Pontualidade britânica ou relógio suíço? | Inglaterra x Suíça

    Euro 2024 – quartos de final: sábado, 6 de julho de 2024, 17h00.

    A ANTEVISÃO: DEPOIS DE VENCER (E CONVENCER) FRENTE À ITÁLIA, OS HELVÉTICOS TENTAM ELIMINAR OUTRO FAVORITO

    Düsseldorf vai receber o terceiro jogo dos quartos de final do Euro 2024. A Inglaterra tenta alcançar a segunda final consecutiva de um Euro, depois do desfecho desapontante em Wembley, e a Suíça visa registar a sua melhor participação da história.

    Como seria de esperar, Jude Bellingham tem sido uma das maiores figuras dos três leões e acabou mesmo por salvar a sua equipa, ao marcar um golo acrobático nos últimos segundos do tempo regulamentar do jogo dos oitavos de final.  Com vários jogadores de enorme qualidade e que desempenham papéis fulcrais ao serviço dos seus clubes, fica claro que não é nas individualidades que residem os problemas da seleção inglesa.

    Apesar da progressão até aos quartos de final, Gareth Southgate tem sido alvo de muitas críticas por parte dos adeptos. O estilo de jogo implementado tem deixado bastante a desejar: alguma previsibilidade e falta de fluidez atacante traduz-se numa escassez de golos que quase se revelou fatal no jogo frente à Eslováquia. A pressão sobre o adversário também não tem sido muito intensa, dando tempo para este pensar o ataque e criar mais perigo.

    Gareth Southgate Inglaterra 2
    Fonte: Federação Inglesa de Futebol

    A confiança do público suíço é quase antagónica, depois de duas exibições convincentes frente a duas grandes potências do futebol europeu. No jogo dos oitavos de final, os helvéticos tomaram conta do jogo e permitiram um único remate enquadrado aos transalpinos. Murat Yakin mostrou-se satisfeito, referindo que os seus jogadores “dominaram todas as áreas do jogo”.

    O sistema de três centrais vai criar dificuldades ao ataque inglês e permitir saídas rápidas dos alas para o contra-ataque. Os mesmos alas poderão também pisar zonas mais centrais do terreno, algo que tem acontecido, por exemplo, com Michel Aebischer (num papel semelhante ao que é por vezes desempenhado por João Cancelo). Depois de quebrarem uma série de 11 jogos sem vencer contra a Itália, que durava desde 1993, os suíços podem fazer algo semelhante frente a Inglaterra e estarão certamente motivados para voltar a surpreender os mais desatentos.

    Suíça a jogar no Euro 2024
    Fonte: UEFA Euro 2024

    A equipa de arbitragem será chefiada por Daniele Orsato.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O histórico de jogos entre as duas equipas conta com 18 vitórias inglesas, seis empates e apenas três vitórias suíças.
    2. Nesses 27 encontros, Inglaterra apontou 59 golos e sofreu apenas 20.
    3. O resultado mais desnivelado de sempre foi um 1-8 a favor dos britânicos, em 1963.
    4. A última vez que se encontraram num Campeonato da Europa foi em 2004, com a Inglaterra a vencer por 3-0.
    5. A última vez que a Suíça saiu vitoriosa foi na qualificação para o mundial de 1982, num jogo disputado em Basileia.
    6. A Inglaterra tem assim uma série de 13 jogos consecutivos sem perder contra os helvéticos.
    7. Harry Kane, com 61 golos, é o melhor marcador de sempre da seleção inglesa e pode dilatar a diferença para o segundo melhor (Wayne Rooney).
    8. A Suíça nunca chegou às meias-finais de um Europeu, podendo ser esta a primeira vez, depois de ter ficado pelos oitavos em 2016 e pelos quartos em 2021.
    9. Os três jogadores com mais internacionalizações pela Suíça estão presentes neste Euro: Xhaka, Shaquiri e Rodriguez.
    10. Kane e Embolo são os únicos jogadores presentes no Euro 2024 que já marcaram num encontro entre Inglaterra e Suíça.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Harry Kane Inglaterra Eslováquia
    Fonte: UEFA Euro 2024

    Harry Kane – Ainda em busca do primeiro título da sua carreira, há quem acredite que é desta que Kane quebra o enguiço. Este Euro não tem sido dos grandes goleadores, já que nenhum jogador apontou até agora mais que três golos. No entanto, Harry Kane continua a ser um dos melhores pontas de lança do mundo e poderá fazer a diferença num jogo que se prevê complicado.

    Os 44 golos apontados não lhe valeram qualquer título na época de estreia pelo Bayern Munique, mas provaram uma vez mais que não é na frente de ataque que estão os maiores problemas das equipas em que se enquadra.

    Granit Xhaka
    Fonte: UEFA

    Granit Xhaka – O capitão dos helvéticos é um dos jogadores mais experientes nesta competição e apresenta-se num momento de forma notável. O médio de 31 anos fez uma época brilhante ao serviço do Bayer Leverkusen e tem espelhado a mesma motivação nas suas prestações neste Euro.

    A sua visão de jogo e capacidade de liderança fazem dele um elemento chave do 11 suíço. Dotado de grande robustez física e um bom remate de longa distância, Xhaka é um ativo valioso em todos os momentos do jogo.

    XI´s PROVÁVEIS

    Inglaterra: Pickford; Walker, Stones, Konsa e Shaw; Mainoo e Rice; Saka, Bellingham e Foden; Kane

    Selecionador: Gareth Southgate

    «A Suíça tem sido excelente. Têm bons jogadores e uma forma clara de jogar que tem causado problemas às outras equipas. Vamos ter de nos apresentar noutro nível».

    Suíça: Sommer; Schär, Akanji e Rodriguez; Aebischer, Freuler, Xhaka e Rieder; Vargas, Embolo e Ndoye

    Selecionador: Murat Yakin

    «Não sabemos quais são os planos da Inglaterra. Têm muita qualidade. Nós estamos em boa forma, confiantes e já mostrámos que conseguimos lidar com grandes equipas».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Inglaterra 1-2 Suíça

    - Advertisement -

    Subscreve!

    PUB

    spot_img

    Artigos Populares

    João Pedro Santos
    João Pedro Santos
    Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.