Campeonato da Europa, Meias-Finais: terça-feira, 20h00, 6 de julho de 2021
ANTEVISÃO: QUEM SEGUIRÁ EM FRENTE NESTA BATALHA DE GIGANTES?
Chegar à final do Euro é um sonho que todos ambicionam, mas apenas duas seleções realmente conseguem. Antes disso, vamos às meias-finais: a corda bamba entre a euforia e o fracasso, o topo da montanha e a lamentável “morte na praia”. Quem melhor do que os “velhos amigos” Itália e Espanha para abrir as meias-finais? Emoção e bom futebol é o que não faltará nesta partida.
Recuemos a 2012. A final era precisamente Espanha x Itália – porventura o jogo mais marcante desta rivalidade. Alimentado pelo seu ilustre “tiki-taka”, o monstro “La Roja” venceu os italianos por 4-0. Contudo, já lá vão nove anos e muita coisa mudou. O que aconteceu? A Espanha viu o seu momento de glória chegar ao fim, enquanto que a apagada Itália deu luz a um coletivo imparável que já leva 32 jogos sem perder.
No decorrer do torneio, a formação de Luís Enrique deu claros sinais de contraste: ora marca cinco golos (frente à Eslováquia e Croácia), ora vê-se “à rasca” para ganhar (frente à Suécia, Polónia e Suíça). A inconsistência na finalização pode sair caro e é algo que necessita de estar afinado contra a Itália.
🇮🇹 Nicolò Barella OR Pedri 🇪🇸: Who’s impressed you most this tournament? 🤩#EURO2020 pic.twitter.com/RczLVrdwmf
— UEFA EURO 2020 (@EURO2020) July 6, 2021
Do outro lado, os transalpinos mostraram ao mundo a sua força esmagadora através de um percurso impecável no Campeonato da Europa (5V, 0E e 0D). Após derrotarem a talentosa Bélgica, somam agora 12 vitórias consecutivas. Entre Itália e Espanha, qual delas conseguirá colocar o primeiro pé na grande final do Euro 2020?
10 DADOS RÁPIDOS
- A Espanha é a seleção que regista mais golos no Euro 2020 (12G), enquanto que a Itália divide o segundo lugar com a Dinamarca (11G).
- Em campo neutro, a Espanha apenas venceu uma vez à Itália em 12 jogos.
- Cinco jogadores atuais estiveram presentes na final do Euro 2012: Jordi Alba e Sergio Busquets (ESP); Salvatore Sirigu, Leonardo Bonucci e Giorgio Chiellini (ITA).
- Ambas as seleções se encontrarão de novo nas meias-finais da Liga das Nações (6 de outubro de 2021).
- Nos últimos 30 jogos, a seleção espanhola apenas registou uma derrota.
- Somente três equipas venceram o Campeonato da Europa a jogar em casa: Espanha (1964), Itália (1968) e França (1984).
- A “La Roja” é a seleção que possui mais títulos desta competição (3 – 1964, 2008 e 2012), os mesmos que a República Federal da Alemanha/Alemanha (1972, 1980 e 1996).
- No Euro 2016, a Itália foi eliminada nos quartos-de-final pela Alemanha, após derrotar a Espanha nos “oitavos” por 2-0.
- De 35 jogos entre as duas formações, a Itália e a Espanha possuem cada uma dez vitórias, restando 15 empates.
- O resultado mais frequente dos seus confrontos é 1-1.
JOGADORES A TER EM CONTA
Jorginho (29 anos) entre todos os jogadores da Itália na @EURO2020:
1º em interceptações (13)
1º em faltas sofridas (13)
1º em duelos ganhos por baixo (27)
1º em passes certos (364)
1º em passes no terço final (94)
1º em acerto no passe (94%)Fazendo um torneio impecável! 👏 pic.twitter.com/cKQNolPfqH
— SofaScore Brazil (@SofaScoreBR) July 3, 2021
Jorginho (Itália): 0 golos e 0 assistências são números que podem muito bem enganar os mais distraídos. A verdade é que está a fazer um Europeu espetacular. Quem viu, sabe do que falo. É um jogador muito inteligente a nível de posicionamento tático. Está sempre à procura de espaços para compensar. Potencia diversas combinações entre colegas que ajuda a equipa a arquitetar momentos de aceleração determinantes. No fundo, é o patrão do meio campo italiano e pode ser uma peça instrumental para alcançar a tão desejada final.
🇪🇸 Pedri at #EURO2020 has been __________ pic.twitter.com/U3mCBadjAN
— UEFA EURO 2020 (@EURO2020) July 4, 2021
Pedri (Espanha): Quem diria que é a sua primeira época no mais alto nível. Com apenas 18 anos, é um diamante puro com um futuro brilhante pela frente. Sabias que é o jogador que mais quilómetros (61.5 KM) percorreu no Euro 2020? Impressionante… E a sua jornada ainda não acabou. Esta noite, Pedri poderá agitar as águas e causar verdadeiros estragos aos homens de Mancini. Qualidade para isso não lhe falta.
XI´S PROVÁVEIS
Itália: Gianluigi Donnarumma, Emerson, Giorgio Chiellini, Leonardo Bonucci, Giovanni Di Lorenzo, Marco Verratti, Jorginho, Nicolò Barella, Lorenzo Insigne, Ciro Immobile, Federico Chiesa
Treinador: Roberto Mancini:
“Vai ser difícil, mesmo que a Espanha seja diferente da Bélgica. Não vai ser o mesmo tipo de jogo comparado com o anterior, mas vamos, de certeza, enfrentar muitas dificuldades. A Espanha tem sido extraordinária durante muitos anos, mesmo que agora seja uma equipa mais nova. Têm um bom treinador e jogadores muito bons.”
Espanha: Unai Simón, Jordi Alba, Pau Torres, Aymeric Laporte, César Azpilicueta, Pedri, Sergio Busquets, Koke, Dani Olmo, Álvaro Morata, Ferran Torres
Treinador: Luís Enrique:
“Estamos muito orgulhosos. Seria ridículo pensar que nós, ou qualquer um dos semifinalistas, nos bastaria agora chegar só até aqui – todos queremos chegar à final e vencer.”
PREVISÃO DO RESULTADO: ITÁLIA 1-1 ESPANHA
Artigo revisto por Joana Mendes