- Advertisement -

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.
Tudo o que permitimos que aconteça no futebol, permitimos na sociedade. Muitos querem separar as duas coisas, mas o futebol é um exemplo barómetro para o que nos rodeia. E, por isso, é importante falar dos valores do futebol e mantê-los vivos, tal como aconteceu neste EURO 2020.

Por muito que se fale em Champions League, campeonatos nacionais ou Taças, os Europeus e Mundiais são as provas que saltam mais depressa à nossa vista quando lemos os livros de história do futebol. Pelé, Maradona, Cruyff, Beckenbauer, entre outros, tornaram-se lendas pelo que fizeram nestas provas. São momentos únicos que me levam para outra dimensão emocional. A forma como festejei os golos da Suíça frente à França ou como vibrei com o Espanha x Croácia são um excelente exemplo. Não vibro só com a nossa seleção e desfruto ao máximo todos os jogos.

Contudo, este Euro 2020 marcou-me bastante dentro e fora de campo. O regresso dos adeptos foi algo significativo e acredito que fez a diferença no estado de espírito dos jogadores. A situação dramática que todos vivemos com Christian Eriksen ficará para sempre na história desta competição. Mas o facto mais relevante deste Euro 2020 foram as lutas sociais contra o racismo e pela igualdade.

Alguns adeptos e jogadores foram um exemplo – como foram os casos da Bélgica e da Inglaterra, que continuam a relembrar-nos de que todas as vidas contam; ou o caso dos muitos alemães que não tiveram medo de mostrar a sua posição frente à equipa que representou a Hungria de Viktor Orbán. O futebol precisa de mais momentos como estes e não podemos ser neutros como a UEFA e o governo português nos querem tornar. A incerteza dos jogadores portugueses frente à Bélgica no momento de ajoelhar fez-me sentir alguma vergonha alheia, porque nestes momentos não há lugar a incertezas: ajoelhas-te como eles, aplaudes e ficas de pé como a Dinamarca fez, ou então recusas-te a participar nesse acto.

Um estádio de futebol tem de continuar a ser um lugar para dar voz a todos os movimentos sociais. Já basta a forma como controlam as vozes dos jogadores nestas lutas; não deixem que os adeptos também sejam calados. O futebol e o desporto serão sempre mais fortes consoante a sociedade em que vivem.

Artigo de opinião de Pedro Afonso,
jornalista ELEVEN

Artigo revisto por Andreia Custódio

 


TIP BET.PT – APOSTA AQUI

INGLATERRA OU ITÁLIA, QUEM VAI VENCER O EURO 2020? O MOMENTO DA VERDADE CHEGOU, POR ISSO APOSTA JÁ NA BET.PT!

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Renato Nhaga apontado a dois gigantes do futebol da Turquia

O Galatasaray e o Trabzonspor estão de olho na contratação de Renato Nhaga. O médio guineense de 18 anos está ao serviço do Casa Pia.

AC Milan pode fechar reforço sonante no fecho do mercado para o ataque

O AC Milan está a tentar contratar Jean-Philippe Mateta. O avançado internacional francês está a pressionar para deixar o Crystal Palace.

Vitória SC regressa às vitórias na Primeira Liga com triunfo frente ao Moreirense

Na abertura da 20.ª jornada da Primeira Liga, um golo de pénalti decidiu o triunfo do Vitória SC frente ao Moreirense por 1-0.

Roberto De Zerbi afasta rumores e garante que fica no Olympique Marselha: «Acho que tenho força para ficar aqui mais cinco ou seis anos»

Roberto De Zerbi garantiu que vai continuar ao serviço do Olympique Marselha. O técnico italiano afastou os rumores que o apontavam à saída da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Prossegue a polémica: Karim Benzema pede novamente para ficar fora do jogo do Al Ittihad de Sérgio Conceição

Karim Benzema vai ficar fora do próximo jogo do Al Ittihad. O avançado internacional francês pediu para não jogar pela segunda vez consecutiva.

Ainda o FC Porto x Rangers: Comunicado oficial sobre incidentes no Dragão

O Rangers emitiu comunicado oficial relativo ao duelo com o FC Porto na Europa League. Dragões venceram o jogo por 3-1.

Yassir Zabiri acerta termos de contrato com o Rennes mas Famalicão pede 17 milhões de euros

O Famalicão estabeleceu o valor de Yassir Zabiri nos 17 milhões de euros, numa altura em que o avançado já acertou termos de contrato com o Rennes.