📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Duelo final para decidir o topo do grupo | Suíça x Alemanha

- Advertisement -
Euro 2024, Grupo A: domingo, 23 de junho de 2024, 20h00.

A ANTEVISÃO: SUÍÇA TEM DE GANHAR PARA FICAR NA 1.ª POSIÇÃO, À ALEMANHA BASTA EMPATAR

A cidade de Frankfurt vai receber o duelo decisivo do Grupo A do Euro 2024, entre Suíça e Alemanha para ver quem fica com o primeiro lugar, hoje às 20 horas.

Os suíços arrecadaram quatro pontos fruto de uma vitória na jornada inaugural frente à Hungria por três bolas a uma e do empate a um frente à Escócia, na segunda ronda da fase de grupos, o que deixa a equipa praticamente qualificada para a fase a eliminar. Se ganhar, vence o grupo, se empatar, fica na segunda posição e caso perca, a Suíça garante o 2.º lugar se a Escócia não derrotar a Hungria (se os escoceses ganharem, será a diferença de golos o fator que irá decidir o 2.º classificado, que neste momento favorável aos helvéticos). Se terminar o grupo em terceiro, terá de esperar pela resolução dos restantes grupos, mas, ainda assim, tem boas hipóteses de avançar para os oitavos de final.

Na última edição da prova os helvéticos atingiram a sua melhor marca no que a europeus diz respeito, depois de terem chegado aos quartos de final, tendo sido batidos pela Espanha através da marca de grandes penalidades. Para chegar a essa fase derrotaram a então campeã do mundo França, nos oitavos.

Os comandados de Murat Yakin querem triunfar para chegar ao primeiro lugar do grupo, e para isso contam com Shaqiri, um craque que se transcende nestas grandes competições internacionais e Granit Xhaka que terá muito trabalho pela frente no miolo, para além de Sommer e Akanji que farão de tudo para manter a baliza dos helvéticos a zero.

Já os anfitriões fizeram o pleno até ao momento, derrotaram a Escócia no jogo de abertura da competição por 5-1 e bateram a Hungria por 2-0, em Estugarda, e querem garantir o primeiro lugar do grupo, onde o empate basta, mas se ganharem serão o terceiro país anfitrião a vencer os três jogos da fase de grupos no Campeonato da Europa, depois dos Países Baixos em 2000 e da França em 1984. No Euro 2020, os alemães ficaram pelos oitavos de final, onde foram eliminados pela Inglaterra.

 A Alemanha tem sido uma boa surpresa, mais pela forma como jogam, (são sempre favoritos, ainda para mais a jogar em casa) depois dos jogos de preparação para a competição não terem corrido de feição, encontraram na irreverência, talento e criatividade de Musiala e Wirtz as peças que faltavam num puzzle já por si sempre forte, segurados por Toni Kroos e Ilkay Gundogan, que dão liberdade total aos dois números dez, no esquema tático de Julian Nagelsmann.

O histórico é amplamente favorável aos alemães com 36 vitórias em 53 jogos e apenas nove da Suíça. Quem vencer o grupo irá jogar contra o segundo classificado do Grupo C, em Dortmund, dia 29 de junho pelas 20 horas.

Perspetiva-se um grande jogo, e grandes jogos com muita emoção é o que não tem faltado neste europeu, uma Suíça praticamente qualificada e que não terá nada a perder por isso irá em busca da vitória, e uma Alemanha a querer fazer o pleno nesta fase, mas tendo sempre a noção que um ponto basta para segurar o primeiro posto.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. A Alemanha só conseguiu por uma vez vencer os três jogos da fase de grupos de um europeu, em 2012
  2. Nos 12 últimos jogos realizados em Campeonatos da Europa, a Suíça só perdeu um nos 90 minutos
  3. Defrontam-se pela primeira vez em europeus
  4. O último triunfo da Suíça frente à Alemanha foi em 2012
  5. A última vitória da Alemanha sobre a Suíça foi em 2008
  6. Os dois últimos jogos realizados entre as duas equipas foram para a Liga das Nações e terminaram empatados
  7. Neste Euro 2024, os helvéticos marcaram e sofreram sempre
  8. A Alemanha vem de três vitórias consecutivas
  9. A Suíça não perde há seis jogos
  10. O árbitro é o italiano Daniele Orsato

JOGADORES A TER EM CONTA

Granit Xhaka Suíça
Fonte: Schweizer Fussballnationalteam

Granit Xhaka – Recentemente coroado campeão da Alemanha pelo Bayer Leverkusen, o médio vem de uma época muito positiva e quer neste europeu mostrar a sua melhor cara. No primeiro jogo do Euro 2024, frente à Hungria foi eleito o homem do jogo e será fulcral na estratégia de Murat Yakin para controlar e aguentar a ofensiva alemã, recheada de muita criatividade, nomeadamente o seu companheiro de equipa, Florian Wirtz, que certamente lhe causará muitas dores de cabeça, com constantes movimentos de rotura nas costas da defesa helvética.

