Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

5.

Fonte: FIFA
Rússia – O país anfitrião joga sempre com uma moral diferente, com uma motivação extra e também com a pressão de não desiludir os seus fãs. A Rússia conseguiu fazer isso tudo e não foi só com os serviços mínimos. A Rússia conseguiu assim o melhor resultado de sempre na competição. Nunca tinha passado uma fase de grupos de um Mundial ou Europeu, estando desde já a escrever história neste Mundial. Como se não bastasse o apuramento para os oitavos de final, ainda conta com vitórias bastante expressivas. Por cinco bolas sem resposta frente à Arábia Saudita e por 3-1 contra o Egipto (que se revelou umas das desilusões). Esta seleção russa está a jogar em casa a todos os níveis, sendo que apenas dois jogadores não jogam na Rússia e isso é um fator importante neste caso. Resta saber se são capazes de surpreender mais ainda.
4.

Fonte: FIFA
Irão – Acabou por não se qualificar para os oitavos de final, é verdade, no entanto o grupo do Irão era dos mais difíceis se não o mais difícil de todos, com duas equipas de topo mundial (Portugal e Espanha). Merecem aqui estar porque, para já estiveram muito próximo do apuramento, tiveram uma vitória frente a Marrocos, mas fora isso deram uma luta impressionante a Espanha e Portugal, chegando até a pensar por momentos que podia mesmo se ter qualificado. O entusiasmo e motivação que aqueles jogadores tinham era nítido, aquela vontade de mostrar e querer vencer era descarada, deixando todo um país a acreditar no apuramento até ao fim. Carlos Queiroz fez um bom trabalho e deixou uma equipa organizada com sangue frio capaz de gerir resultados e aproveitar as oportunidades deixadas pelos adversários. Era a equipa teoricamente mais fraca deste grupo e umas das mais fracas deste mundial, provou muito com estas exibições. Estão de parabéns.
3.

Fonte: FIFA
Croácia – Das poucas seleções a conseguir fazer o pleno na fase de grupos, a Croácia apresenta-se como uma potência do futebol mundial. Não uma das favoritas a ganhar este torneio, mas uma equipa com muita, muita qualidade. Dentro destas vitórias há uma que merece destaque. A poderosa Argentina de Lionel Messi perdeu por três bolas a zero com este país dos Balcãs. Esta supremacia croata na fase de grupos deixou um outro estatuto à seleção, sendo neste momento uma das favoritas à vitória no Mundial. É talvez a seleção a praticar melhor futebol e isso com certeza vai pesar quando for jogar estas eliminatórias.
2.

Fonte: FIFA
Suécia – Admito que não via a Suécia a conseguir o apuramento para os oitavos de final. Não com o México e Alemanha no grupo. Pensava que a Suécia ia estar meio perdida sem Zlatan e que não ia praticar bom futebol. Enganei-me e apesar desta Suécia não ter Ibrahimovic ou Henrik Larsson ou outro nome sonante de outrora, safaram-se muito bem. A verdade é que temos que voltar ao ano de 1958 para ver a melhor qualificação num Mundial por parte desta seleção (2.º lugar). Ultimamente não tem tido boas prestações, sendo que esta qualificação para os oitavos de final é já uma das melhores de sempre. A verdade é que esta seleção está muito coesa, muito organizada e a praticar um futebol interessante. Nomes como Forsberg, Granqvist, Guidetti, Berg ou Toivonen têm sido fundamentais nesta boa prestação dos nórdicos. Conseguiram qualificar-se em primeiro lugar num grupo onde figurava a Alemanha e conseguiram bater o México por três bolas sem resposta. Ainda podem mostrar muito neste campeonato do mundo.
1.

Fonte: FIFA
México – Contava com o apuramento do México, não contava é que estivessem a jogar tanto à bola e dessem um baile daqueles à Alemanha assim de repente. O México tem sido uma surpresa para mim, muito devido à capacidade ofensiva e à boa forma de jogadores como Herrera ou Lozano mas também apresentam uma defesa impetuosa e fortificada muito devido a Ochoa ou Layún, por exemplo. Podem surpreender, o Brasil se for complacente poderá facilmente ficar de fora do Mundial, este é um sério candidato a uma fase mais avançada da competição e uma das seleções que melhor jogou nesta fase de grupos.
Foto de Capa: FIFA
Artigo revisto por: Jorge Neves









