6)

Ché Adams (5)

SUBS UTILIZADOS

Scott McKenna (5)

Ryan Fraser (5)

Kevin Nisbet (5)

Nathan Patterson (5)

Alexandre Candeias
Alexandre Candeiashttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde sempre, tem o hábito de escrever sobre o desporto rei desde os tempos da escola primária, onde o tema das composições de Português nunca fugia da bola.

Subscreve!

Artigos Populares

À atenção do Benfica: Lesão de Jude Bellingham pode afastar o jogador dos relvados mais tempo do que o previsto

Afinal, Jude Bellingham pode ficar afastado dos relvados mais tempo. O médio internacional inglês pode falhar cerca de dois meses de competição pelo Real Madrid.

Leonel Pérez reforça o Grémio de Luís Castro

Leonel Pérez é o novo reforço do Grémio. O médio de 21 anos, que se destacou ao serviço do Huracán, assinou contrato com o clube brasileiro até 2029.

Rubén Blanco reforça o Girona até 2026 e é o eleito para render Marc-André ter Stegen

O Girona oficializou a contratação de Rubén Blanco. O guarda-redes espanhol chega a custo zero, depois de terminar contrato com o Marselha, e assinou vínculo válido até junho de 2026.

Lukás Hornícek na mira de gigante da Serie A para a próxima temporada

O Inter Milão está interessado na contratação de Lukás Hornícek. O guarda-redes do Braga tem contrato com os minhotos até junho de 2028.

PUB

Mais Artigos Populares

Michael Carrick antes do West Ham x Manchester United: «Sempre foi um local difícil de visitar»

Michael Carrick fala à imprensa antes do West Ham x Manchester United. Técnico inglês aborda duelo da jornada 26 da Premier League.

Hamburgo quer ficar com Fábio Vieira em definitivo e vai negociar com o Arsenal

O Hamburgo quer manter Fábio Vieira no plantel. O clube da Bundesliga vai negociar a compra do médio português, que está ligado ao Arsenal.

Duelo de titãs na Taça do Rei: Onde ver o Atlético Madrid x Barcelona?

O Atlético Madrid recebe esta quinta-feira o Barcelona na primeira mão da Taça do Rei. Jogo será transmitido na Sport TV 1.