Jamal Musiala pode ser um dos destaques da Alemanha no próximo Europeu.
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Jamal Musiala – Um craque da cabeça aos pés, merecedor daquilo que é o peso da camisola dez numa seleção como a Alemanha, com dois golos em dois jogos tem sido o destaque dos anfitriões e feito as delícias dos adeptos da casa. Musiala é muito imprevisível e difícil de travar devido à sua velocidade e à enorme capacidade de drible. É um prazer vê-lo jogar e emanar neste tipo de palcos toda a qualidade que tem. Já tinha feito um grande mundial de 2022, no Catar, que ficou manchado pela eliminação precoce dos alemães na fase de grupos, e por isso parece talhado para grandes competições.

XI´s PROVÁVEIS

Suíça: Sommer, Schar, Akanji, Rodríguez, Widmer, Xhaka, Freuler, Aebischer, Ndoye, Vargas e Embolo

Treinador: Murat Yakin

«Não sofreremos muita pressão, pois não precisamos necessariamente de vencer amanhã. Tentaremos incomodar o nosso adversário, causar-lhe problemas e fazer uma boa partida. Será um jogo interessante, um confronto entre mim e o Julian e as nossas táticas. Queremos dar o nosso melhor».

Alemanha: Neuer, Kimmich, Tah, Rudiger, Mittelstadt, Andrich, Kroos, Musiala, Gundogan, Wirtz e Havertz

Treinador: Julian Nagelsmann

«Normalmente joga-se um jogo de futebol para ganhar e queremos ganhar. Não podemos prever exatamente quem será o adversário na fase a eliminar. Então, o importante é acumular mais ritmo, ter mais confiança em nós mesmos e estarmos prontos para vencermos o próximo».

PREVISÃO DE RESULTADO: Suíça 1-2 Alemanha

Subscreve!

Artigos Populares

Didier Deschamps explica dispensa de Kylian Mbappé da seleção francesa: «Não se deve arriscar com ninguém»

Didier Deschamps esclareceu a dispensa de Kylian Mbappé da seleção francesa devido a uma lesão no tornozelo.

Fernando Tavares deixa críticas para a gestão no Benfica no Futebol Feminino depois de deixar a direção: «O clube regrediu na contratação de atletas...

Fernando Tavares deixou várias crítica para o investimento e gestão do Benfica no Futebol Feminino. O antigo vice-presidente criticou a forma como as águias estão a trabalhar no departamento.

Selecionador da Colômbia sobre Richard Ríos: «Sofreu uma pancada no tornozelo no último jogo do Benfica, mas já está disponível»

Néstor Lorenzo falou sobre a disponibilidade de Richard Ríos para os encontros da Colômbia frente a Nova Zelândia e Austrália.

Barcelona goleia Real Madrid com bis de Ewa Pajor e influência de Kika Nazareth

O Barcelona venceu o Real Madrid por 4-0 na jornada 11 da La Liga. Kika Nazareth fez uma assistência na reta final do jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica domina clássico frente ao FC Porto e reforça liderança na Primeira Liga de Basquetebol

O Benfica derrotou o FC Porto por no Pavilhão da Luz. As águias somaram a quinta vitória em cinco jogos e reforçaram a liderança da Primeira Liga de Basquetebol.

A que Porto leva este Farioli?

Francesco Farioli não tem muito mais para ensinar a este FC Porto. As suas ideias já lá estão, o seu sistema já está montado e funciona

Boa notícia para Ruben Amorim: Manchester United prepara-se para receber ‘reforço’ que esteve lesionado desde fevereiro

Lisandro Martínez treinou com a seleção da Argentina e prepara-se para ser opção no Manchester United de Ruben Amorim após a pausa internacional.