Itália x Espanha: Repetição ou vingança da final de 2012?

- Advertisement -
Campeonato da Europa, Meias-Finais: terça-feira, 20h00, 6 de julho de 2021

ANTEVISÃO: QUEM SEGUIRÁ EM FRENTE NESTA BATALHA DE GIGANTES?

Chegar à final do Euro é um sonho que todos ambicionam, mas apenas duas seleções realmente conseguem. Antes disso, vamos às meias-finais: a corda bamba entre a euforia e o fracasso, o topo da montanha e a lamentável “morte na praia”. Quem melhor do que os “velhos amigos” Itália e Espanha para abrir as meias-finais? Emoção e bom futebol é o que não faltará nesta partida.

WEMBLEY RECEBE A PRIMEIRA MEIA-FINAL DO EURO: QUEM LEVARÁ A MELHOR NO JOGO DE ACESSO À GRANDE FINAL? APOSTA JÁ COM A BET.PT!

Recuemos a 2012. A final era precisamente Espanha x Itália – porventura o jogo mais marcante desta rivalidade. Alimentado pelo seu ilustre “tiki-taka”, o monstro “La Roja” venceu os italianos por 4-0. Contudo, já lá vão nove anos e muita coisa mudou. O que aconteceu? A Espanha viu o seu momento de glória chegar ao fim, enquanto que a apagada Itália deu luz a um coletivo imparável que já leva 32 jogos sem perder.

No decorrer do torneio, a formação de Luís Enrique deu claros sinais de contraste: ora marca cinco golos (frente à Eslováquia e Croácia), ora vê-se “à rasca” para ganhar (frente à Suécia, Polónia e Suíça). A inconsistência na finalização pode sair caro e é algo que necessita de estar afinado contra a Itália.

Do outro lado, os transalpinos mostraram ao mundo a sua força esmagadora através de um percurso impecável no Campeonato da Europa (5V, 0E e 0D). Após derrotarem a talentosa Bélgica, somam agora 12 vitórias consecutivas. Entre Itália e Espanha, qual delas conseguirá colocar o primeiro pé na grande final do Euro 2020?

10 DADOS RÁPIDOS

  1. A Espanha é a seleção que regista mais golos no Euro 2020 (12G), enquanto que a Itália divide o segundo lugar com a Dinamarca (11G).
  2. Em campo neutro, a Espanha apenas venceu uma vez à Itália em 12 jogos.
  3. Cinco jogadores atuais estiveram presentes na final do Euro 2012: Jordi Alba e Sergio Busquets (ESP); Salvatore Sirigu, Leonardo Bonucci e Giorgio Chiellini (ITA).
  4. Ambas as seleções se encontrarão de novo nas meias-finais da Liga das Nações (6 de outubro de 2021).
  5. Nos últimos 30 jogos, a seleção espanhola apenas registou uma derrota.
  6. Somente três equipas venceram o Campeonato da Europa a jogar em casa: Espanha (1964), Itália (1968) e França (1984).
  7. A “La Roja” é a seleção que possui mais títulos desta competição (3 – 1964, 2008 e 2012), os mesmos que a República Federal da Alemanha/Alemanha (1972, 1980 e 1996).
  8. No Euro 2016, a Itália foi eliminada nos quartos-de-final pela Alemanha, após derrotar a Espanha nos “oitavos” por 2-0.
  9. De 35 jogos entre as duas formações, a Itália e a Espanha possuem cada uma dez vitórias, restando 15 empates.
  10. O resultado mais frequente dos seus confrontos é 1-1.

JOGADORES A TER EM CONTA

Jorginho (Itália): 0 golos e 0 assistências são números que podem muito bem enganar os mais distraídos. A verdade é que está a fazer um Europeu espetacular. Quem viu, sabe do que falo. É um jogador muito inteligente a nível de posicionamento tático. Está sempre à procura de espaços para compensar. Potencia diversas combinações entre colegas que ajuda a equipa a arquitetar momentos de aceleração determinantes. No fundo, é o patrão do meio campo italiano e pode ser uma peça instrumental para alcançar a tão desejada final.

Pedri (Espanha): Quem diria que é a sua primeira época no mais alto nível. Com apenas 18 anos, é um diamante puro com um futuro brilhante pela frente. Sabias que é o jogador que mais quilómetros (61.5 KM) percorreu no Euro 2020? Impressionante… E a sua jornada ainda não acabou. Esta noite, Pedri poderá agitar as águas e causar verdadeiros estragos aos homens de Mancini. Qualidade para isso não lhe falta.

 

XI´S PROVÁVEIS

Itália: Gianluigi Donnarumma, Emerson, Giorgio Chiellini, Leonardo Bonucci, Giovanni Di Lorenzo, Marco Verratti, Jorginho, Nicolò Barella, Lorenzo Insigne, Ciro Immobile, Federico Chiesa

Treinador: Roberto Mancini:

“Vai ser difícil, mesmo que a Espanha seja diferente da Bélgica. Não vai ser o mesmo tipo de jogo comparado com o anterior, mas vamos, de certeza, enfrentar muitas dificuldades. A Espanha tem sido extraordinária durante muitos anos, mesmo que agora seja uma equipa mais nova. Têm um bom treinador e jogadores muito bons.”

 

Espanha: Unai Simón, Jordi Alba, Pau Torres, Aymeric Laporte, César Azpilicueta, Pedri, Sergio Busquets, Koke, Dani Olmo, Álvaro Morata, Ferran Torres

Treinador: Luís Enrique:

“Estamos muito orgulhosos. Seria ridículo pensar que nós, ou qualquer um dos semifinalistas, nos bastaria agora chegar só até aqui – todos queremos chegar à final e vencer.”

PREVISÃO DO RESULTADO: ITÁLIA 1-1 ESPANHA

Artigo revisto por Joana Mendes

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Enzo Fernández desmente rumores sobre o Real Madrid e brinca com Cucurella: «Disse-me que tinha um bocado de medo…»

O ex-Benfica, Enzo Fernández desmentiu qualquer contacto com o Real Madrid, garantindo que está focado no Chelsea.

Messi ultrapassou Pelé na lista de golos de livre e pode igualar recorde de Juninho

Lionel Messi voltou a fazer história ao ultrapassar Pelé no número de golos de livre direto, ao marcar na vitória do Inter Miami frente ao New York City, na MLS.

Presidente do CD Nacional garante que o lugar de Tiago Margarido está «seguríssimo»

Rui Alves, presidente do CD Nacional, deixou um voto de confiança a Tiago Margarido numa altura em que ocupam o lugar de playoff de descida.

William Gomes abre portas a um regresso ao São Paulo no futuro: «Há muitas coisas que não realizei e ainda tenho muito a conquistar...

William Gomes diz que a sua história no São Paulo «ainda não acabou». Extremo brasileiro abre portas a um regresso no futuro.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto: Francesco Farioli em alta na Imprensa internacional

Francesco Farioli foi alvo de grandes elogios num artigo do The Athletic, sendo descrito como «o cavalheiro treinador italiano que prospeta em Portugal».

William Gomes e a Seleção A do Brasil: «Sabemos da dificuldade, porque tem muitos jogadores de qualidade, mas é um sonho que tenho»

William Gomes falou sobre o São Paulo, o seu objetivo de chegar à seleção principal do Brasil e ainda destacou dois craques.

Paulinho convocado para a Seleção Nacional: Eis os números do avançado nesta época

Paulinho está convocado para os próximos jogos da Seleção Nacional. Fica com os números do avançado até ao momento nesta época.