Pontualidade britânica ou relógio suíço? | Inglaterra x Suíça

Euro 2024 – quartos de final: sábado, 6 de julho de 2024, 17h00.

A ANTEVISÃO: DEPOIS DE VENCER (E CONVENCER) FRENTE À ITÁLIA, OS HELVÉTICOS TENTAM ELIMINAR OUTRO FAVORITO

Düsseldorf vai receber o terceiro jogo dos quartos de final do Euro 2024. A Inglaterra tenta alcançar a segunda final consecutiva de um Euro, depois do desfecho desapontante em Wembley, e a Suíça visa registar a sua melhor participação da história.

Como seria de esperar, Jude Bellingham tem sido uma das maiores figuras dos três leões e acabou mesmo por salvar a sua equipa, ao marcar um golo acrobático nos últimos segundos do tempo regulamentar do jogo dos oitavos de final.  Com vários jogadores de enorme qualidade e que desempenham papéis fulcrais ao serviço dos seus clubes, fica claro que não é nas individualidades que residem os problemas da seleção inglesa.

Apesar da progressão até aos quartos de final, Gareth Southgate tem sido alvo de muitas críticas por parte dos adeptos. O estilo de jogo implementado tem deixado bastante a desejar: alguma previsibilidade e falta de fluidez atacante traduz-se numa escassez de golos que quase se revelou fatal no jogo frente à Eslováquia. A pressão sobre o adversário também não tem sido muito intensa, dando tempo para este pensar o ataque e criar mais perigo.

Gareth Southgate Inglaterra 2
Fonte: Federação Inglesa de Futebol

A confiança do público suíço é quase antagónica, depois de duas exibições convincentes frente a duas grandes potências do futebol europeu. No jogo dos oitavos de final, os helvéticos tomaram conta do jogo e permitiram um único remate enquadrado aos transalpinos. Murat Yakin mostrou-se satisfeito, referindo que os seus jogadores “dominaram todas as áreas do jogo”.

O sistema de três centrais vai criar dificuldades ao ataque inglês e permitir saídas rápidas dos alas para o contra-ataque. Os mesmos alas poderão também pisar zonas mais centrais do terreno, algo que tem acontecido, por exemplo, com Michel Aebischer (num papel semelhante ao que é por vezes desempenhado por João Cancelo). Depois de quebrarem uma série de 11 jogos sem vencer contra a Itália, que durava desde 1993, os suíços podem fazer algo semelhante frente a Inglaterra e estarão certamente motivados para voltar a surpreender os mais desatentos.

Suíça a jogar no Euro 2024
Fonte: UEFA Euro 2024

A equipa de arbitragem será chefiada por Daniele Orsato.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O histórico de jogos entre as duas equipas conta com 18 vitórias inglesas, seis empates e apenas três vitórias suíças.
  2. Nesses 27 encontros, Inglaterra apontou 59 golos e sofreu apenas 20.
  3. O resultado mais desnivelado de sempre foi um 1-8 a favor dos britânicos, em 1963.
  4. A última vez que se encontraram num Campeonato da Europa foi em 2004, com a Inglaterra a vencer por 3-0.
  5. A última vez que a Suíça saiu vitoriosa foi na qualificação para o mundial de 1982, num jogo disputado em Basileia.
  6. A Inglaterra tem assim uma série de 13 jogos consecutivos sem perder contra os helvéticos.
  7. Harry Kane, com 61 golos, é o melhor marcador de sempre da seleção inglesa e pode dilatar a diferença para o segundo melhor (Wayne Rooney).
  8. A Suíça nunca chegou às meias-finais de um Europeu, podendo ser esta a primeira vez, depois de ter ficado pelos oitavos em 2016 e pelos quartos em 2021.
  9. Os três jogadores com mais internacionalizações pela Suíça estão presentes neste Euro: Xhaka, Shaquiri e Rodriguez.
  10. Kane e Embolo são os únicos jogadores presentes no Euro 2024 que já marcaram num encontro entre Inglaterra e Suíça.

