Exibição de luxo para marroquino ver | Diário do Mundial #17

- Advertisement -

Influenciados por tamanha exibição da nossa seleção no Mundial 2022, escrevemos numa tentativa de transmitir o que aconteceu hoje no Lusail Stadium, estádio onde todos queremos estar daqui a uma semana e pouco para disputar um título que tanto ambicionamos.

Para já, sabemos que teremos pela frente a surpreendente seleção marroquina que, com muito mérito, bateu Espanha nas grandes penalidades e garantiu um lugar nos quartos de final, tendo igualado, com este resultado, o histórico percurso de 1986, no México.

 

O JOGO DO DIA

Fica difícil fugir à exibição sensacional da equipa portuguesa que, logo à partida, colocou o foco em si com a mediática decisão de Fernando Santos de relegar para o banco de suplentes o capitão, Cristiano Ronaldo, apostando no jovem Gonçalo Ramos que, pela primeira vez, foi titular.

Embora, nos primeiros minutos, Portugal até tenha tido situações em que a posse foi estéril, a verdade é que acabou por chegar ao golo relativamente cedo na partida com um remate sublime de Gonçalo Ramos que, como sabemos, dava aqui início a uma exibição que guardará, para sempre, na sua memória.

A partir desse momento, se Portugal já estava a ser superior, o domínio intensificou-se ainda mais e, até ao intervalo, na sequência de um lance de bola parada, fez-se história com o golo de Pepe que passou a ser o jogador com mais idade a marcar na fase a eliminar de um Campeonato do Mundo.

No segundo tempo, conjugando a necessidade de a Suíça correr riscos mais acentuados e a nossa seleção estar numa posição muito confortável na partida, proporcionou-se um verdadeiro espetáculo de futebol com assinatura dos craques portugueses, destacando-se Gonçalo Ramos com mais dois golos na sua conta pessoal, um de Raphael Guerreiro e, já perto do fim, um momento de inspiração de Rafael Leão que colocou um expressivo 6-1 no placar.

Sobre a equipa helvética, haverá muito pouco a dizer: para além de um golo a partir de uma bola parada, não haverá muito a acrescentar, tendo sido, inclusivamente, pouco competitiva, o que acaba por ser uma surpresa tendo em conta que, nos últimos anos, sempre foi um conjunto difícil de derrotar.

 

A FIGURA DO DIA

Hoje será, provavelmente, o dia em que será mais fácil adivinhar a nossa escolha, tendo em conta que Gonçalo Ramos fez, sem dúvida, uma das exibições mais influentes no Mundial 2022.

Para além dos três golos, ainda houve tempo para uma assistência, o que nos leva a concluir que teve interferência direta em quatro dos seis golos da seleção das “quinas”, sendo este lado estatístico o espelho daquilo a que nos tem habituado ao longo desta época desportiva: trabalhador, disponível e bastante competente em momentos de finalização.

 

O FORA DE JOGO DO DIA

Não sendo favorita na teoria, todos esperavam uma seleção suíça a colocar mais problemas a Portugal. Apesar da seleção portuguesa ter muito mérito em tudo o que alcançou no jogo, também existe algum demérito da Suíça, que esteve muito abaixo do nível que já apresentou num passado bem recente.

 

A CURIOSIDADE DO DIA

Esta é a sexta presença consecutiva num Mundial e é a oitava na totalidade, se quisermos acrescentar o histórico Inglaterra 66 e o controverso México 86. Porém, é apenas a terceira vez que Portugal chega aos quartos de final, sendo que, nas duas anteriores, foi sempre feliz (em ‘66, vitória por 5-3 frente à Coreia do Norte e, em 2006, nas grandes penalidades, contra os ingleses).

 

RESULTADOS

OITAVOS DE FINAL

Marrocos 0-0 Espanha (3-0 após grandes penalidades)

Portugal 6-1 Suíça

 

Artigo com a opinião de Orlando Esteves, comentador BnR TV.
Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

As lesões de Natal no Sporting

Mais um Natal, mais um cabaz de lesões. Em dezembro de 2024, o Sporting chegou às onze lesões e este ano vamos pelo mesmo caminho: são já nove jogadores indisponíveis.

Morreu Rolland Courbis

Rolland Courbis morreu aos 72 anos. A Ligue 1 confirmou que o antigo jogador e treinador francês partiu na manhã desta segunda-feira.

Liverpool confirma grave lesão de Conor Bradley

Conor Bradley deve falhar o resto da temporada ao serviço do Liverpool. O lateral dos reds saiu lesionado do último encontro dos reds frente ao Arsenal.

Nani comenta fase do Manchester United e confessa: «É preciso um treinador com personalidade e com bons conhecimentos para mudar o jogo»

Nani comentou a fase complicada do Manchester United e sublinhou a necessidade do clube contratar um treinador com personalidade.

PUB

Mais Artigos Populares

Avançado do Manchester United pede desculpas após eliminação da Taça de Inglaterra: «Desiludi todos esta noite»

Shea Lacey pediu desculpa nas redes sociais, depois de ter sido expulso na derrota do Manchester United frente ao Brighton.

Jaime Faria e Henrique Rocha apuram-se para a segunda ronda de qualificação do Open da Austrália

Os portugueses Jaime Faria e Henrique Rocha garantiram o apuramento para a segunda ronda de qualificação para o Open da Austrália.

O comboio de Rúben Amorim no Manchester United

Penso que Ruben Amorim, apesar de todas as críticas e insultos de que foi alvo, pode dizer que sai de Manchester com o estatuto intocável