JOGADORES A TER EM CONTA

Harry Kane Inglaterra Eslováquia
Fonte: UEFA Euro 2024

Harry Kane – Ainda em busca do primeiro título da sua carreira, há quem acredite que é desta que Kane quebra o enguiço. Este Euro não tem sido dos grandes goleadores, já que nenhum jogador apontou até agora mais que três golos. No entanto, Harry Kane continua a ser um dos melhores pontas de lança do mundo e poderá fazer a diferença num jogo que se prevê complicado.

Os 44 golos apontados não lhe valeram qualquer título na época de estreia pelo Bayern Munique, mas provaram uma vez mais que não é na frente de ataque que estão os maiores problemas das equipas em que se enquadra.

Granit Xhaka
Fonte: UEFA

Granit Xhaka – O capitão dos helvéticos é um dos jogadores mais experientes nesta competição e apresenta-se num momento de forma notável. O médio de 31 anos fez uma época brilhante ao serviço do Bayer Leverkusen e tem espelhado a mesma motivação nas suas prestações neste Euro.

A sua visão de jogo e capacidade de liderança fazem dele um elemento chave do 11 suíço. Dotado de grande robustez física e um bom remate de longa distância, Xhaka é um ativo valioso em todos os momentos do jogo.

XI´s PROVÁVEIS

Inglaterra: Pickford; Walker, Stones, Konsa e Shaw; Mainoo e Rice; Saka, Bellingham e Foden; Kane

Selecionador: Gareth Southgate

«A Suíça tem sido excelente. Têm bons jogadores e uma forma clara de jogar que tem causado problemas às outras equipas. Vamos ter de nos apresentar noutro nível».

Suíça: Sommer; Schär, Akanji e Rodriguez; Aebischer, Freuler, Xhaka e Rieder; Vargas, Embolo e Ndoye

Selecionador: Murat Yakin

«Não sabemos quais são os planos da Inglaterra. Têm muita qualidade. Nós estamos em boa forma, confiantes e já mostrámos que conseguimos lidar com grandes equipas».

PREVISÃO DE RESULTADO: Inglaterra 1-2 Suíça

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica recebe proposta por jogador que integra a pré-época e está às ordens de Bruno Lage

O Benfica continua a querer colocar Casper Tengstedt no mercado de transferências. Genoa fez proposta pelo avançado.

Alvo do Benfica recusa mudar-se para o Zenit após proposta de 30 milhões de euros e dá preferência… à AS Roma

Richard Ríos tem como prioridade mudar-se para a AS Roma. O Benfica também está na corrida pelo médio, que recusou o Zenit.

Francisco Conceição rejeita mudar-se para a Premier League e trava transferência de 30 milhões de euros para o FC Porto

Francisco Conceição decidiu rejeitar a proposta do Everton. Emblema inglês dispôs-se a pagar os 30 milhões de euros da cláusula de rescisão.

Fonte do FC Porto nega acordo com a Juventus para a transferência de Francisco Conceição

Francisco Conceição ainda não está fechado como jogador da Juventus. FC Porto não abdica dos 30 milhões de euros da cláusula de rescisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Fabrizio Romano dá novidades quanto a Thiago Almada e destaca interferência de Diego Simeone para desviar o médio do Benfica

Diego Simeone está a ser um dos principais impulsionadores do interesse do Atlético Madrid em Thiago Almada. Médio mais longe do Benfica.

Nova reviravolta coloca transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal em risco de colapsar

A transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal teve um novo contratempo. Em causa os bónus do acordo com o Sporting.

FC Porto lança-se na corrida por destaque do Ajax de Francesco Farioli na última temporada

O FC Porto já iniciou negociações com o Ajax para a contratação de Kenneth Taylor. Médio foi protagonista da equipa de Francesco Farioli.